28.5 C
Brazil
Tuesday, April 23, 2024
HomeBRASILMinistro de Putin chega ao Brasil, se reúne com o Itamaraty e...

Ministro de Putin chega ao Brasil, se reúne com o Itamaraty e aumenta desconfiança dos EUA

Date:

Related stories

Inovação e sustentabilidade no campo serão apresentadas na Rondônia Rural Show Internacional

As instalações dos estandes no Centro Tecnológico Vandeci Rack,...

Prazo para regularizar o licenciamento anual de veículos com placa final 4 vai até dia 30

Detran-RO alerta motoristas para regularizar licenciamento anual. Motoristas e proprietários...

Começa hoje o julgamento que pode cassar o mandato de Sérgio Moro

A equipe de Moro informou que o senador não...
spot_imgspot_img

Encontro busca discutir a relação comercial entre os países, assim como a guerra no Leste Europeu; expectativa é que Lula se reúna com Sergei Lavrov também nesta segunda, 17

O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, se reúne com o diplomata russo Sergei Lavrov

O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, se reúne nesta segunda-feira, 17, com o diplomata russo Sergei Lavrov. O encontro acontece no Palácio do Itamaraty, em Brasília, e tem como objetivo discutir a relação comercial entre Brasil e Rússia, assim como a guerra do país de Vladimir Putin com a Ucrânia. A expectativa é que o presidente brasileiro também se reúna nesta segunda com o ministro das Relações Exteriores russo. Desde que assumiu a presidência pela terceira vez, Luiz Inácio Lula da Silva tem defendido a formação de um “clube da paz” em busca de um acordo pacífico entre os dois países. Como a Jovem Pan mostrou, o mandatário conversou com o líder ucraniano Volodymyr Zelensky em março e reafirmou o “desejo do Brasil de conversar com outros países e participar de qualquer iniciativa em torno da construção da paz e do diálogo”, disse Lula na época, acrescentando que a “guerra não pode interessar a ninguém”.

Na semana passada, em viagem à China, o assunto voltou a ser discutido, desta vez em reunião com o presidente chinês Xi Jinping. No entanto, declaração mais recente do petista sobre a responsabilidade da Ucrânia e a influência dos Estados Unidos desagradam. No sábado, 15, em conversa com jornalistas nos Emirados Árabes UnidosLula voltou a dizer que Ucrânia também é responsável pela guerra com a Rússia. Segundo ele, o conflito no Leste Europeu foi uma decisão “tomada por dois países” e com influência de outras potências. “É preciso conversar com os Estados Unidos e com a União Europeia. Nós precisamos convencer as pessoas de que a paz é a melhor forma de estabelecer qualquer processo de conversação”, disse o mandatário. Antes de embarcar para os Emirados Árabes, o petista já havia dito que os EUA e a União Europeia precisam incentivar a paz e que a guerra só interessa à Rússia e à Ucrânia.

“É preciso que os Estados Unidos parem de incentivar a guerra e comecem a falar em paz. É preciso que a União Europeia comece a falar em paz para a gente poder convencer o Putin e o Zelensky de que a paz interessa a todo mundo e a guerra só está interessando aos dois”, afirmou. As declarações recentes de Lula, assim como a aproximação com a China e Rússia, geraram reação dos Estados Unidos e repercutem na imprensa internacional. O jornal Washington Post, em artigo publicado na última semana, aponta que o presidente brasileiro teria se recusado a se juntar com Joe Biden na condenação da invasão da Rússia à Ucrânia e reforça a aprovação de Brasília com Pequim, em um momento em que as relações entre EUA e China estão tensas.

Subscribe

- Never miss a story with notifications

- Gain full access to our premium content

- Browse free from up to 5 devices at once

Latest stories

spot_img

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

porn
london escorts
betoffice
uluslararası zati eşya taşımacılığı türkiyeden almanyaya ev taşıma uluslararası evden eve nakliyat türkiyeden kıbrısa evden eve nakliyat türkiyeden kıbrısa ev taşıma fiyatları türkiyeden ingiltereye evden eve nakliyat yurtdışına ev taşıma zati eşya taşımacılığı
deneme bonusu veren siteler