21.5 C
Brazil
Tuesday, February 4, 2025
HomeRondôniaEntidades sindicais de Rondônia, Amapá e Roraima solicitam providências quanto ao enquadramento...

Entidades sindicais de Rondônia, Amapá e Roraima solicitam providências quanto ao enquadramento do EBTT aos senadoresEntidades sindicais de Rondônia, Amapá e Roraima solicitam providências quanto ao enquadramento do EBTT aos senadores

Date:

Related stories

Cultura e oportunidade de negócios, festival Duelo na Fronteira movimenta economia regional

Guajará-Mirim e cidades vizinhas registraram um aumento expressivo no...

Inscrições de processo seletivo para atuar no ensino profissionalizante começa nesta segunda-feira, 18

Processo seletivo visa contratação temporária de profissionais para atuar...

Ambientes frescos e confortáveis: dicas para preparar a casa para o verão

Aprenda estratégias práticas para refrescar os ambientes, melhorar a...
spot_imgspot_img

O SINTERO, SINDSEF, SINDSEP/RR e o Sindicato dos Servidores Públicos Federais Civis no Amapá (SINDSEF/AP) protocolaram documento aos senadores.

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado de Rondônia (SINTERO), Sindicato dos Servidores Públicos Federais no Estado de Rondônia (SINDSEF), Sindicato dos Servidores Públicos Federais em Roraima (SINDSEP/RR) e o Sindicato dos Servidores Públicos Federais Civis no Amapá (SINDSEF/AP) protocolaram documento aos senadores das suas respectivas bancadas, solicitando providências quanto ao enquadramento dos/as servidores/as aposentados/as a respeito da Carreira do Ensino Básico Técnico Tecnológico – EBTT e na aquisição do Reconhecimento de Saberes e Competência – RSC, ambos instituídos pela Lei 12.772/2012.

Apesar de ambos os direitos serem considerados grandes conquistas, atualmente a Coordenadoria-Geral de Gestão de Pessoal (CGGP) do Ministério da Educação (MEC) tem negado esse avanço aos docentes aposentados antes da vigência da lei. Ou seja, antes de 2013. O número expressivo de indeferimentos evidenciam uma situação alarmante. Somente em Rondônia, por exemplo, há aproximadamente 300 (trezentos) indeferimentos de requerimentos de enquadramento no EBTT e 403 (quatrocentos e três) indeferidos no RSC. Nos Estados de Roraima e Amapá, o mesmo se repete.

A base da negativa, segundo a nota técnica de indeferimento, está no fato dos professores serem aposentados antes da vigência da Lei 12.772/2012. Entretanto, essa posição entra em conflito com interpretações de Tribunais Regionais Federais, do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e do Supremo Tribunal Federal (STF), que reconhecem o direito à paridade entre ativos e inativos, independentemente da data de aposentadoria.

Decisões recentes do judiciário, como o Tribunal Regional Federal da Primeira Região (TRF1) e o STJ, confirmam a possibilidade de estender benefícios, como o RSC, aos servidores/as aposentados/as.

Diante da busca por uma resolução administrativa, as entidades sindicais decidiram se unir para solicitar a mediação de audiência junto ao Ministério da Educação (MEC), a Secretaria de Educação Profissional e Tecnologia (SETEC), a Secretaria de Articulação Intersetorial e com Sistemas de Ensino (SASE), ao Ministério da Gestão e Inovação e, se for o caso, com a Advocacia-Geral da União (AGU), para que seja construída uma solução que respeite os direitos dos docentes aposentados.

As entidades afirmam que o apoio dos senadores é essencial nesse processo, pois a resolução administrativa assegura justiça para os/as servidores/as públicos/as federais aposentados/as, que estão sendo penalizados diante dessa negativa injustificada.

“Esperamos sensibilizar os senadores das nossas bancadas federais, uma vez que essa situação é insustentável. Os/as servidores/as aposentados/as foram profissionais indispensáveis na construção dos Estado de Rondônia, Amapá e Roraima e não devem ficar desassistidos diante de tamanha injustiça”, disse a presidenta do Sintero, Lionilda Simão.

Subscribe

- Never miss a story with notifications

- Gain full access to our premium content

- Browse free from up to 5 devices at once

[tds_leads input_placeholder="Your email address" btn_horiz_align="content-horiz-center" pp_msg="SSd2ZSUyMHJlYWQlMjBhbmQlMjBhY2NlcHQlMjB0aGUlMjAlM0NhJTIwaHJlZiUzRCUyMiUyMyUyMiUzRVByaXZhY3klMjBQb2xpY3klM0MlMkZhJTNFLg==" pp_checkbox="yes" tdc_css="eyJhbGwiOnsibWFyZ2luLXRvcCI6IjMwIiwibWFyZ2luLWJvdHRvbSI6IjQwIiwiZGlzcGxheSI6IiJ9LCJwb3J0cmFpdCI6eyJtYXJnaW4tdG9wIjoiMTUiLCJtYXJnaW4tYm90dG9tIjoiMjUiLCJkaXNwbGF5IjoiIn0sInBvcnRyYWl0X21heF93aWR0aCI6MTAxOCwicG9ydHJhaXRfbWluX3dpZHRoIjo3NjgsImxhbmRzY2FwZSI6eyJtYXJnaW4tdG9wIjoiMjAiLCJtYXJnaW4tYm90dG9tIjoiMzAiLCJkaXNwbGF5IjoiIn0sImxhbmRzY2FwZV9tYXhfd2lkdGgiOjExNDAsImxhbmRzY2FwZV9taW5fd2lkdGgiOjEwMTksInBob25lIjp7Im1hcmdpbi10b3AiOiIyMCIsImRpc3BsYXkiOiIifSwicGhvbmVfbWF4X3dpZHRoIjo3Njd9" display="column" gap="eyJhbGwiOiIyMCIsInBvcnRyYWl0IjoiMTAiLCJsYW5kc2NhcGUiOiIxNSJ9" f_msg_font_family="downtown-sans-serif-font_global" f_input_font_family="downtown-sans-serif-font_global" f_btn_font_family="downtown-sans-serif-font_global" f_pp_font_family="downtown-serif-font_global" f_pp_font_size="eyJhbGwiOiIxNSIsInBvcnRyYWl0IjoiMTEifQ==" f_btn_font_weight="700" f_btn_font_size="eyJhbGwiOiIxMyIsInBvcnRyYWl0IjoiMTEifQ==" f_btn_font_transform="uppercase" btn_text="Unlock All" btn_bg="#000000" btn_padd="eyJhbGwiOiIxOCIsImxhbmRzY2FwZSI6IjE0IiwicG9ydHJhaXQiOiIxNCJ9" input_padd="eyJhbGwiOiIxNSIsImxhbmRzY2FwZSI6IjEyIiwicG9ydHJhaXQiOiIxMCJ9" pp_check_color_a="#000000" f_pp_font_weight="600" pp_check_square="#000000" msg_composer="" pp_check_color="rgba(0,0,0,0.56)" msg_succ_radius="0" msg_err_radius="0" input_border="1" f_unsub_font_family="downtown-sans-serif-font_global" f_msg_font_size="eyJhbGwiOiIxMyIsInBvcnRyYWl0IjoiMTIifQ==" f_input_font_size="eyJhbGwiOiIxNCIsInBvcnRyYWl0IjoiMTIifQ==" f_input_font_weight="500" f_msg_font_weight="500" f_unsub_font_weight="500"]

Latest stories

spot_img

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here