Mais de 300 pacientes dependem da distribuição gratuita do medicamento no Estado
A deputada estadual Dra. Taíssa (PSC) solicitou, em caráter de urgência, que a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), tome providências em relação ao baixo estoque de insulina nas unidades de saúde de Rondônia.
“Sabemos que a insulina é de suma importância para quem é diabético e que a ausência dela pode trazer graves complicações ao paciente e, até mesmo, levá-lo à morte. Por isso, determinei com urgência que os órgãos e secretarias competentes realizem estudos e adotem as providências necessárias para solucionar esse problema”, defende a deputada.
Recentemente, conforme divulgado pela mídia local, o estoque de insulina em Rondônia deve acabar nos próximos 60 dias e não há previsão para a reposição do medicamento. Segundo a Sesau, mais de 300 pacientes dependem da distribuição de insulina pelo Governo do Estado.
Na indicação, Dra. Taíssa reforça a necessidade de restabelecer a entrega do medicamento, bem como nas quantidades adequadas. “Temos pacientes que precisam tomar duas, três e até cinco unidades de insulina por dia. O medicamento é caro, custa em média R$ 560. Há moradores que não têm condições e, por isso, são dependentes do estoque do Estado. A situação é grave e precisamos dar uma resposta urgente a essa parcela da população”, finaliza a parlamentar.
FONTE: -Assessoria