21.8 C
Brazil
Wednesday, February 5, 2025
HomeGERALConfúcio Moura repercute artigo de Mangabeira Unger e alerta para a necessidade...

Confúcio Moura repercute artigo de Mangabeira Unger e alerta para a necessidade de o Brasil fugir das “décadas perdidas”

Date:

Related stories

Cultura e oportunidade de negócios, festival Duelo na Fronteira movimenta economia regional

Guajará-Mirim e cidades vizinhas registraram um aumento expressivo no...

Inscrições de processo seletivo para atuar no ensino profissionalizante começa nesta segunda-feira, 18

Processo seletivo visa contratação temporária de profissionais para atuar...

Ambientes frescos e confortáveis: dicas para preparar a casa para o verão

Aprenda estratégias práticas para refrescar os ambientes, melhorar a...
spot_imgspot_img

Ao discursar na Tribuna, Confúcio Moura fez coro com as palavras do filósofo professor de Harvard e alertou para o erro contínuo de não priorizar o ensino médio

Ao fazer uso da palavra na tribuna do Senado Federal nesta terça feira, 20, o senador Confúcio Moura (MDB-RO) relembrou chamou a atenção para artigo do filósofo Roberto Mangabeira Unger, no qual ele traça um panorama dos fluxos e refluxos econômicos experimentados pelo Brasil nos últimos 50 anos.

Para o senador rondoniense, Mangabeira Unger ratifica a tese que ele, como senador, tem defendido desde o início do mandato. “O Professor Mangabeira vive nos Estados Unidos há muitos anos, é professor de Harvard, tem muitos livros publicados, teve uma fase aqui do Brasil, em que ele exerceu um cargo de ministro. Ontem ele escreveu um artigo muito interessante sobre o Brasil, no qual afirma que o país vive em ciclos”, afirmou Confúcio Moura.

E qual seria a saída para fugir desta lógica errática¿ Questionou o parlamentar. “Como eu, ele orienta que nós temos que implantar e assimilar a sociedade de conhecimento, incorporar as tecnologias à indústria brasileira com convicção. Temos um agronegócio pujante. Temos uma série de atividades econômicas de primeiro mundo. Precisamos sair do estágio da pobreza, do atraso. Crescer 1%, 2% por décadas resolverá o problema de distribuição de renda, de riqueza, de emprego para os nossos jovens”, alertou o senador.

Ao falar do futuro, Confúcio ratifica a visão do Professor Mangabeira sobre o nosso potencial econômico. “Já é tempo e hora do Brasil assumir seu protagonismo no mundo. No entanto, ficamos aqui, amargando décadas perdidas. Fazem 40 anos que o Brasil está nesse vai e volta. No seu artigo de ontem, o Professor discorre sobre o óbvio ululante do que qualquer país do mundo deve perseguir”, enfatizou o parlamentar.

A busca por concentrar energia no ensino superior deve ser mantida, mas o mesmo esforço deve ser dirigido ao ensino fundamental e, principalmente, no ensino médio, afirmou Confúcio Moura. “Normalmente, a gente pensa no ensino superior, todo mundo deve fazer o ensino superior, deve se formar. Talvez por uma visão de classe média, que tem forte influência na sociedade.  Mangabeira avalia, no entanto, que a grande massa de brasileiros que está marginalizada é são os jovens do ensino médio, são os meninos de 13 a 17 anos de idade. E que é nessa geração que devemos inserir o ensino médio profissionalizante, de tal forma que a gente forme uma elite de mão de obra qualificada”, sugeriu Confúcio Moura.

Na avaliação de Confúcio Moura, está claro que Mangabeira defende a salvação das gerações, com investimentos nos jovens, fundamentalmente. “Eu, logicamente, acrescento a alfabetização no tempo certo, até os 8 anos de idade, que é o que o atual ministro, Camilo Santana, está fazendo. Eu tenho muita fé no Ministério da Educação. A meu ver, o Professor Mangabeira está correto ao afirmar que o país deve crescer com base no conhecimento – e esta tem sido a minha pregação desde o primeiro dia que cheguei neste Parlamento”, concluiu Confúcio Moura.por Assessoria de Imprensa

Subscribe

- Never miss a story with notifications

- Gain full access to our premium content

- Browse free from up to 5 devices at once

[tds_leads input_placeholder="Your email address" btn_horiz_align="content-horiz-center" pp_msg="SSd2ZSUyMHJlYWQlMjBhbmQlMjBhY2NlcHQlMjB0aGUlMjAlM0NhJTIwaHJlZiUzRCUyMiUyMyUyMiUzRVByaXZhY3klMjBQb2xpY3klM0MlMkZhJTNFLg==" pp_checkbox="yes" tdc_css="eyJhbGwiOnsibWFyZ2luLXRvcCI6IjMwIiwibWFyZ2luLWJvdHRvbSI6IjQwIiwiZGlzcGxheSI6IiJ9LCJwb3J0cmFpdCI6eyJtYXJnaW4tdG9wIjoiMTUiLCJtYXJnaW4tYm90dG9tIjoiMjUiLCJkaXNwbGF5IjoiIn0sInBvcnRyYWl0X21heF93aWR0aCI6MTAxOCwicG9ydHJhaXRfbWluX3dpZHRoIjo3NjgsImxhbmRzY2FwZSI6eyJtYXJnaW4tdG9wIjoiMjAiLCJtYXJnaW4tYm90dG9tIjoiMzAiLCJkaXNwbGF5IjoiIn0sImxhbmRzY2FwZV9tYXhfd2lkdGgiOjExNDAsImxhbmRzY2FwZV9taW5fd2lkdGgiOjEwMTksInBob25lIjp7Im1hcmdpbi10b3AiOiIyMCIsImRpc3BsYXkiOiIifSwicGhvbmVfbWF4X3dpZHRoIjo3Njd9" display="column" gap="eyJhbGwiOiIyMCIsInBvcnRyYWl0IjoiMTAiLCJsYW5kc2NhcGUiOiIxNSJ9" f_msg_font_family="downtown-sans-serif-font_global" f_input_font_family="downtown-sans-serif-font_global" f_btn_font_family="downtown-sans-serif-font_global" f_pp_font_family="downtown-serif-font_global" f_pp_font_size="eyJhbGwiOiIxNSIsInBvcnRyYWl0IjoiMTEifQ==" f_btn_font_weight="700" f_btn_font_size="eyJhbGwiOiIxMyIsInBvcnRyYWl0IjoiMTEifQ==" f_btn_font_transform="uppercase" btn_text="Unlock All" btn_bg="#000000" btn_padd="eyJhbGwiOiIxOCIsImxhbmRzY2FwZSI6IjE0IiwicG9ydHJhaXQiOiIxNCJ9" input_padd="eyJhbGwiOiIxNSIsImxhbmRzY2FwZSI6IjEyIiwicG9ydHJhaXQiOiIxMCJ9" pp_check_color_a="#000000" f_pp_font_weight="600" pp_check_square="#000000" msg_composer="" pp_check_color="rgba(0,0,0,0.56)" msg_succ_radius="0" msg_err_radius="0" input_border="1" f_unsub_font_family="downtown-sans-serif-font_global" f_msg_font_size="eyJhbGwiOiIxMyIsInBvcnRyYWl0IjoiMTIifQ==" f_input_font_size="eyJhbGwiOiIxNCIsInBvcnRyYWl0IjoiMTIifQ==" f_input_font_weight="500" f_msg_font_weight="500" f_unsub_font_weight="500"]

Latest stories

spot_img

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here