20.8 C
Brasil
sábado, agosto 30, 2025
HomeBRASILGoverno de Rondônia realiza levantamento social e ambiental na Reserva Jaci Paraná,...

Governo de Rondônia realiza levantamento social e ambiental na Reserva Jaci Paraná, em Buritis

Date:

Related stories

Responsabilidade Ambiental: Um Compromisso Estratégico com o Futuro e com o Valor Empresarial

Responsabilidade ambiental refere-se ao compromisso das empresas com a...

Governo realiza inauguração da unidade do Tudo Aqui instalada no Cacoal Shopping

Com equipe de até 25 profissionais, a unidade reúne...

População brasileira chega a 213,4 milhões em julho de 2025

Instituto aponta crescimento de 0,39% em um ano. A população...

Programa Porteira Adentro garante apoio a produtores rurais de Porto Velho

Produtores vão receber serviços de máquinas e implementos diretamente...
spot_imgspot_img

Ação da Sepat busca mapear condições das famílias residentes para garantir decisões justas e sustentáveis em áreas protegidas da Resex Jaci Paraná.

O governo de Rondônia está atuando na Reserva Extrativista Jaci Paraná, em Buritis, com um levantamento socioeconômico e ambiental que visa mapear a realidade das famílias residentes e orientar futuras decisões judiciais sobre ocupação em áreas protegidas. A ação, iniciada em 6 de julho e conduzida pela Secretaria de Estado de Patrimônio e Regularização Fundiária (Sepat), atende ao Ofício nº 9775/2025, com diretrizes fundamentadas no Supremo Tribunal Federal (ADPF 828/DF). O trabalho segue até 21 de julho.

Servidores da Sepat percorrem as propriedades da unidade de conservação coletando informações sobre condições de moradia, acesso a serviços básicos e vínculo das famílias com a terra. O foco do levantamento é identificar situações de vulnerabilidade social, como presença de idosos, crianças, gestantes, pessoas com deficiência ou doentes, além de avaliar o grau de dependência das famílias em relação à terra onde vivem.

Segundo o governador Marcos Rocha, a iniciativa reafirma o compromisso do estado com o desenvolvimento sustentável: “Nosso dever é agir com responsabilidade, respeitando a dignidade das pessoas e o meio ambiente. Essa atuação técnica e social da Sepat permitirá decisões justas, baseadas em dados concretos e sensibilidade humana.”

Governo de Rondônia realiza levantamento social e ambiental na Reserva Jaci Paraná, em Buritis - News Rondônia
Viuva a produtora Meire Romoaldo de 58 anos cuida sozinha da propriedade de onde tira o sustento desde 2002 | Foto – Eleni Caetano

Diagnóstico técnico e humano

O secretário da Sepat, David Inácio, ressaltou que o levantamento vai além do aspecto técnico. “Cada história importa. Estamos olhando para quem vive nessas áreas há décadas. O estado precisa tomar decisões equilibradas, conciliando justiça social e preservação ambiental.”

Um exemplo é a produtora Meire Romoaldo, de 58 anos, viúva e residente na reserva desde 2002. Ela mantém uma propriedade de 70 hectares onde cria gado de corte e cultiva arroz, feijão, mandioca, abacaxi e coco. Mesmo dependente da terra para seu sustento, Meire preserva rigorosamente as matas ciliares e nascentes da área, demonstrando consciência ambiental.

Compromisso com soluções equilibradas

O levantamento na Resex Jaci Paraná reforça a postura do governo estadual em priorizar políticas públicas que respeitem os direitos fundamentais dos moradores e a preservação ambiental. A coleta de dados visa subsidiar o controle externo em decisões judiciais futuras, garantindo que qualquer medida de desocupação, se necessária, seja pautada pela responsabilidade social e ambiental.

“É um trabalho técnico, mas também é humano”, reforçou o secretário David Inácio.

Subscribe

- Never miss a story with notifications

- Gain full access to our premium content

- Browse free from up to 5 devices at once

[tds_leads input_placeholder="Your email address" btn_horiz_align="content-horiz-center" pp_msg="SSd2ZSUyMHJlYWQlMjBhbmQlMjBhY2NlcHQlMjB0aGUlMjAlM0NhJTIwaHJlZiUzRCUyMiUyMyUyMiUzRVByaXZhY3klMjBQb2xpY3klM0MlMkZhJTNFLg==" pp_checkbox="yes" tdc_css="eyJhbGwiOnsibWFyZ2luLXRvcCI6IjMwIiwibWFyZ2luLWJvdHRvbSI6IjQwIiwiZGlzcGxheSI6IiJ9LCJwb3J0cmFpdCI6eyJtYXJnaW4tdG9wIjoiMTUiLCJtYXJnaW4tYm90dG9tIjoiMjUiLCJkaXNwbGF5IjoiIn0sInBvcnRyYWl0X21heF93aWR0aCI6MTAxOCwicG9ydHJhaXRfbWluX3dpZHRoIjo3NjgsImxhbmRzY2FwZSI6eyJtYXJnaW4tdG9wIjoiMjAiLCJtYXJnaW4tYm90dG9tIjoiMzAiLCJkaXNwbGF5IjoiIn0sImxhbmRzY2FwZV9tYXhfd2lkdGgiOjExNDAsImxhbmRzY2FwZV9taW5fd2lkdGgiOjEwMTksInBob25lIjp7Im1hcmdpbi10b3AiOiIyMCIsImRpc3BsYXkiOiIifSwicGhvbmVfbWF4X3dpZHRoIjo3Njd9" display="column" gap="eyJhbGwiOiIyMCIsInBvcnRyYWl0IjoiMTAiLCJsYW5kc2NhcGUiOiIxNSJ9" f_msg_font_family="downtown-sans-serif-font_global" f_input_font_family="downtown-sans-serif-font_global" f_btn_font_family="downtown-sans-serif-font_global" f_pp_font_family="downtown-serif-font_global" f_pp_font_size="eyJhbGwiOiIxNSIsInBvcnRyYWl0IjoiMTEifQ==" f_btn_font_weight="700" f_btn_font_size="eyJhbGwiOiIxMyIsInBvcnRyYWl0IjoiMTEifQ==" f_btn_font_transform="uppercase" btn_text="Unlock All" btn_bg="#000000" btn_padd="eyJhbGwiOiIxOCIsImxhbmRzY2FwZSI6IjE0IiwicG9ydHJhaXQiOiIxNCJ9" input_padd="eyJhbGwiOiIxNSIsImxhbmRzY2FwZSI6IjEyIiwicG9ydHJhaXQiOiIxMCJ9" pp_check_color_a="#000000" f_pp_font_weight="600" pp_check_square="#000000" msg_composer="" pp_check_color="rgba(0,0,0,0.56)" msg_succ_radius="0" msg_err_radius="0" input_border="1" f_unsub_font_family="downtown-sans-serif-font_global" f_msg_font_size="eyJhbGwiOiIxMyIsInBvcnRyYWl0IjoiMTIifQ==" f_input_font_size="eyJhbGwiOiIxNCIsInBvcnRyYWl0IjoiMTIifQ==" f_input_font_weight="500" f_msg_font_weight="500" f_unsub_font_weight="500"]

Latest stories

spot_img

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here