GAECO busca juntar outras provas, além de identificar possíveis coautores.
Criadores de perfil falso do MP-RO são alvos de operação do GAECO
O GAECO (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) do MP-RO (Ministério Público de Rondônia) deflagrou, na manhã desta quinta-feira (28/12), a “Operação Engodo”, em Buritis (RO). Ação ocorre após pessoas criarem um perfil falso da instituição.
O Ministério Público informou que foram cumpridos mandados de busca e apreensão, mas não divulgou quantos mandados foram cumpridos. Além disso, a 2ª Vara Criminal de Buritis decretou medidas cautelares de afastamento dos sigilos telemático e telefônico dos investigados.
O objetivo da operação é coletar outros elementos de prova, além de identificar possíveis coautores. Conforme investigação, os investigados criaram perfil falso da Promotoria de Justiça de Buritis em uma rede social e começaram a publicar imagens divulgadas pelo canal oficial de comunicação do MP-RO.
Para o MP, a criação de perfis falsos em redes sociais é geralmente usada para aplicação de vários tipos de golpes. Neste caso em específico, não houve vítimas, pois a instituição identificou a página e a desativou.
“O nome da operação é uma referência direta à enganação e ilusão criada pelos criadores de perfis falsos em redes sociais para enganar, ludibriar e manipular pessoas, levando-as a acreditar em algo falso ou agir de acordo com interesses ocultos”, informou.