Período que antecede a Páscoa, é visto como um tempo de jejum, reflexões, orações e caridade.
Campanha da Fraternidade marca o início da quaresma na Capital
Foto: Divulgação PMPV
A quaresma é um momento muito importante para os católicos e foi marcado pelo lançamento da Campanha da Fraternidade 2024, que aconteceu na manhã desta quarta-feira de cinzas, no auditório da Cúria da Arquidiocesana de Porto Velho.
Neste ano, o tema é “Fraternidade e Amizade Social” e o lema “Vós Sois Todos Irmãos e Irmãs”.
Comemorando seus 60 anos, a Campanha da Fraternidade é um movimento que tem por objetivo despertar o espírito cristão dos fiéis, educar para a fraternidade e renovar a consciência da responsabilidade pelas ações da igreja.
Para os religiosos, o período de 40 dias que antecede a Páscoa, é visto como um tempo de recolhimento, jejum, reflexões, orações e caridade. Neste momento, a carne é retirada do cardápio, especialmente na quarta-feira de cinzas e sextas-feiras que antecedem a Semana Santa.
Nesta Quarta-feira de Cinzas, a Catedral de Porto Velho estará recebendo os seus fiéis às 19 horas para a Missa que marca o início da Quaresma.
Instituída há muito tempo pela Igreja, a Quarta-feira de Cinzas é o primeiro dia da Quaresma. Durante a missa, realizada neste dia, as chamadas cinzas bentas são colocadas sobre as cabeças dos fiéis, como um lembrete de que somos pó e ao pó da terra voltaremos. A intenção desse sacramental é conduzir ao arrependimento dos pecados.
Segundo a tradição católica, as cinzas utilizadas nessa missa são obtidas a partir da queima das folhas do domingo de Ramos, celebrado no ano precedente. Acrescentam a elas agua benta e incenso.