36.8 C
Brasil
quinta-feira, agosto 28, 2025
HomeGERALTecnologia laboratorial avançada do Lacen garante maior precisão no acompanhamento clínico de...

Tecnologia laboratorial avançada do Lacen garante maior precisão no acompanhamento clínico de doenças

Date:

Related stories

Responsabilidade Ambiental: Um Compromisso Estratégico com o Futuro e com o Valor Empresarial

Responsabilidade ambiental refere-se ao compromisso das empresas com a...

Governo realiza inauguração da unidade do Tudo Aqui instalada no Cacoal Shopping

Com equipe de até 25 profissionais, a unidade reúne...

População brasileira chega a 213,4 milhões em julho de 2025

Instituto aponta crescimento de 0,39% em um ano. A população...

Programa Porteira Adentro garante apoio a produtores rurais de Porto Velho

Produtores vão receber serviços de máquinas e implementos diretamente...
spot_imgspot_img

Lacen utiliza tecnologia de ponta para monitorar pacientes com HIV e reforça combate à transmissão em Rondônia.

Com uso de tecnologia laboratorial avançada, o Laboratório Central de Saúde Pública de Rondônia (Lacen) tem garantido maior precisão no acompanhamento clínico de pacientes com HIV, fortalecendo a resposta do estado no enfrentamento à doença. A unidade utiliza equipamentos modernos para análise das células CD4 e CD8, fundamentais para avaliar a resposta imunológica dos pacientes ao tratamento.

A coleta das amostras é feita no Serviço de Atendimento Especializado (SAE) e, em seguida, encaminhada ao Lacen, que realiza o processamento com equipamentos de última geração, como o Cobas 5800 e o FACSLyric — este último, um citômetro de fluxo de alta sensibilidade. Os resultados orientam os médicos na tomada de decisões clínicas, permitindo ajustes mais eficazes nos medicamentos antirretrovirais.

Capacitação e protocolos rigorosos

Os profissionais do Lacen recebem capacitação periódica e seguem protocolos técnicos definidos pelo Ministério da Saúde, que também fornece os insumos e equipamentos, em parceria com o Governo de Rondônia. A atuação técnica é considerada um pilar da vigilância em HIV/Aids no estado.

A diretora-geral do Lacen, Ciciléia Correia, explica que a precisão dos exames é essencial para salvar vidas. “Monitoramos a eficácia do tratamento, o que contribui para o controle da transmissão e promoção da saúde coletiva”, destacou.

Referência em diagnóstico e ciência

O governador Marcos Rocha reforça que os investimentos em tecnologia e estrutura laboratorial são prioridade para o estado. “Isso garante apoio técnico às redes municipal e estadual de saúde, fortalecendo a saúde pública e a ciência em Rondônia”, declarou.

Já o secretário de Estado da Saúde, Jefferson Rocha, afirma que o Lacen é uma referência nacional. “Contar com uma estrutura moderna como essa significa oferecer tratamento adequado, no tempo certo, com impacto direto na qualidade de vida e na quebra da cadeia de transmissão do HIV.”

Testes realizados pelo Lacen

A atuação integrada do Lacen com a rede de saúde estadual contribui diretamente para o controle da epidemia. Entre os principais exames oferecidos estão:

  • Triagem sorológica, que detecta anticorpos contra o HIV;
  • Testes confirmatórios, como o Western Blot, técnica exclusiva do Lacen em Rondônia;
  • Monitoramento da carga viral, para medir a quantidade de vírus no sangue;
  • Contagem de células CD4 e CD8, que avalia o estado do sistema imunológico;
  • Detecção de mutações genéticas, que identifica resistência do vírus aos medicamentos e orienta terapias personalizadas.

O Governo de Rondônia reforça que o trabalho do Lacen é estratégico não apenas para o diagnóstico preciso, mas para a construção de políticas públicas de saúde mais eficientes e humanas, promovendo maior qualidade de vida para a população.

Subscribe

- Never miss a story with notifications

- Gain full access to our premium content

- Browse free from up to 5 devices at once

[tds_leads input_placeholder="Your email address" btn_horiz_align="content-horiz-center" pp_msg="SSd2ZSUyMHJlYWQlMjBhbmQlMjBhY2NlcHQlMjB0aGUlMjAlM0NhJTIwaHJlZiUzRCUyMiUyMyUyMiUzRVByaXZhY3klMjBQb2xpY3klM0MlMkZhJTNFLg==" pp_checkbox="yes" tdc_css="eyJhbGwiOnsibWFyZ2luLXRvcCI6IjMwIiwibWFyZ2luLWJvdHRvbSI6IjQwIiwiZGlzcGxheSI6IiJ9LCJwb3J0cmFpdCI6eyJtYXJnaW4tdG9wIjoiMTUiLCJtYXJnaW4tYm90dG9tIjoiMjUiLCJkaXNwbGF5IjoiIn0sInBvcnRyYWl0X21heF93aWR0aCI6MTAxOCwicG9ydHJhaXRfbWluX3dpZHRoIjo3NjgsImxhbmRzY2FwZSI6eyJtYXJnaW4tdG9wIjoiMjAiLCJtYXJnaW4tYm90dG9tIjoiMzAiLCJkaXNwbGF5IjoiIn0sImxhbmRzY2FwZV9tYXhfd2lkdGgiOjExNDAsImxhbmRzY2FwZV9taW5fd2lkdGgiOjEwMTksInBob25lIjp7Im1hcmdpbi10b3AiOiIyMCIsImRpc3BsYXkiOiIifSwicGhvbmVfbWF4X3dpZHRoIjo3Njd9" display="column" gap="eyJhbGwiOiIyMCIsInBvcnRyYWl0IjoiMTAiLCJsYW5kc2NhcGUiOiIxNSJ9" f_msg_font_family="downtown-sans-serif-font_global" f_input_font_family="downtown-sans-serif-font_global" f_btn_font_family="downtown-sans-serif-font_global" f_pp_font_family="downtown-serif-font_global" f_pp_font_size="eyJhbGwiOiIxNSIsInBvcnRyYWl0IjoiMTEifQ==" f_btn_font_weight="700" f_btn_font_size="eyJhbGwiOiIxMyIsInBvcnRyYWl0IjoiMTEifQ==" f_btn_font_transform="uppercase" btn_text="Unlock All" btn_bg="#000000" btn_padd="eyJhbGwiOiIxOCIsImxhbmRzY2FwZSI6IjE0IiwicG9ydHJhaXQiOiIxNCJ9" input_padd="eyJhbGwiOiIxNSIsImxhbmRzY2FwZSI6IjEyIiwicG9ydHJhaXQiOiIxMCJ9" pp_check_color_a="#000000" f_pp_font_weight="600" pp_check_square="#000000" msg_composer="" pp_check_color="rgba(0,0,0,0.56)" msg_succ_radius="0" msg_err_radius="0" input_border="1" f_unsub_font_family="downtown-sans-serif-font_global" f_msg_font_size="eyJhbGwiOiIxMyIsInBvcnRyYWl0IjoiMTIifQ==" f_input_font_size="eyJhbGwiOiIxNCIsInBvcnRyYWl0IjoiMTIifQ==" f_input_font_weight="500" f_msg_font_weight="500" f_unsub_font_weight="500"]

Latest stories

spot_img

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here