22.5 C
Brasil
terça-feira, agosto 26, 2025
HomeGERALMétodo Canguru no Hospital de Base: A força do colo, do carinho...

Método Canguru no Hospital de Base: A força do colo, do carinho e do vínculo familiar

Date:

Related stories

spot_imgspot_img

Método Canguru promove a aproximação entre família e bebê através do contato pele a pele


Método Canguru no Hospital de Base: A força do colo, do carinho e do vínculo familiar

O calor do colo da mamãe e do papai, o aconchego do carinho familiar e a assistência médica dedicada compõem os cuidados oferecidos aos bebês prematuros no Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro, em Porto Velho, onde é aplicado o Método Canguru. Esse tratamento, destinado a recém-nascidos prematuros ou com baixo peso, utiliza o contato pele a pele precoce entre mãe, pai e bebê, a posição canguru, para fortalecer o vínculo afetivo, garantir a estabilidade térmica, aumentar a imunidade, favorecer o desenvolvimento físico e neurológico, estimular a amamentação e promover a saúde integral do recém-nascido.

A maternidade do Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro é referência estadual do Método Canguru pelo Ministério da Saúde em Rondônia. O modelo aprimora a atenção à gestante, ao recém-nascido e à família, com um tratamento humanizado que começa na gestação e se estende além da alta hospitalar, promovendo o vínculo entre pais e filhos, fortalecendo o desenvolvimento dos recém-nascidos e acolhendo as famílias com afeto.

O Método Canguru é voltado para bebês prematuros (antes de 37 semanas de gestação) ou com baixo peso (menos de 2,5 kg). Os bebês têm direito à presença dos genitores e visitas dos irmãos e avós, conforme o cronograma da unidade hospitalar. Segundo o secretário da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Jefferson Rocha, o acompanhamento ocorre no Hospital de Base, nas unidades de Terapia Intensiva Neonatal (UTI), Cuidados Intermediários Neonatal Convencional (UCINCO) e Cuidados Intermediários Canguru (UCINCA), esta última com 8 leitos, onde as mães podem permanecer ao lado dos bebês 24 horas.

Para o governador  de Rondônia, Marcos Rocha, o cuidado com as famílias, especialmente nesses momentos delicados, como o nascimento de um bebê é fundamental. “Um pré-natal completo e o planejamento familiar são essenciais para prevenir a prematuridade”, pontuou.

CUIDADOS NEONATAIS

Aplicação do Método Canguru tem início com a identificação do risco gestacional, que acontece durante o pré-natal nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), que encaminham para o acompanhamento realizado na Policlínica Oswaldo Cruz (POC) e nas unidades de saúde para esse serviço nos municípios. As gestantes recebem orientações sobre alimentação, cuidados durante a gestação e informações sobre o que esperar durante a internação.

Após o nascimento, a família e o recém-nascido recebem suporte durante toda a internação, seja na UCINCO/UCINCA, na maternidade ou na UTI Neonatal, onde ambos permanecem juntos o maior tempo possível. O contato pele a pele é muito importante porque favorece um melhor desenvolvimento físico e neurológico, aumentando a imunidade do RN e sua realização depende apenas da presença dos genitores e da estabilidade clínica do bebê.

Antes da alta, são verificados vários critérios, como: peso mínimo de 1.800g para os RNs que residem em Porto Velho e de 2.000g para os que residem no interior do estado. Os recém-nascidos que recebem alta da segunda etapa do Método Canguru são encaminhados para a terceira etapa, onde são acompanhados pelo pediatra do programa MC no ambulatório do próprio Hospital de Base. Têm direito a pesagem, consultas regulares, exames laboratoriais e de imagem, além de receberem orientações para continuarem com a rotina da posição canguru e da amamentação exclusiva após a alta.

A tutora do Método Canguru em Rondônia, enfermeira Délia Pereira, destaca que a aproximação do bebê com a família salva vidas. “O Método Canguru é essencial para o desenvolvimento dos recém-nascidos prematuros e o acolhimento das famílias. No Hospital de Base, na unidade neonatal, há profissionais qualificados e empenhados em fazer o melhor para a saúde dos RNs, com toda a sensibilidade para cuidar dos pequenos”.

A equipe multiprofissional responsável pelo método é composta por médicos, assistentes sociais, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, psicólogos, administrativos, técnicos de enfermagem e apoio, que oferecem assistência integral à saúde e atendimento humanizado.

O secretário da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Jefferson Rocha, ressalta que o cuidado com as famílias, especialmente nesses momentos delicados, como o nascimento de um bebê é fundamental. “Um pré-natal completo e o planejamento familiar são essenciais para prevenir a prematuridade”, destacou.

