18.1 C
Brasil
quarta-feira, agosto 27, 2025
HomeGERALComissão de Meio Ambiente irá promover audiências públicas para debater o zoneamento...

Comissão de Meio Ambiente irá promover audiências públicas para debater o zoneamento em Rondônia

Date:

Related stories

Brasil amenizará efeitos do tarifaço com novos mercados, diz ministro

Costa Filho critica mistura de agenda política e econômica...

Ações do governo de Rondônia garantem apoio aos extrativistas da Reserva Extrativista Rio Pacaás Novos

A ação disponibilizou 90 cestas básicas para as famílias Buscando...

Sebrae-RO promove benchmarking de turismo sustentável para Flutuante Rio Verde

Empreendedores da Resex Lago do Cuniã conhecem de perto...

Método Canguru no Hospital de Base: A força do colo, do carinho e do vínculo familiar

Método Canguru promove a aproximação entre família e bebê...
spot_imgspot_img


Reunião desta terça-feira contou com representantes do governo e da cadeia produtiva

Porto Velho, RO – A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, nesta terça-feira (18), um requisito para a realização de audiências públicas em seis municípios do estado.

O objetivo é ampliar o debate sobre a atualização da 3ª Aproximação do Zoneamento Socioeconômico Ecológico do Estado de Rondônia (ZSEE), garantindo a participação da sociedade e dos setores produtivos.

As audiências serão realizadas nas seguintes cidades e datas: Cerejeiras – 10 de abril; Alta Floresta do Oeste – 24 de abril; São Miguel do Guaporé – 8 de maio; Nova Mamoré – 22 de maio; Pimenta Bueno – 12 de junho; e Machadinho do Oeste – 26 de junho.

De acordo com o presidente da Comissão, deputado Ismael Crispin (MDB), os municípios foram escolhidos estrategicamente para abranger diferentes regiões do estado e garantir a participação dos municípios vizinhos.

“Queremos envolver a sociedade nesse debate, ouvir os produtores, técnicos, entidades ambientais e o governo, para que possamos avançar na atualização do zoneamento com equilíbrio entre desenvolvimento e preservação”, afirmou Crispin.

Convidados

Durante a reunião, a comissão recebeu representantes de diversas entidades e instituições envolvidas no tema, incluindo a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Ambiental (Sedam), a Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater-RO), a Associação dos Produtores de Soja e Milho de Rondônia (Aprosoja), e a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Rondônia (Faperon). Convidados, os gestores da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri) e da Idaron não enviaram representantes.

Presente na reunião, o deputado Cirone Deiró (União Brasil) destacou que, em 2022, foi enviado para o Alero um projeto sobre o zoneamento, mas diversas emendas sem estudos técnicos aprofundados prejudicaram sua tramitação. Ele cobrou maior atuação da Sedam e um comprometimento para que a 3ª Aproximação seja aprovada ainda em 2024.

O secretário-executivo da Sedam, Hueriqui Charles Lopes Pereira, explicou que o zoneamento classifica o território em Zona 1: Áreas produtivas; Zona 2: Áreas interativas, onde há restrições para determinados tipos de atividades; e Zona 3: Áreas protegidas.

Segundo ele, o zoneamento não cria novas áreas, nem retira embargos, mas funciona como um mapa de gestão para orientar as decisões ambientais e produtivas do estado. O representante do Poder Executivo ressaltou a importância de realizar a atualização com urgência.

Os representantes do setor produtivo enfatizaram a necessidade de atualização do zoneamento para garantir a segurança jurídica aos produtores rurais.

Pedro Rack Filho, da Aprosoja, ressaltou que a última atualização ocorreu em 2019 e que a 3ª Aproximação já foi apresentada pelo governo em 2022. Ele defendeu que a atualização contemple todo o estado de Rondônia, permitindo que os produtores possam trabalhar, gerar empregos e renda dentro da legalidade.

Já Victor Andreoni, da Faperon, afirmou que os produtores atuam de forma sustentável e enfrentam pressões internacionais desproporcionais. Para ele, é preciso garantir o direito à propriedade rural e ao acesso a financiamentos, que muitas vezes são negados por causa de exigências excessivas da legislação.

O diretor-presidente da Emater, Luciano Brandão, elencou cinco pontos fundamentais para a 3ª Aproximação do ZSEE: ordenamento territorial eficiente; aproveitamento sustentável de áreas para piscicultura e pecuária; valorização da agricultura familiar; uso de tecnologia e inovação para sustentabilidade; fomento à bioeconomia.

Participação da Alero

Os presidentes das Comissões de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e de Agropecuária e Política Rural da Alero possuem assento e voz garantida na comissão de estudo do ZSEE e os parlamentares presentes reforçam a importância de a Alero atuar no debate do zoneamento.

O deputado Delegado Camargo (Republicanos) destacou que essa é a pauta mais importante do estado e que a população precisa estar bem informada sobre seus impactos.

O deputado Delegado Lucas (PP) questionou quais mudanças o zoneamento realmente traz na vida do produtor. Ele também defendeu que a atualização contemple soluções para casos específicos, como a situação dos soldados da borracha e das famílias que vivem na Reserva Extrativista Jaci-Paraná.

