24.2 C
Brasil
sábado, setembro 13, 2025
HomeBRASILGoverno de Rondônia realiza levantamento social e ambiental na Reserva Jaci Paraná,...

Governo de Rondônia realiza levantamento social e ambiental na Reserva Jaci Paraná, em Buritis

Date:

Related stories

Alero aprova R$ 67 milhões para aquisição de prédio para o futuro hospital

  Proposta busca viabilizar a implantação do Hospital de Urgência...

Rodoviária de Porto Velho recebe exposição de fuscas neste sábado, 13

    Evento em parceria com Amigos do Fusca reúne modelos...

Semed publica errata sobre cronograma do projeto

  Confira o calendário atualizado na publicação Retificação garante mais clareza...

COLISÃO ENTRE CARRO E MOTO NA BR-364

  Um acidente envolvendo um carro modelo Gol, de cor...
spot_imgspot_img

Ação da Sepat busca mapear condições das famílias residentes para garantir decisões justas e sustentáveis em áreas protegidas da Resex Jaci Paraná.

O governo de Rondônia está atuando na Reserva Extrativista Jaci Paraná, em Buritis, com um levantamento socioeconômico e ambiental que visa mapear a realidade das famílias residentes e orientar futuras decisões judiciais sobre ocupação em áreas protegidas. A ação, iniciada em 6 de julho e conduzida pela Secretaria de Estado de Patrimônio e Regularização Fundiária (Sepat), atende ao Ofício nº 9775/2025, com diretrizes fundamentadas no Supremo Tribunal Federal (ADPF 828/DF). O trabalho segue até 21 de julho.

Servidores da Sepat percorrem as propriedades da unidade de conservação coletando informações sobre condições de moradia, acesso a serviços básicos e vínculo das famílias com a terra. O foco do levantamento é identificar situações de vulnerabilidade social, como presença de idosos, crianças, gestantes, pessoas com deficiência ou doentes, além de avaliar o grau de dependência das famílias em relação à terra onde vivem.

Segundo o governador Marcos Rocha, a iniciativa reafirma o compromisso do estado com o desenvolvimento sustentável: “Nosso dever é agir com responsabilidade, respeitando a dignidade das pessoas e o meio ambiente. Essa atuação técnica e social da Sepat permitirá decisões justas, baseadas em dados concretos e sensibilidade humana.”

Governo de Rondônia realiza levantamento social e ambiental na Reserva Jaci Paraná, em Buritis - News Rondônia
Viuva a produtora Meire Romoaldo de 58 anos cuida sozinha da propriedade de onde tira o sustento desde 2002 | Foto – Eleni Caetano

Diagnóstico técnico e humano

O secretário da Sepat, David Inácio, ressaltou que o levantamento vai além do aspecto técnico. “Cada história importa. Estamos olhando para quem vive nessas áreas há décadas. O estado precisa tomar decisões equilibradas, conciliando justiça social e preservação ambiental.”

Um exemplo é a produtora Meire Romoaldo, de 58 anos, viúva e residente na reserva desde 2002. Ela mantém uma propriedade de 70 hectares onde cria gado de corte e cultiva arroz, feijão, mandioca, abacaxi e coco. Mesmo dependente da terra para seu sustento, Meire preserva rigorosamente as matas ciliares e nascentes da área, demonstrando consciência ambiental.

Compromisso com soluções equilibradas

O levantamento na Resex Jaci Paraná reforça a postura do governo estadual em priorizar políticas públicas que respeitem os direitos fundamentais dos moradores e a preservação ambiental. A coleta de dados visa subsidiar o controle externo em decisões judiciais futuras, garantindo que qualquer medida de desocupação, se necessária, seja pautada pela responsabilidade social e ambiental.

“É um trabalho técnico, mas também é humano”, reforçou o secretário David Inácio.

Subscribe

- Never miss a story with notifications

- Gain full access to our premium content

- Browse free from up to 5 devices at once

[tds_leads input_placeholder="Your email address" btn_horiz_align="content-horiz-center" pp_msg="SSd2ZSUyMHJlYWQlMjBhbmQlMjBhY2NlcHQlMjB0aGUlMjAlM0NhJTIwaHJlZiUzRCUyMiUyMyUyMiUzRVByaXZhY3klMjBQb2xpY3klM0MlMkZhJTNFLg==" pp_checkbox="yes" tdc_css="eyJhbGwiOnsibWFyZ2luLXRvcCI6IjMwIiwibWFyZ2luLWJvdHRvbSI6IjQwIiwiZGlzcGxheSI6IiJ9LCJwb3J0cmFpdCI6eyJtYXJnaW4tdG9wIjoiMTUiLCJtYXJnaW4tYm90dG9tIjoiMjUiLCJkaXNwbGF5IjoiIn0sInBvcnRyYWl0X21heF93aWR0aCI6MTAxOCwicG9ydHJhaXRfbWluX3dpZHRoIjo3NjgsImxhbmRzY2FwZSI6eyJtYXJnaW4tdG9wIjoiMjAiLCJtYXJnaW4tYm90dG9tIjoiMzAiLCJkaXNwbGF5IjoiIn0sImxhbmRzY2FwZV9tYXhfd2lkdGgiOjExNDAsImxhbmRzY2FwZV9taW5fd2lkdGgiOjEwMTksInBob25lIjp7Im1hcmdpbi10b3AiOiIyMCIsImRpc3BsYXkiOiIifSwicGhvbmVfbWF4X3dpZHRoIjo3Njd9" display="column" gap="eyJhbGwiOiIyMCIsInBvcnRyYWl0IjoiMTAiLCJsYW5kc2NhcGUiOiIxNSJ9" f_msg_font_family="downtown-sans-serif-font_global" f_input_font_family="downtown-sans-serif-font_global" f_btn_font_family="downtown-sans-serif-font_global" f_pp_font_family="downtown-serif-font_global" f_pp_font_size="eyJhbGwiOiIxNSIsInBvcnRyYWl0IjoiMTEifQ==" f_btn_font_weight="700" f_btn_font_size="eyJhbGwiOiIxMyIsInBvcnRyYWl0IjoiMTEifQ==" f_btn_font_transform="uppercase" btn_text="Unlock All" btn_bg="#000000" btn_padd="eyJhbGwiOiIxOCIsImxhbmRzY2FwZSI6IjE0IiwicG9ydHJhaXQiOiIxNCJ9" input_padd="eyJhbGwiOiIxNSIsImxhbmRzY2FwZSI6IjEyIiwicG9ydHJhaXQiOiIxMCJ9" pp_check_color_a="#000000" f_pp_font_weight="600" pp_check_square="#000000" msg_composer="" pp_check_color="rgba(0,0,0,0.56)" msg_succ_radius="0" msg_err_radius="0" input_border="1" f_unsub_font_family="downtown-sans-serif-font_global" f_msg_font_size="eyJhbGwiOiIxMyIsInBvcnRyYWl0IjoiMTIifQ==" f_input_font_size="eyJhbGwiOiIxNCIsInBvcnRyYWl0IjoiMTIifQ==" f_input_font_weight="500" f_msg_font_weight="500" f_unsub_font_weight="500"]

Latest stories

spot_img

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here