O evento foi realizado pelo Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Amazonas
Porto Velho, RO – Com objetivo de tratar e discutir melhorias do sistema de saúde da região, foi realizado pelo Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Amazonas (Cosems/AM) o 1º Congresso Intermunicipal e Interestadual de saúde, que contou com a presença dos gestores da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau). O evento aconteceu no município de Humaitá (AM), na sexta-feira (24) e sábado (25). Participaram do Congresso representantes da saúde dos estados de Rondônia, Acre, Amazonas e municípios da região, além do Ministério da Saúde (MS).
Evento foi realizado no município de Humaitá (AM)
Foram abordados os temas: A importância da governança e da gestão tripartite no fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS); Perspectivas da descentralização e fortalecimento das ações nas Regiões de Saúde no Amazonas; Desafios das Pactuações Interestaduais; Debates sobre regionalização, seu contexto e desafios para a implantação e as normativas para criação das regiões interestaduais na lógica do Plano Regional Integrado (PRI); Desafios do Sistema de Informação no registro de dados e análise das coberturas vacinais, entre outros.
O governador Marcos Rocha enfatiza que, “a regionalização não é apenas um conceito administrativo, é uma abordagem estratégica fundamental para fortalecer nosso sistema de saúde e melhorar a qualidade de vida da população”, pontuou.
O secretário de Estado da Saúde, Jefferson Rocha destacou que, “pensar em regionalização para atender os povos da Amazônia é garantir direitos constitucionais, melhorar a governança e integrar os excluídos que dependem 100% do Sistema Único de Saúde”, salientou.