A deputada Dra. Taíssa (Podemos) pediu maior participação da Sedam junto aos produtores rurais e reforçou a necessidade de mutirões para a regularização do Cadastro Ambiental Rural (CAR).

Ao final, o presidente da Comissão afirmou que a Alero precisa agir para que a 3ª Aproximação seja aprovada ainda em 2024 e propôs a realização das audiências públicas para envolver toda a sociedade na discussão, sendo aprovada.

Ismael Crispin confirmou também que as audiências públicas devem ter a participação de representantes do governo, do setor produtivo, das entidades ambientais e da sociedade civil, Ministério Público, garantindo que todas as vozes sejam ouvidas antes da definição do novo zoneamento do estado.

O que é a Aproximação do ZSEE

A aproximação é a realização do Zoneamento Socioeconômico Ecológico. Ou seja, cada vez que a atualização considerar-se-á uma aproximação. Rondônia realizou o primeiro zoneamento (primeira aproximação) em 1988.

O Zoneamento Socioeconômico Ecológico (ZSEE) é um instrumento de política nacional do meio ambiente (PNMA) que deve orientar uma tomada de decisão pública e privada.

O ZSEE delimita áreas do território que apresentam vulnerabilidades e potencialidades naturais e socioeconômicas comuns.

As reuniões ordinárias da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável são realizadas todas as terças-feiras, às 9h, no Plenário 1.

Integram a comissão o presidente Ismael Crispin e os membros titulares Dra. Taíssa, Jean Oliveira (MDB), Luizinho Goebel (Podemos) e Eyder Brasil. Os suplentes são Laerte Gomes (PSD) e Lucas Torres (PP).

Fonte: ALE/RO

Subscribe

- Never miss a story with notifications

- Gain full access to our premium content

- Browse free from up to 5 devices at once

[tds_leads input_placeholder="Your email address" btn_horiz_align="content-horiz-center" pp_msg="SSd2ZSUyMHJlYWQlMjBhbmQlMjBhY2NlcHQlMjB0aGUlMjAlM0NhJTIwaHJlZiUzRCUyMiUyMyUyMiUzRVByaXZhY3klMjBQb2xpY3klM0MlMkZhJTNFLg==" pp_checkbox="yes" tdc_css="eyJhbGwiOnsibWFyZ2luLXRvcCI6IjMwIiwibWFyZ2luLWJvdHRvbSI6IjQwIiwiZGlzcGxheSI6IiJ9LCJwb3J0cmFpdCI6eyJtYXJnaW4tdG9wIjoiMTUiLCJtYXJnaW4tYm90dG9tIjoiMjUiLCJkaXNwbGF5IjoiIn0sInBvcnRyYWl0X21heF93aWR0aCI6MTAxOCwicG9ydHJhaXRfbWluX3dpZHRoIjo3NjgsImxhbmRzY2FwZSI6eyJtYXJnaW4tdG9wIjoiMjAiLCJtYXJnaW4tYm90dG9tIjoiMzAiLCJkaXNwbGF5IjoiIn0sImxhbmRzY2FwZV9tYXhfd2lkdGgiOjExNDAsImxhbmRzY2FwZV9taW5fd2lkdGgiOjEwMTksInBob25lIjp7Im1hcmdpbi10b3AiOiIyMCIsImRpc3BsYXkiOiIifSwicGhvbmVfbWF4X3dpZHRoIjo3Njd9" display="column" gap="eyJhbGwiOiIyMCIsInBvcnRyYWl0IjoiMTAiLCJsYW5kc2NhcGUiOiIxNSJ9" f_msg_font_family="downtown-sans-serif-font_global" f_input_font_family="downtown-sans-serif-font_global" f_btn_font_family="downtown-sans-serif-font_global" f_pp_font_family="downtown-serif-font_global" f_pp_font_size="eyJhbGwiOiIxNSIsInBvcnRyYWl0IjoiMTEifQ==" f_btn_font_weight="700" f_btn_font_size="eyJhbGwiOiIxMyIsInBvcnRyYWl0IjoiMTEifQ==" f_btn_font_transform="uppercase" btn_text="Unlock All" btn_bg="#000000" btn_padd="eyJhbGwiOiIxOCIsImxhbmRzY2FwZSI6IjE0IiwicG9ydHJhaXQiOiIxNCJ9" input_padd="eyJhbGwiOiIxNSIsImxhbmRzY2FwZSI6IjEyIiwicG9ydHJhaXQiOiIxMCJ9" pp_check_color_a="#000000" f_pp_font_weight="600" pp_check_square="#000000" msg_composer="" pp_check_color="rgba(0,0,0,0.56)" msg_succ_radius="0" msg_err_radius="0" input_border="1" f_unsub_font_family="downtown-sans-serif-font_global" f_msg_font_size="eyJhbGwiOiIxMyIsInBvcnRyYWl0IjoiMTIifQ==" f_input_font_size="eyJhbGwiOiIxNCIsInBvcnRyYWl0IjoiMTIifQ==" f_input_font_weight="500" f_msg_font_weight="500" f_unsub_font_weight="500"]

Latest stories

spot_img

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here