15.4 C
Brazil
Tuesday, July 16, 2024
HomeRondôniaMarcos Rocha ressalta que diminuição de crimes violentos sinaliza o êxito das...

Marcos Rocha ressalta que diminuição de crimes violentos sinaliza o êxito das políticas públicas voltadas para garantir a segurança da população.

Date:

Related stories

Inovação e sustentabilidade no campo serão apresentadas na Rondônia Rural Show Internacional

As instalações dos estandes no Centro Tecnológico Vandeci Rack,...

Prazo para regularizar o licenciamento anual de veículos com placa final 4 vai até dia 30

Detran-RO alerta motoristas para regularizar licenciamento anual. Motoristas e proprietários...

Começa hoje o julgamento que pode cassar o mandato de Sérgio Moro

A equipe de Moro informou que o senador não...
spot_imgspot_img

Marcos Rocha ressalta que diminuição de crimes violentos sinaliza o êxito das políticas públicas voltadas para garantir a segurança da população.

Rondônia registra redução de 19,1% no índice de assassinatos no primeiro semestre de 2023, conforme levantamento nacional elaborado por um portal de notícias, com base em dados oficiais de todos os estados, e divulgado na quinta-feira (17). O bom resultado é reflexo das ações do Governo de Rondônia em dotar as forças policiais do Estado de inovação, tecnologia e condições para realizar operações estratégicas, inteligentes e eficientes.

O levantamento levou em consideração a contabilização de vítimas de homicídios dolosos, incluindo os feminicídios; latrocínios e lesões corporais seguidas de morte. O registro de homicídios dolosos, incluindo feminicídio, no primeiro semestre de 2022, foi de 502 casos no Estado, já no mesmo período de 2023, 213 mortes foram registradas, o que representa menos 289 vidas perdidas. Quanto aos latrocínios, em 2022, foram 14 casos e em 2023, no mesmo período, três.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a diminuição de crimes violentos sinaliza o êxito das políticas públicas voltadas para garantir a segurança da população. “A redução da taxa de homicídios é um sinal positivo na Segurança Pública e mostra o trabalho intensivo na melhoria das ações de prevenção criminal e trabalho efetivo realizado por nossas forças policiais, e tudo isso reflete na qualidade de vida da população. Vamos continuar investindo na proteção da nossa sociedade”, afirmou.

O secretário de Segurança, Defesa e Cidadania – Sesdec, Felipe Bernardo Vital, atribui esses resultados ao trabalho incessante das polícias. “A atuação das Forças de Segurança acontecem de forma integrada, o que gera mais resultados, de forma simultânea e harmônica. Temos muitas ações sendo desenvolvidas, e o combate à criminalidade é a nossa missão”, enfatizou.

DADOS

Segundo dados da Sesdec, também houve queda na quantidade de roubos consumados. No primeiro semestre de 2022 foram registrados 18.712 casos; no mesmo período de 2023 foram registrados 8.380, 10.332 casos a menos. Rondônia também registra menos roubos/ furtos de veículos. No primeiro semestre de 2022, 3.989 casos foram registrados; em 2023 foram 1.763 ocorrências do tipo, 2.226 a menos que no ano anterior. Quanto à ocorrência de  estupro, em 2022, de janeiro a junho, houve 351 casos registrados; no mesmo período de 2023, 244 ocorrências foram registradas, 107 a menos que o ano anterior.

No que diz respeito a estupro de vulnerável, o Estado registrou 859 casos no primeiro semestre de 2022, no mesmo período em 2023, 528 ocorrências foram notificadas, 331 a menos. Casos de violência doméstica (lesão corporal) também tiveram queda. Foram notificados de janeiro a junho de 2022, 4.095 casos e em 2023, no mesmo período, 2.139 ocorrências foram registradas, são 1.956 casos a menos em todo Estado.

MAIS SEGURANÇA

Para o enfrentamento da criminalidade e fortalecimento da segurança da população, o Governo de Rondônia, por meio da Sesdec, criou diversas ações como a Operação Máximus, que visa coibir o furto e roubo, bem como os crimes contra a vida; Operação Disque Silêncio: para averiguação de crimes de perturbação do sossego; Operação Reforço Policial, com o objetivo de diminuir o tempo de resposta da polícia no atendimento das solicitações através do 190.

E ainda a Operação Visibilidade, que busca trazer sensação de segurança à sociedade, com pontos fixos em cruzamentos com grande fluxo de pessoas, nos horários de maior movimento; Operação Fio Desencapado que tem o objetivo de inibir o mercado ilícito de cobre na Capital, assim como hidrômetros, fios elétricos, alumínio e baterias.

Foi criado também o Programa Cidade Segura, que apresenta resultados cada vez mais expressivos no combate à criminalidade, com muitas operações realizadas com abordagens preventivas e repressivas, e grandes apreensões de entorpecentes, o que resulta em uma sensação geral de segurança e confiança na capacidade das Forças de Segurança em proteger os cidadãos rondonienses.

Subscribe

- Never miss a story with notifications

- Gain full access to our premium content

- Browse free from up to 5 devices at once

Latest stories

spot_img

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

porn
london escorts
betoffice
uluslararası zati eşya taşımacılığı türkiyeden almanyaya ev taşıma uluslararası evden eve nakliyat türkiyeden kıbrısa evden eve nakliyat türkiyeden kıbrısa ev taşıma fiyatları türkiyeden ingiltereye evden eve nakliyat yurtdışına ev taşıma zati eşya taşımacılığı
deneme bonusu veren siteler