A atividade vulcânica começou na cratera Halemaʻumaʻu, localizada no cume do Kilauea.
Pela terceira vez no ano, o vulcão Kilauea, um dos mais ativos do mundo, localizado no Havaí, entrou em erupção às 3h15 (no horário de Brasília, 10h15) de domingo (10/9), de acordo com informações do Serviço Geológico dos Estados Unidos (sigla em inglês, USGS).
A atividade vulcânica começou na cratera Halemaʻumaʻu, localizada no cume do Kilauea, que é o vulcão mais jovem e ativo do Havaí, registrando diversas erupções desde 2020. A última erupção ocorreu há três meses atrás, em 7 de junho, e terminou 19 de junho.
Perigos do vulcão
Ainda no domingo, o Serviço Geológico dos Estados Unidos elevou o nível do vulcão Kilauea para “alerta”, no momento, as autoridades locais trabalham para avaliar os perigos dessa erupção.
Os principais perigos são os altos níveis de gás vulcânico expelidos e os fios finos de vidro vulcânico (conhecido como cabelo de Pele). Conforme o USGS, ambas as substâncias podem ser espalhadas pelo vento até as cidades.
“Os residentes e visitantes devem minimizar a exposição a estas partículas vulcânicas, que podem causar irritação na pele e nos olhos”, recomenda.