23.1 C
Brasil
sexta-feira, abril 18, 2025
HomeGERALProfissionais da saúde protestam contra terceirização no Hospital João Paulo II, AMI...

Profissionais da saúde protestam contra terceirização no Hospital João Paulo II, AMI e Hospital de Retaguarda

Date:

Related stories

Receita Federal estima aumento de 3 milhões de declarações no IR 2025

Volume maior de contribuintes eleva riscos de erro, malha...

Terminam nesta quinta-feira inscrições para programa Meu Sonho que vai facilitar compra da casa própria

Imóveis serão disponibilizados por uma instituição financeira para serem...

Semagric inicia cadastramento de agricultores para pagamento por serviços ambientais

Iniciativa busca reconhecer e incentivar a conservação das florestas...
spot_imgspot_img

O ato, que reuniu servidores efetivos e celetistas, teve como objetivo alertar a população sobre os riscos que a medida pode trazer à qualidade do atendimento e às condições de trabalho dos profissionais da saúde pública.

Na manhã desta terça-feira, 15 de abril de 2025, trabalhadores da saúde de diversas categorias se reuniram em frente ao Pronto-Socorro João Paulo II, em Porto Velho, para protestar contra o processo de terceirização dos serviços de saúde em curso no estado de Rondônia. A mobilização também denuncia a possibilidade de terceirização nas unidades da AMI e do Hospital de Retaguarda.

O ato, que reuniu servidores efetivos e celetistas, teve como objetivo alertar a população sobre os riscos que a medida pode trazer à qualidade do atendimento e às condições de trabalho dos profissionais da saúde pública.

Segundo o presidente do Sindicato Médico de Rondônia (SIMERO), Dr. Luis Eduardo Maiorquin, a proposta do governo estadual representa um erro grave e pode comprometer o funcionamento das unidades de urgência e emergência. “Estamos aqui para esclarecer à população que esse processo é ruim. Trata-se de uma terceirização integral das unidades, o que não é o que a população merece. O problema do João Paulo não está no servidor público, está na estrutura física defasada e na falta de capacidade instalada para o volume de atendimentos que recebemos diariamente”, afirmou.

O presidente do Conselho Regional de Enfermagem de Rondônia (Coren-RO), Josué da Silva Sicsú, também criticou a medida e destacou que os trabalhadores já enfrentam há anos condições precárias. “Estamos aqui contra essa privatização imposta pelo governo. O João Paulo II funciona há décadas com a mesma estrutura. Muitos servidores dedicaram toda a vida a este hospital, sem nunca verem melhorias. Precisamos de valorização e condições dignas para trabalhar”, declarou.

A enfermeira Mara Bastos, que atua há mais de 20 anos no João Paulo II, reforçou a insatisfação da categoria e lembrou que experiências em outros estados demonstram que a terceirização da saúde pública frequentemente resulta na precarização dos serviços. “É cientificamente comprovado que isso não dá certo. Já fomos considerados o pior Pronto-Socorro do Brasil. Isso nunca foi culpa dos profissionais, e sim da estrutura ultrapassada. O que precisamos é de investimento, não de terceirização.”

A manifestação seguiu de forma pacífica e contou com o apoio de diversas entidades representativas da saúde. Os profissionais pedem que o governo do Estado reveja sua decisão e abra diálogo com as categorias para buscar soluções efetivas que não comprometam a saúde pública de Rondônia.

Subscribe

- Never miss a story with notifications

- Gain full access to our premium content

- Browse free from up to 5 devices at once

[tds_leads input_placeholder="Your email address" btn_horiz_align="content-horiz-center" pp_msg="SSd2ZSUyMHJlYWQlMjBhbmQlMjBhY2NlcHQlMjB0aGUlMjAlM0NhJTIwaHJlZiUzRCUyMiUyMyUyMiUzRVByaXZhY3klMjBQb2xpY3klM0MlMkZhJTNFLg==" pp_checkbox="yes" tdc_css="eyJhbGwiOnsibWFyZ2luLXRvcCI6IjMwIiwibWFyZ2luLWJvdHRvbSI6IjQwIiwiZGlzcGxheSI6IiJ9LCJwb3J0cmFpdCI6eyJtYXJnaW4tdG9wIjoiMTUiLCJtYXJnaW4tYm90dG9tIjoiMjUiLCJkaXNwbGF5IjoiIn0sInBvcnRyYWl0X21heF93aWR0aCI6MTAxOCwicG9ydHJhaXRfbWluX3dpZHRoIjo3NjgsImxhbmRzY2FwZSI6eyJtYXJnaW4tdG9wIjoiMjAiLCJtYXJnaW4tYm90dG9tIjoiMzAiLCJkaXNwbGF5IjoiIn0sImxhbmRzY2FwZV9tYXhfd2lkdGgiOjExNDAsImxhbmRzY2FwZV9taW5fd2lkdGgiOjEwMTksInBob25lIjp7Im1hcmdpbi10b3AiOiIyMCIsImRpc3BsYXkiOiIifSwicGhvbmVfbWF4X3dpZHRoIjo3Njd9" display="column" gap="eyJhbGwiOiIyMCIsInBvcnRyYWl0IjoiMTAiLCJsYW5kc2NhcGUiOiIxNSJ9" f_msg_font_family="downtown-sans-serif-font_global" f_input_font_family="downtown-sans-serif-font_global" f_btn_font_family="downtown-sans-serif-font_global" f_pp_font_family="downtown-serif-font_global" f_pp_font_size="eyJhbGwiOiIxNSIsInBvcnRyYWl0IjoiMTEifQ==" f_btn_font_weight="700" f_btn_font_size="eyJhbGwiOiIxMyIsInBvcnRyYWl0IjoiMTEifQ==" f_btn_font_transform="uppercase" btn_text="Unlock All" btn_bg="#000000" btn_padd="eyJhbGwiOiIxOCIsImxhbmRzY2FwZSI6IjE0IiwicG9ydHJhaXQiOiIxNCJ9" input_padd="eyJhbGwiOiIxNSIsImxhbmRzY2FwZSI6IjEyIiwicG9ydHJhaXQiOiIxMCJ9" pp_check_color_a="#000000" f_pp_font_weight="600" pp_check_square="#000000" msg_composer="" pp_check_color="rgba(0,0,0,0.56)" msg_succ_radius="0" msg_err_radius="0" input_border="1" f_unsub_font_family="downtown-sans-serif-font_global" f_msg_font_size="eyJhbGwiOiIxMyIsInBvcnRyYWl0IjoiMTIifQ==" f_input_font_size="eyJhbGwiOiIxNCIsInBvcnRyYWl0IjoiMTIifQ==" f_input_font_weight="500" f_msg_font_weight="500" f_unsub_font_weight="500"]

Latest stories

spot_img

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here