22 C
Brazil
Wednesday, February 5, 2025
HomeGERALTambaqui de Rondônia é destaque no IFC Amazônia, evento internacional do setor...

Tambaqui de Rondônia é destaque no IFC Amazônia, evento internacional do setor da pesca

Date:

Related stories

Cultura e oportunidade de negócios, festival Duelo na Fronteira movimenta economia regional

Guajará-Mirim e cidades vizinhas registraram um aumento expressivo no...

Inscrições de processo seletivo para atuar no ensino profissionalizante começa nesta segunda-feira, 18

Processo seletivo visa contratação temporária de profissionais para atuar...

Ambientes frescos e confortáveis: dicas para preparar a casa para o verão

Aprenda estratégias práticas para refrescar os ambientes, melhorar a...
spot_imgspot_img

O IFC Amazônia é uma grande iniciativa para reunir e potencializar a união da cadeia produtiva.

Imagem de Capa

Tambaqui de Rondônia é destaque no IFC Amazônia, evento internacional do setor da pesca

Foto: Reprodução

Principal produtor nacional de tambaqui, Rondônia estará em peso no IFC Amazônia. O evento será realizado nos dias 3, 4 e 5 de dezembro de 2023, no Hangar Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, em Belém do Pará. A Associação de Criadores de Peixes do Estado de Rondônia reforça o time de entidades apoiadoras do evento pioneiro na região. O credenciamento é gratuito mediante inscrição no site ifcamazonia.com.br

Festivais em todo o Brasil e a busca de novos mercados estão entre as ações desenvolvidas pela Acripar para promover a cadeia produtiva do tambaqui, peixe nativo brasileiro mais cultivado no país. Rondônia é o terceiro maior produtor de peixes de cultivo do Brasil e o maior em peixes nativos. Anualmente, produz 57 mil toneladas, conforme aponta o anuário Peixe BR 2023.

“O IFC Amazônia é uma grande iniciativa para reunir e potencializar a união da cadeia produtiva e, com isso, alcançarmos o mercado nacional e internacional de igual para igual com outra espécie que já são reproduzidas”, afirma o presidente da Acripar, Edson Sapiras.

“Precisamos nos unir e mostrar para o Brasil e para o mundo a nossa capacidade de produzir com sustentabilidade para atender a demanda dos amazônidas, bem como para fazer chegar na mesa da maioria dos brasileiros um produto com valor acessível e qualidade singular”, pontua o piscicultor.

Para Sapiras, o desafio é garantir uma grande produção num mercado ainda tão jovem. “Que pode se tornar tão grande e forte quanto qualquer outra espécie consumida e comercializada no mercado de peixes”, completa. O líder pontua ainda que o mercado de consumo de peixe está em ascensão e tem um déficit de produção. Acredita que este é o momento da cadeia, das instituições e até mesmo de Rondônia observar a capacidade e potencial acumulado para fazer dessa uma cadeia de sucesso. “Com isso, vamos atender a necessidade do mercado nacional e internacional”, finaliza.

Sobre o IFC Amazônia – O IFC Amazônia é realizado pelo IFC Brasil – International Fish Congress & Fish Expo Brasil, com co-realização da Fundep (Fundação de Apoio ao Ensino, Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação). Tem o apoio do Governo do Estado do Pará; SEDAP (Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuária e da Pesca); MPA (Ministério da Pesca e Aquicultura); ABIPESCA (Associação Brasileira das Indústrias de Pescados); FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura); Peixe BR; Sistema FAEPA/Senar; FEPA (Federação dos Pescadores do Pará); e SINPESCA (Sindicato das Indústrias de Pesca dos Estados do Pará e Amapá).

Redação SGC


Imagem da Galeria

PreviousNext

Participe da Nossa Enquete

Subscribe

- Never miss a story with notifications

- Gain full access to our premium content

- Browse free from up to 5 devices at once

[tds_leads input_placeholder="Your email address" btn_horiz_align="content-horiz-center" pp_msg="SSd2ZSUyMHJlYWQlMjBhbmQlMjBhY2NlcHQlMjB0aGUlMjAlM0NhJTIwaHJlZiUzRCUyMiUyMyUyMiUzRVByaXZhY3klMjBQb2xpY3klM0MlMkZhJTNFLg==" pp_checkbox="yes" tdc_css="eyJhbGwiOnsibWFyZ2luLXRvcCI6IjMwIiwibWFyZ2luLWJvdHRvbSI6IjQwIiwiZGlzcGxheSI6IiJ9LCJwb3J0cmFpdCI6eyJtYXJnaW4tdG9wIjoiMTUiLCJtYXJnaW4tYm90dG9tIjoiMjUiLCJkaXNwbGF5IjoiIn0sInBvcnRyYWl0X21heF93aWR0aCI6MTAxOCwicG9ydHJhaXRfbWluX3dpZHRoIjo3NjgsImxhbmRzY2FwZSI6eyJtYXJnaW4tdG9wIjoiMjAiLCJtYXJnaW4tYm90dG9tIjoiMzAiLCJkaXNwbGF5IjoiIn0sImxhbmRzY2FwZV9tYXhfd2lkdGgiOjExNDAsImxhbmRzY2FwZV9taW5fd2lkdGgiOjEwMTksInBob25lIjp7Im1hcmdpbi10b3AiOiIyMCIsImRpc3BsYXkiOiIifSwicGhvbmVfbWF4X3dpZHRoIjo3Njd9" display="column" gap="eyJhbGwiOiIyMCIsInBvcnRyYWl0IjoiMTAiLCJsYW5kc2NhcGUiOiIxNSJ9" f_msg_font_family="downtown-sans-serif-font_global" f_input_font_family="downtown-sans-serif-font_global" f_btn_font_family="downtown-sans-serif-font_global" f_pp_font_family="downtown-serif-font_global" f_pp_font_size="eyJhbGwiOiIxNSIsInBvcnRyYWl0IjoiMTEifQ==" f_btn_font_weight="700" f_btn_font_size="eyJhbGwiOiIxMyIsInBvcnRyYWl0IjoiMTEifQ==" f_btn_font_transform="uppercase" btn_text="Unlock All" btn_bg="#000000" btn_padd="eyJhbGwiOiIxOCIsImxhbmRzY2FwZSI6IjE0IiwicG9ydHJhaXQiOiIxNCJ9" input_padd="eyJhbGwiOiIxNSIsImxhbmRzY2FwZSI6IjEyIiwicG9ydHJhaXQiOiIxMCJ9" pp_check_color_a="#000000" f_pp_font_weight="600" pp_check_square="#000000" msg_composer="" pp_check_color="rgba(0,0,0,0.56)" msg_succ_radius="0" msg_err_radius="0" input_border="1" f_unsub_font_family="downtown-sans-serif-font_global" f_msg_font_size="eyJhbGwiOiIxMyIsInBvcnRyYWl0IjoiMTIifQ==" f_input_font_size="eyJhbGwiOiIxNCIsInBvcnRyYWl0IjoiMTIifQ==" f_input_font_weight="500" f_msg_font_weight="500" f_unsub_font_weight="500"]

Latest stories

spot_img

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here