25.7 C
Brasil
terça-feira, agosto 26, 2025
HomeCAPITALMonitoramento do Rio Madeira em Porto Velho; Rio atinge 16,6 metros e...

Monitoramento do Rio Madeira em Porto Velho; Rio atinge 16,6 metros e preocupa autoridades

Date:

Related stories

Brasil amenizará efeitos do tarifaço com novos mercados, diz ministro

Costa Filho critica mistura de agenda política e econômica...

Ações do governo de Rondônia garantem apoio aos extrativistas da Reserva Extrativista Rio Pacaás Novos

A ação disponibilizou 90 cestas básicas para as famílias Buscando...

Sebrae-RO promove benchmarking de turismo sustentável para Flutuante Rio Verde

Empreendedores da Resex Lago do Cuniã conhecem de perto...

Método Canguru no Hospital de Base: A força do colo, do carinho e do vínculo familiar

Método Canguru promove a aproximação entre família e bebê...
spot_imgspot_img

Segundo o Serviço Geológico do Brasil (SGB), no dia 04 de abril, o nível do rio atingiu 16 metros e 70 centímetros conforme a estação de Porto Velho.

Após enfrentar a pior seca desde 1967 no ano passado, o Rio Madeira volta a passar por um processo de cheia. Segundo o Serviço Geológico do Brasil (SGB), no dia 04 de abril, o nível do rio atingiu 16 metros e 70 centímetros conforme a estação de Porto Velho, aproximando-se da cota de inundação, estabelecida em 17 metros para a capital de Rondônia.

A cheia é resultado direto das precipitações intensas que voltaram a atingir a região de forma mais concentrada desde janeiro, devolvendo ao rio um comportamento mais próximo dos padrões normais. O acumulado registrado em 2025, especialmente as anomalias de chuvas observadas na primeira quinzena de março, foi determinante para que o nível do Madeira ultrapassasse a cota de alerta em Porto Velho (RO), fixada em 15 metros.

“Apesar da tendência de subida persistente, o ritmo deve desacelerar nos próximos dias. A previsão indica uma redução na intensidade das chuvas, que agora ocorrem de forma mais espaçada e intercalada. A expectativa é de que o rio comece a estabilizar e entre em processo de vazante ao longo das próximas semanas”, informa o pesquisador em geologia do SGB, Marcus Suassuna.

Diante do cenário, o SGB intensificou o monitoramento hidrológico na bacia do Madeira. Boletins de alerta passaram a ser emitidos três vezes por semana — às segundas, quartas e sextas-feiras — enquanto durar o estado de atenção. A medida busca manter a população e os órgãos públicos atualizados quanto aos riscos e impactos associados à cheia.

Impacto em rodovia

Entre os principais afetados está o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), que enfrenta desafios logísticos em virtude da elevação do nível do rio. A BR-425, importante via de escoamento da produção regional e importante acesso ao interior do Estado, sofreu interrupções e exigiu a implementação de desvios em trechos de estradas estaduais.

A previsão do SGB é que o atual quadro se prolongue por mais alguns dias, sem perspectiva imediata de rápida descida do nível do rio. A emissão de boletins em ritmo intensificado será mantida até que o rio retorne a níveis abaixo da cota de alerta de 15 metros em Porto Velho. Após esse período, o monitoramento retornará à frequência habitual, com atualizações semanais como parte do acompanhamento contínuo do regime de cheias e vazantes do Rio Madeira.

Subscribe

- Never miss a story with notifications

- Gain full access to our premium content

- Browse free from up to 5 devices at once

[tds_leads input_placeholder="Your email address" btn_horiz_align="content-horiz-center" pp_msg="SSd2ZSUyMHJlYWQlMjBhbmQlMjBhY2NlcHQlMjB0aGUlMjAlM0NhJTIwaHJlZiUzRCUyMiUyMyUyMiUzRVByaXZhY3klMjBQb2xpY3klM0MlMkZhJTNFLg==" pp_checkbox="yes" tdc_css="eyJhbGwiOnsibWFyZ2luLXRvcCI6IjMwIiwibWFyZ2luLWJvdHRvbSI6IjQwIiwiZGlzcGxheSI6IiJ9LCJwb3J0cmFpdCI6eyJtYXJnaW4tdG9wIjoiMTUiLCJtYXJnaW4tYm90dG9tIjoiMjUiLCJkaXNwbGF5IjoiIn0sInBvcnRyYWl0X21heF93aWR0aCI6MTAxOCwicG9ydHJhaXRfbWluX3dpZHRoIjo3NjgsImxhbmRzY2FwZSI6eyJtYXJnaW4tdG9wIjoiMjAiLCJtYXJnaW4tYm90dG9tIjoiMzAiLCJkaXNwbGF5IjoiIn0sImxhbmRzY2FwZV9tYXhfd2lkdGgiOjExNDAsImxhbmRzY2FwZV9taW5fd2lkdGgiOjEwMTksInBob25lIjp7Im1hcmdpbi10b3AiOiIyMCIsImRpc3BsYXkiOiIifSwicGhvbmVfbWF4X3dpZHRoIjo3Njd9" display="column" gap="eyJhbGwiOiIyMCIsInBvcnRyYWl0IjoiMTAiLCJsYW5kc2NhcGUiOiIxNSJ9" f_msg_font_family="downtown-sans-serif-font_global" f_input_font_family="downtown-sans-serif-font_global" f_btn_font_family="downtown-sans-serif-font_global" f_pp_font_family="downtown-serif-font_global" f_pp_font_size="eyJhbGwiOiIxNSIsInBvcnRyYWl0IjoiMTEifQ==" f_btn_font_weight="700" f_btn_font_size="eyJhbGwiOiIxMyIsInBvcnRyYWl0IjoiMTEifQ==" f_btn_font_transform="uppercase" btn_text="Unlock All" btn_bg="#000000" btn_padd="eyJhbGwiOiIxOCIsImxhbmRzY2FwZSI6IjE0IiwicG9ydHJhaXQiOiIxNCJ9" input_padd="eyJhbGwiOiIxNSIsImxhbmRzY2FwZSI6IjEyIiwicG9ydHJhaXQiOiIxMCJ9" pp_check_color_a="#000000" f_pp_font_weight="600" pp_check_square="#000000" msg_composer="" pp_check_color="rgba(0,0,0,0.56)" msg_succ_radius="0" msg_err_radius="0" input_border="1" f_unsub_font_family="downtown-sans-serif-font_global" f_msg_font_size="eyJhbGwiOiIxMyIsInBvcnRyYWl0IjoiMTIifQ==" f_input_font_size="eyJhbGwiOiIxNCIsInBvcnRyYWl0IjoiMTIifQ==" f_input_font_weight="500" f_msg_font_weight="500" f_unsub_font_weight="500"]

Latest stories

spot_img

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here