21.3 C
Brasil
segunda-feira, fevereiro 26, 2024
HomeBRASILPF deixará Bolsonaro "sangrar" politicamente antes de pedir sua prisão a Alexandre...

PF deixará Bolsonaro “sangrar” politicamente antes de pedir sua prisão a Alexandre de Moraes.

Date:

Related stories

spot_imgspot_img
Investigadores querem esperar o fim do mandato de Aras na PGR e construir um “clima” político mais favorável antes de pedir a prisão de Bolsonaro.

A revelação de que o tenente-coronel Mauro Cid estaria pronto para entregar Jair Bolsonaro (PL) no caso da venda de joias no exterior provocou agitação no cenário político, com muitos observadores especulando sobre a possibilidade iminente de o ex-ocupante do Palácio do Planalto ser preso. No entanto, a estratégia traçada pela Polícia Federal e pelo Supremo Tribunal Federal (STF) busca um caminho diferente, diz Malu Gaspar, do jornal O Globo.

Segundo os planos dos investigadores, Bolsonaro ainda enfrentará uma prolongada “sangria” política antes de ir para a cadeia.

Há duas vias potenciais para a detenção de Bolsonaro, explica a jornalista. A opção atual seria a prisão preventiva, uma vez que ele não foi formalmente indiciado, denunciado ou condenado. A decretação de prisão preventiva requer evidências de que a pessoa está interferindo ou pode interferir nas investigações em curso. Agentes federais envolvidos no caso indicam que existem algumas evidências nesse sentido, porém não são de conhecimento público e não seria o momento apropriado para divulgá-las. Ademais, essas evidências não seriam substanciais o suficiente para sustentar um pedido de prisão preventiva de Bolsonaro.

Outro desafio significativo para a Polícia Federal é a Procuradoria Geral da República (PGR), que até agora não tem respaldado as ações da Polícia Federal. A PGR se opôs, por exemplo, à prisão preventiva do ex-diretor da Polícia Rodoviária Federal (PRF) Silvinei Vasques, efetuada sob a determinação do ministro Alexandre de Moraes em 9 de agosto.

Apesar de os pareceres da subprocuradora-geral da República Lindôra Araújo, considerada próxima à família Bolsonaro e confiável pelo PGR Augusto Aras, terem sido desconsiderados nas decisões de Moraes, na Polícia Federal avalia-se que prender um ex-presidente requer, no mínimo, um consenso entre os órgãos envolvidos na investigação, incluindo o Ministério Público. Diante deste cenário, fontes da PF ouvidas pela colunista, bem como interlocutores de Moraes, sugerem que o indiciamento e a denúncia de Bolsonaro ao Supremo não ocorrerão antes do fim do mandato de Aras, previsto para o final de setembro.

Enquanto aguardam a nomeação de um novo procurador-geral, a estratégia é continuar a pressão sobre Bolsonaro, tanto no inquérito relacionado às joias sauditas quanto nos eventos de 8 de janeiro, e agora no inquérito que investiga a suposta participação do hacker Walter Delgatti Neto em um esforço para minar a confiabilidade do sistema eleitoral. Os investigadores esperam fortalecer a coleta de evidências e atrair potenciais delatores que possam enriquecer os detalhes sobre as atividades ocorridas no Palácio do Planalto e ao redor de Bolsonaro nos meses que antecederam as eleições e o 8 de janeiro.

Tanto os agentes da Polícia Federal quanto Moraes reconhecem que prender um ex-diretor da PRF ou até mesmo um ex-ministro é uma questão distinta de prender um ex-presidente. Dentro do Supremo, é reconhecido que, para atingir esse nível de ação, é necessário primeiro “construir um clima” favorável na opinião pública e no Congresso, a fim de minimizar possíveis tumultos e controvérsias entre os principais líderes institucionais de Brasília quando a prisão for efetuada.

Para estrategistas envolvidos na abordagem a Bolsonaro, não é politicamente viável apressar sua prisão antes que um contexto político favorável seja estabelecido. Há quem defenda até que Bolsonaro “sangre” em liberdade até que seu julgamento no Supremo ocorra. Com o trabalho célere da Polícia Federal e de Moraes, não se espera que essa situação se prolongue. A expectativa é de que o processo esteja concluído nos primeiros meses de 2024.

Fonte: Brasil247

Subscribe

- Never miss a story with notifications

- Gain full access to our premium content

- Browse free from up to 5 devices at once

Latest stories

spot_img

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

porn
london escorts
betoffice
uluslararası zati eşya taşımacılığı türkiyeden almanyaya ev taşıma uluslararası evden eve nakliyat türkiyeden kıbrısa evden eve nakliyat türkiyeden kıbrısa ev taşıma fiyatları türkiyeden ingiltereye evden eve nakliyat yurtdışına ev taşıma zati eşya taşımacılığı
deneme bonusu veren siteler