29 C
Brazil
Wednesday, April 24, 2024
HomeRondôniaHospital de Base de RO será o 1° da região Norte a...

Hospital de Base de RO será o 1° da região Norte a fazer transplante de tecido ósseo.

Date:

Related stories

Inovação e sustentabilidade no campo serão apresentadas na Rondônia Rural Show Internacional

As instalações dos estandes no Centro Tecnológico Vandeci Rack,...

Prazo para regularizar o licenciamento anual de veículos com placa final 4 vai até dia 30

Detran-RO alerta motoristas para regularizar licenciamento anual. Motoristas e proprietários...

Começa hoje o julgamento que pode cassar o mandato de Sérgio Moro

A equipe de Moro informou que o senador não...
spot_imgspot_img

Hospital recebeu credenciamento em 2019 para realização do procedimento cirúrgico, mas por conta da pandemia da Covid-19, o processo foi paralisado.

O Hospital de Base (HB) Ary Pinheiro, em Porto Velho, será o 1° da região Norte a realizar cirurgias de transplante de tecido ósseo. A informação foi confirmada nesta semana pela diretoria da unidade de saúde.

O credenciamento para o HB fazer esse tipo de intervenção cirúrgica foi dado em 2019, por meio do Sistema Nacional de Transplantes (SNT).

No entanto, de acordo com o médico transplantador Rodrigo Vick, do HB, a pandemia fez todos os transplantes serem paralisados, inclusive os ósseos, sendo estes retomados apenas em fevereiro deste ano.

“Durante a pandemia os recursos que seriam para a implementação das estruturas das cirurgias de transplante de tecido ósseo foram transferidos para o que mais precisava: atender os pacientes de Covid-19 “, explicou Rodrigo.

Para dar início ao processo da implementação das cirurgias em Rondônia, no fim de julho houve uma capacitação com os profissionais do HB. O treinamento foi no Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia Jamil Haddad (INTO), do Ministério da Saúde, no Rio de Janeiro.

Nesta capacitação, os profissionais de saúde viram como é feito todo o processo de transplante de tecido ósseo.

A Coordenadora do Transplante Ósseo, Thais Santos, explicou ao g1 que os trâmites estão em andamento e os primeiros transplantes podem ser realizados ainda neste mês de agosto.

“Estamos aptos para fazer as cirurgias, pois temos dois médicos transplantadores treinados; o Nelson Marquezini e Rodrigo Vick . Só estamos esperando a renovação da credencial, que deve ser enviada em breve. Fora isso, todos os equipamentos necessários já estão disponíveis no HB”, afirma a coordenadora.

Por ser o único hospital credenciado pelo SNT na região Norte, o instituto estipulou que o Hospital de Base seja o “ponto-satélite” para receber todos os tecidos e fazer a distribuição aos hospitais do Acre, Amazonas, Pará e Roraima ( devido à facilidade logística).

Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), o processo de compra de um freezer adaptado a -80º C, ideal para armazenamento de tecidos e cartilagens ósseas na temperatura certa, já está em andamento.

Subscribe

- Never miss a story with notifications

- Gain full access to our premium content

- Browse free from up to 5 devices at once

Latest stories

spot_img

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

porn
london escorts
betoffice
uluslararası zati eşya taşımacılığı türkiyeden almanyaya ev taşıma uluslararası evden eve nakliyat türkiyeden kıbrısa evden eve nakliyat türkiyeden kıbrısa ev taşıma fiyatları türkiyeden ingiltereye evden eve nakliyat yurtdışına ev taşıma zati eşya taşımacılığı
deneme bonusu veren siteler