23.7 C
Brasil
terça-feira, abril 15, 2025
HomeGERALAssembleia Legislativa cria Frente Parlamentar do Cooperativismo de Rondônia

Assembleia Legislativa cria Frente Parlamentar do Cooperativismo de Rondônia

Date:

Related stories

Semana começa com chuvas de níveis 1 e 2

Previsão indica panca.das e tempestades localizadas em várias regiões...

Abertura do Páscoa no Parque surpreende e enche o Parque da Cidade

Mais de 25 mil pessoas marcaram presença no primeiro...

Mega-Sena acumula e próximo prêmio vai a R$ 45 milhões

Mega-Sena acumula e próximo prêmio vai a R$ 45...
spot_imgspot_img

O objetivo é apoiar, incentivar e desenvolver o cooperativismo, criando um espaço democrático para o debate de ações e políticas públicas voltadas ao setor

Porto Velho, RO – A Comissão de Indústria, Comércio, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa de Rondônia realizou nesta terça-feira (04/08), a primeira reunião da Frente Parlamentar do Cooperativismo de Rondônia (Freencoop-RO). O objetivo é apoiar, incentivar e desenvolver o cooperativismo, criando um espaço democrático para o debate de ações e políticas públicas externas ao setor.

A Frente é composta pelos deputados estaduais Pedro Fernandes (PRD), que preside o grupo; Vice-presidente Dr. Luís do Hospital (MDB); Delegado Lucas (PP); Cirone Deiró (União Brasil); Cássio Góes (PSD); Cláudia de Jesus (PT); e Ismael Crispim (MDB).

O deputado Pedro Fernandes, que presidiu o encontro, passou a palavra ao deputado Ismael Crispin que é um grande defensor do sistema cooperativista. Ele destacou que em Rondônia as cooperativas de crédito têm contribuído para o desenvolvimento estadual.

“Rondônia é uma terra que dá certo. A cooperativa de crédito chegou e deu certo! Todos os dias, os municípios estão recebendo um sistema novo desse tipo de cooperativa. Algumas localidades possuem várias delas, o que prova que Rondônia dá certo. A minha luta é para que a gente avance no sistema de cooperativismo para outros setores”, declarou.

O presidente da Feencoop, Pedro Fernandes, também descobriu que entre os sete ramos do cooperativismo em Rondônia, são as cooperativas de crédito que têm mostrado um crescimento mais rápido e forte.

“Ele (cooperativismo de crédito) é robusto e caminha a passos largos. Com essa frente parlamentar vamos dar uma ênfase no agronegócio, principalmente, na bacia leiteira. Somos fortes no associativismo e precisamos dar o passo rumo ao cooperativismo, pois, vai profissionalizar, trazer organização para os negócios. Vai o homem do campo no campo, com renda digna e qualidade de vida”, declarou.

Gratidão

Quem falou sobre a experiência que teve com o cooperativismo, foi o deputado Luís do Hospital. Ele contou que ajudou a fundar uma cooperativa dos produtores de leite em Jaru, com a união de cinco associações rurais.

“Nós montamos um mini laticínio para que eles entreguem a produção na cooperativa e tenham um ganho maior nessa atividade. Então, é importante apoiarmos e podemos contar comigo, pois, vamos nos dedicar à frente parlamentar”, frisou.

O deputado Cássio Gois participou do encontro de forma online. Ele ressaltou a importância da criação da Frente Parlamentar do Cooperativismo. O parlamentar disse que o Freencoop é a realização do sonho.

“Estou na expectativa de que nesses próximos dois anos de mandato apresentemos resultados robustos pela frente parlamentar. É mais uma força que o cooperativismo rondoniense terá de ter a Assembleia Legislativa ao lado do cooperado”, afirmou.

O presidente da Organização das Cooperativas do Brasil em Rondônia, Salatiel Rodrigues, reafirmou o papel das cooperativas e a importância da criação da Freencoop. Ele ressaltou que essas instituições avançadas para o desenvolvimento do nosso Estado.

