22.1 C
Brazil
Wednesday, December 4, 2024
HomeGERALConfúcio Moura apoia revitalização cacaueira com distribuição de mudas.

Confúcio Moura apoia revitalização cacaueira com distribuição de mudas.

Date:

Related stories

Cultura e oportunidade de negócios, festival Duelo na Fronteira movimenta economia regional

Guajará-Mirim e cidades vizinhas registraram um aumento expressivo no...

Inscrições de processo seletivo para atuar no ensino profissionalizante começa nesta segunda-feira, 18

Processo seletivo visa contratação temporária de profissionais para atuar...

Ambientes frescos e confortáveis: dicas para preparar a casa para o verão

Aprenda estratégias práticas para refrescar os ambientes, melhorar a...
spot_imgspot_img

A distribuição de 2,1 milhões de mudas de cacau clonal em Ariquemes, Cacoal, Jaru, Governador Jorge Teixeira, Theobroma e Nova União. “Municípios dispostos a cultivá-lo é o primeiro passo para a revitalização dessa lavoura em Rondônia. Depois da ascensão e queda, este é o melhor momento”, afirma o senador Confúcio Moura.

Reunido esta semana com produtores, o parlamentar informou que colocará recursos financeiros à disposição deles, via emenda parlamentar.

“Inicialmente, investimentos de R$ 10 milhões, todo dinheiro destinado ao fortalecimento da agricultura familiar”, explicou o senador. Quarenta e sete anos atrás, o cacau se tornava o ícone da agricultura de Ariquemes, quando a cidade recebia produtores baianos e uma forte participação técnica da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira. O Projeto Burareiro foi praticamente o berço da cultura no Vale do Jamari.

HISTÓRIA
Em 1979, um fungo cientificamente conhecido por Crinipellis perniciosa, e popularmente por “vassoura de bruxa”, atrapalhava os planos, negócios e projeções futuras dos produtores.

A notícia correu o País, os jornais noticiaram o momento entristecedor. Atualmente há mudas resistentes a doenças fúngicas. Lembrando as origens, o senador Confúcio disse: “Ariquemes nasceu com o cacau, duzentos pioneiros plantaram lavouras. Agora, não vamos mais repetir os erros do passado”, disse.

Em 1975, Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Governo do Território e a Prefeitura de Porto Velho iniciavam os projetos de assentamento dirigido Marechal Dutra e Burareiro. Antes, em 1972, o Incra havia enviado técnicos à região do Jamari para estudar a desapropriação de terras públicas nas quais nasceram o Marechal e o Burareiro, o primeiro para incentivar a cultura cafeeira, o segundo para lavouras de cacau.

Cada assentado no Burareiro (5º grande projeto do Incra em Rondônia) recebia um lote de 250 hectares, enquanto o lote do Marechal media cem hectares. Entre 1975 e 1977 entravam no território federal 3.150 famílias, a maioria desembarcando de caminhões paus-de-arara e de ônibus. De 1974 a 1996, os dois projetos assentaram 4.832 colonos, com autorizações de ocupação e títulos definitivos.

“Queremos hoje fazer diferente: todos os pequenos produtores, ou aqueles iniciais poderão plantar pelo menos um ou dois hectares de cacau em sua propriedade”, anunciou Confúcio.

O senador está tão animado quanto os demais ariquemenses dedicados a essa lavoura e ainda sem dispor de dinheiro para ampliá-la. “Isso é possível, há mão de obra caseira, não precisará contratar pessoas, o que significa incremento à microeconomia local, proporcionando dinheiro e riqueza para a cidade”, comprometeu-se Confúcio.

Em setembro do na o passado, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgava pesquisa de Produção Agrícola Municipal, segundo a qual, o cacau se tornava a segunda cultura permanente com maior área destinada à colheita em Rondônia.

Dos municípios que o cultivam, destaca-se Jaru, o maior deles, alcançando 1.276 toneladas em 2021. Em seguida, Buritis (743 toneladas), Ouro Preto do Oeste (720 toneladas), Monte Negro (307 toneladas) e Cacaulândia (209 toneladas).

SECRETÁRIO ANIMADO

Para o secretário municipal de agricultura de Ariquemes, Antônio Marcos de Moura, a revitalização apoiada pelo senador é significativa para o setor.
Ele acredita que o repasse financeiro via emendas a ser feito pelo senador possibilitará o atendimento a aproximadamente 150 famílias. O cacau apresentou um aumento de produção de 2,3% entre 2017 e 2021, passando de 5.055 toneladas para 5.171 toneladas, mesmo com a redução de 10,4% no tamanho da área destinada à colheita.

A VOLTA EM CACOAL

O secretário municipal de agricultura em Cacoal, Roberto Silva,  elogiou o senador: “Ele é um grande incentivador da agricultura em Rondônia, além de ter um olhar carinhoso para atender a tantas outras demandas. Emociona-me saber que ele é parceiro e vai incentivar maciçamente na reconstituição do nome de Cacoal, que vem do cacau.”

Ao que o senador observou: “Nada melhor do que acrescentar um novo fator econômico além do café; as terras são boas, há muitos pequenos agricultores em Cacoal, e o nosso trabalho em Brasília será alocar recursos para adquirir mudas clonais resistentes a doenças, e o agricultor poder plantar.” Lembrou que o

Subscribe

- Never miss a story with notifications

- Gain full access to our premium content

- Browse free from up to 5 devices at once

Latest stories

spot_img

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

porn
london escorts
betoffice
uluslararası zati eşya taşımacılığı türkiyeden almanyaya ev taşıma uluslararası evden eve nakliyat türkiyeden kıbrısa evden eve nakliyat türkiyeden kıbrısa ev taşıma fiyatları türkiyeden ingiltereye evden eve nakliyat yurtdışına ev taşıma zati eşya taşımacılığı
deneme bonusu veren siteler