25.5 C
Brasil
sábado, setembro 20, 2025
HomeBRASILCom o lançamento do primeiro PAA Indígena Estadual, governo de RO faz...

Com o lançamento do primeiro PAA Indígena Estadual, governo de RO faz história

Date:

Related stories

spot_imgspot_img

A iniciativa é voltada exclusivamente aos povos originários, garantindo geração de renda, segurança alimentar e valorização das culturas tradicionais

Porto Velho, RO – Em um marco histórico para os povos indígenas e o desenvolvimento sustentável de Rondônia, o governo do estado lançou, oficialmente, na sexta-feira (4), na Terra Indígena Igarapé Lourdes, em Ji-Paraná, o primeiro Programa de Aquisição de Alimentos Indígena (PAA Indígena) estadual. A iniciativa é voltada exclusivamente aos povos originários, garantindo geração de renda, segurança alimentar e valorização das culturas tradicionais.

O evento contou com a presença de cerca de 250 pessoas, incluindo representantes das etnias Gavião, Arara, Suruí e Mondé, além de lideranças governamentais e instituições parceiras, como a Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater-RO), Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Fundação Nacional dos Povos Indigenas (Funai) e Departamento de Saúde Indigena (DSEI).

O coordenador do Programa no território central do estado, Rafael Cidade, destacou a importância desse avanço. “É um momento histórico. Desde 2023, a Emater tem realizado um trabalho direcionado ao atendimento técnico das comunidades indígenas, com foco na extensão rural e no acesso às políticas públicas. Com o lançamento oficial do PAA Indígena, damos mais um passo importante.”

Programa também contribui para a segurança alimentar das comunidades em situação de vulnerabilidade
O Programa, que integra políticas públicas federais, estaduais e municipais, possibilita que os próprios indígenas produzam e comercializem seus alimentos com garantia de preço justo e qualidade. A primeira remessa, inclusive, será destinada às escolas das aldeias, reforçando o ciclo de produção e consumo dentro da própria comunidade.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, essa orientação respeita as particularidades e valoriza a cultura de cada etnia. “É o povo produzindo e consumindo o que produz, com suporte técnico e valorização cultural. A Emater tem uma função essencial nessa orientação, respeitando as particularidades de cada etnia, seja com foco em extrativismo, café, cacau ou hortifrúti”, ressaltou.

Além do impacto econômico, o Programa também contribui para a segurança alimentar das comunidades em situação de vulnerabilidade. Alimentos adquiridos pelo PAA serão distribuídos a escolas indígenas e famílias em situação de insegurança alimentar.

CADASTRO DA AGRICULTURA FAMILIAR

Outro avanço importante é a emissão do Cadastro da Agricultura Familiar (CAF), que permite o acesso a créditos como o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf Indígena), uma linha específica de financiamento produtivo sustentável.

“Tornar esses povos visíveis, garantir que tenham acesso a políticas públicas e apoiar uma produção que respeita o meio ambiente é o objetivo principal. É um trabalho construído a muitas mãos, com vários parceiros, e que representa um salto de dignidade para os povos indígenas de Rondônia”, finalizou o diretor-presidente Luciano Bandão.

A próxima etapa é o planejamento dos cronogramas de entregas e a consolidação das unidades recebedoras, sempre em diálogo com as lideranças indígenas e os órgãos parceiros.

Fonte: Notícias ao Minuto

Subscribe

- Never miss a story with notifications

- Gain full access to our premium content

- Browse free from up to 5 devices at once

[tds_leads input_placeholder="Your email address" btn_horiz_align="content-horiz-center" pp_msg="SSd2ZSUyMHJlYWQlMjBhbmQlMjBhY2NlcHQlMjB0aGUlMjAlM0NhJTIwaHJlZiUzRCUyMiUyMyUyMiUzRVByaXZhY3klMjBQb2xpY3klM0MlMkZhJTNFLg==" pp_checkbox="yes" tdc_css="eyJhbGwiOnsibWFyZ2luLXRvcCI6IjMwIiwibWFyZ2luLWJvdHRvbSI6IjQwIiwiZGlzcGxheSI6IiJ9LCJwb3J0cmFpdCI6eyJtYXJnaW4tdG9wIjoiMTUiLCJtYXJnaW4tYm90dG9tIjoiMjUiLCJkaXNwbGF5IjoiIn0sInBvcnRyYWl0X21heF93aWR0aCI6MTAxOCwicG9ydHJhaXRfbWluX3dpZHRoIjo3NjgsImxhbmRzY2FwZSI6eyJtYXJnaW4tdG9wIjoiMjAiLCJtYXJnaW4tYm90dG9tIjoiMzAiLCJkaXNwbGF5IjoiIn0sImxhbmRzY2FwZV9tYXhfd2lkdGgiOjExNDAsImxhbmRzY2FwZV9taW5fd2lkdGgiOjEwMTksInBob25lIjp7Im1hcmdpbi10b3AiOiIyMCIsImRpc3BsYXkiOiIifSwicGhvbmVfbWF4X3dpZHRoIjo3Njd9" display="column" gap="eyJhbGwiOiIyMCIsInBvcnRyYWl0IjoiMTAiLCJsYW5kc2NhcGUiOiIxNSJ9" f_msg_font_family="downtown-sans-serif-font_global" f_input_font_family="downtown-sans-serif-font_global" f_btn_font_family="downtown-sans-serif-font_global" f_pp_font_family="downtown-serif-font_global" f_pp_font_size="eyJhbGwiOiIxNSIsInBvcnRyYWl0IjoiMTEifQ==" f_btn_font_weight="700" f_btn_font_size="eyJhbGwiOiIxMyIsInBvcnRyYWl0IjoiMTEifQ==" f_btn_font_transform="uppercase" btn_text="Unlock All" btn_bg="#000000" btn_padd="eyJhbGwiOiIxOCIsImxhbmRzY2FwZSI6IjE0IiwicG9ydHJhaXQiOiIxNCJ9" input_padd="eyJhbGwiOiIxNSIsImxhbmRzY2FwZSI6IjEyIiwicG9ydHJhaXQiOiIxMCJ9" pp_check_color_a="#000000" f_pp_font_weight="600" pp_check_square="#000000" msg_composer="" pp_check_color="rgba(0,0,0,0.56)" msg_succ_radius="0" msg_err_radius="0" input_border="1" f_unsub_font_family="downtown-sans-serif-font_global" f_msg_font_size="eyJhbGwiOiIxMyIsInBvcnRyYWl0IjoiMTIifQ==" f_input_font_size="eyJhbGwiOiIxNCIsInBvcnRyYWl0IjoiMTIifQ==" f_input_font_weight="500" f_msg_font_weight="500" f_unsub_font_weight="500"]

Latest stories

spot_img

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here