APOIO À AMAMENTAÇÃO

Durante esse período é incentivada a amamentação pelas mães, com orientações sobre a extração segura do leite materno. Quando necessário, os bebês também recebem leite doado por outras mães, o que fortalece o sistema imunológico, previne infecções e melhora o estado geral de saúde.

Sabe-se que o leite materno fortalece o sistema imunológico, reduz infecções e melhora o estado geral de saúde do RN. Portanto, no período de internação, as genitoras recebem orientações sobre a extração e a doação segura do leite materno e, quando necessário, os bebês da UTI Neonatal e da UCINCO recebem leite doado por outras mães.

O Banco de Leite Santa Ágata exerce um papel essencial nessa jornada, oferecendo uma sala reservada para a extração do leite e orientação especializada.

A coordenadora do Banco de Leite, Suellen Oliveira, destacou que é fundamental que outras mães realizem a doação de leite humano. “A doação salva vidas e os recém-nascidos contam com o apoio da população nessa causa”, explicou.

Subscribe

- Never miss a story with notifications

- Gain full access to our premium content

- Browse free from up to 5 devices at once

[tds_leads input_placeholder="Your email address" btn_horiz_align="content-horiz-center" pp_msg="SSd2ZSUyMHJlYWQlMjBhbmQlMjBhY2NlcHQlMjB0aGUlMjAlM0NhJTIwaHJlZiUzRCUyMiUyMyUyMiUzRVByaXZhY3klMjBQb2xpY3klM0MlMkZhJTNFLg==" pp_checkbox="yes" tdc_css="eyJhbGwiOnsibWFyZ2luLXRvcCI6IjMwIiwibWFyZ2luLWJvdHRvbSI6IjQwIiwiZGlzcGxheSI6IiJ9LCJwb3J0cmFpdCI6eyJtYXJnaW4tdG9wIjoiMTUiLCJtYXJnaW4tYm90dG9tIjoiMjUiLCJkaXNwbGF5IjoiIn0sInBvcnRyYWl0X21heF93aWR0aCI6MTAxOCwicG9ydHJhaXRfbWluX3dpZHRoIjo3NjgsImxhbmRzY2FwZSI6eyJtYXJnaW4tdG9wIjoiMjAiLCJtYXJnaW4tYm90dG9tIjoiMzAiLCJkaXNwbGF5IjoiIn0sImxhbmRzY2FwZV9tYXhfd2lkdGgiOjExNDAsImxhbmRzY2FwZV9taW5fd2lkdGgiOjEwMTksInBob25lIjp7Im1hcmdpbi10b3AiOiIyMCIsImRpc3BsYXkiOiIifSwicGhvbmVfbWF4X3dpZHRoIjo3Njd9" display="column" gap="eyJhbGwiOiIyMCIsInBvcnRyYWl0IjoiMTAiLCJsYW5kc2NhcGUiOiIxNSJ9" f_msg_font_family="downtown-sans-serif-font_global" f_input_font_family="downtown-sans-serif-font_global" f_btn_font_family="downtown-sans-serif-font_global" f_pp_font_family="downtown-serif-font_global" f_pp_font_size="eyJhbGwiOiIxNSIsInBvcnRyYWl0IjoiMTEifQ==" f_btn_font_weight="700" f_btn_font_size="eyJhbGwiOiIxMyIsInBvcnRyYWl0IjoiMTEifQ==" f_btn_font_transform="uppercase" btn_text="Unlock All" btn_bg="#000000" btn_padd="eyJhbGwiOiIxOCIsImxhbmRzY2FwZSI6IjE0IiwicG9ydHJhaXQiOiIxNCJ9" input_padd="eyJhbGwiOiIxNSIsImxhbmRzY2FwZSI6IjEyIiwicG9ydHJhaXQiOiIxMCJ9" pp_check_color_a="#000000" f_pp_font_weight="600" pp_check_square="#000000" msg_composer="" pp_check_color="rgba(0,0,0,0.56)" msg_succ_radius="0" msg_err_radius="0" input_border="1" f_unsub_font_family="downtown-sans-serif-font_global" f_msg_font_size="eyJhbGwiOiIxMyIsInBvcnRyYWl0IjoiMTIifQ==" f_input_font_size="eyJhbGwiOiIxNCIsInBvcnRyYWl0IjoiMTIifQ==" f_input_font_weight="500" f_msg_font_weight="500" f_unsub_font_weight="500"]

Latest stories

spot_img

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here