Parlamentar ressaltou necessidade da união das bancadas federais da região Norte para resolver questões referentes à Regularização Fundiária
Em discurso na Câmara dos Deputados, em Brasília, a deputada federal Silvia Cristina (PL) anunciou a realização da 10ª Rondônia Rural Show Internacional (RRS), que acontecerá de 22 a 27 de maio, no município de Ji-Paraná. A parlamentar também aproveitou seu pronunciamento para falar sobre os embargos ambientais em Rondônia.
“Sobre a Rondônia Rural Show, podemos dizer que são dez anos de muito sucesso. Uma década que vem fomentando a economia do nosso estado através do que temos de mais rico, que é o agronegócio, o trabalho do homem do campo, porém, mesmo sendo de fundamental importância para o desenvolvimento do nosso estado, o trabalhador rural, o agricultor, vem sofrendo com os embargos do IBAMA”, enfatizou a deputada.
A parlamentar citou que alguns prazos impostos pelo IBAMA aos trabalhadores rurais, para a recuperação de área degradada, seriam, segundo Silvia Cristina, “impossíveis de cumprir”.
“Como pode um produtor, um agricultor, um trabalhador do campo, ter um prazo de cinco dias para, por exemplo, retirar seu rebanho de suas terras?”. Pensando nessas pessoas e em muitas famílias, tivemos uma reunião com a bancada federal da região Norte, onde ficou acertado a prorrogação desse prazo, após um compromisso do presidente do IBAMA, Rodrigo Agostinho, com os representantes dos estados da região Norte”, informou Silvia.
Ainda de acordo com a parlamentar, a prorrogação é válida para aqueles que fizerem a reivindicação contra o embargo, ao recorrerem à Justiça. Para a deputada, o Governo Federal “ainda deve ao povo brasileiro, a regularização fundiária”,
“Especialmente ao homem do campo. Aliás, esse assunto é tão falado neste Plenário, no entanto, pouca coisa é feita em relação a Regularização Fundiária. Ninguém quer desmatamento, principalmente o homem do campo que tanto precisa, mas precisamos tratar esse tema para, de fato, darmos o direito às terras a quem realmente é dono, e com isso, termos paz no campo e fazer com que esses agricultores tenham a oportunidade de trabalhar de forma correta, de terem seu financiamento e poder produzir mais. E isso só se faz com Regularização Fundiária”, argumentou a parlamentar.
A deputada ressaltou aos demais deputados federais, a importância de tratar o tema com mais urgência e eficiência, com a união de todas as bancadas da região Norte, em especial, da bancada federal de Rondônia.
“A Rondônia Rural Show é um orgulho nosso, algo a ser comemorado, mas por outro lado, temos que continuar trabalhando para uma resposta na prática, para que o nosso agricultor, nosso pecuarista, o homem trabalhador do campo, se sinta realmente e definitivamente em paz”, concluiu a deputada Silvia Cristina.
FONTE: – News Rondônia