“Hoje temos mais de 100 cooperativas na OCB em Rondônia. Atualmente, somos referência nacional em cooperativismo. Se formos resumir em uma palavra para a Assembleia Legislativa, a palavra é gratidão. O deputado, senador ou governador que fizer pelo cooperativismo será divulgado. Esse dia de hoje, ficou marcado na história de Rondônia. Muito obrigado”, finalizou.

Fonte: ALE/RO

Subscribe

- Never miss a story with notifications

- Gain full access to our premium content

- Browse free from up to 5 devices at once

[tds_leads input_placeholder="Your email address" btn_horiz_align="content-horiz-center" pp_msg="SSd2ZSUyMHJlYWQlMjBhbmQlMjBhY2NlcHQlMjB0aGUlMjAlM0NhJTIwaHJlZiUzRCUyMiUyMyUyMiUzRVByaXZhY3klMjBQb2xpY3klM0MlMkZhJTNFLg==" pp_checkbox="yes" tdc_css="eyJhbGwiOnsibWFyZ2luLXRvcCI6IjMwIiwibWFyZ2luLWJvdHRvbSI6IjQwIiwiZGlzcGxheSI6IiJ9LCJwb3J0cmFpdCI6eyJtYXJnaW4tdG9wIjoiMTUiLCJtYXJnaW4tYm90dG9tIjoiMjUiLCJkaXNwbGF5IjoiIn0sInBvcnRyYWl0X21heF93aWR0aCI6MTAxOCwicG9ydHJhaXRfbWluX3dpZHRoIjo3NjgsImxhbmRzY2FwZSI6eyJtYXJnaW4tdG9wIjoiMjAiLCJtYXJnaW4tYm90dG9tIjoiMzAiLCJkaXNwbGF5IjoiIn0sImxhbmRzY2FwZV9tYXhfd2lkdGgiOjExNDAsImxhbmRzY2FwZV9taW5fd2lkdGgiOjEwMTksInBob25lIjp7Im1hcmdpbi10b3AiOiIyMCIsImRpc3BsYXkiOiIifSwicGhvbmVfbWF4X3dpZHRoIjo3Njd9" display="column" gap="eyJhbGwiOiIyMCIsInBvcnRyYWl0IjoiMTAiLCJsYW5kc2NhcGUiOiIxNSJ9" f_msg_font_family="downtown-sans-serif-font_global" f_input_font_family="downtown-sans-serif-font_global" f_btn_font_family="downtown-sans-serif-font_global" f_pp_font_family="downtown-serif-font_global" f_pp_font_size="eyJhbGwiOiIxNSIsInBvcnRyYWl0IjoiMTEifQ==" f_btn_font_weight="700" f_btn_font_size="eyJhbGwiOiIxMyIsInBvcnRyYWl0IjoiMTEifQ==" f_btn_font_transform="uppercase" btn_text="Unlock All" btn_bg="#000000" btn_padd="eyJhbGwiOiIxOCIsImxhbmRzY2FwZSI6IjE0IiwicG9ydHJhaXQiOiIxNCJ9" input_padd="eyJhbGwiOiIxNSIsImxhbmRzY2FwZSI6IjEyIiwicG9ydHJhaXQiOiIxMCJ9" pp_check_color_a="#000000" f_pp_font_weight="600" pp_check_square="#000000" msg_composer="" pp_check_color="rgba(0,0,0,0.56)" msg_succ_radius="0" msg_err_radius="0" input_border="1" f_unsub_font_family="downtown-sans-serif-font_global" f_msg_font_size="eyJhbGwiOiIxMyIsInBvcnRyYWl0IjoiMTIifQ==" f_input_font_size="eyJhbGwiOiIxNCIsInBvcnRyYWl0IjoiMTIifQ==" f_input_font_weight="500" f_msg_font_weight="500" f_unsub_font_weight="500"]

Latest stories

spot_img

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here