29.6 C
Brazil
Friday, April 12, 2024
HomeCAPITALConfúcio critica falta de vagas para cotista nas faculdades públicas de Rondônia...

Confúcio critica falta de vagas para cotista nas faculdades públicas de Rondônia enquanto particulares se proliferam

Date:

Related stories

Inovação e sustentabilidade no campo serão apresentadas na Rondônia Rural Show Internacional

As instalações dos estandes no Centro Tecnológico Vandeci Rack,...

Prazo para regularizar o licenciamento anual de veículos com placa final 4 vai até dia 30

Detran-RO alerta motoristas para regularizar licenciamento anual. Motoristas e proprietários...

Começa hoje o julgamento que pode cassar o mandato de Sérgio Moro

A equipe de Moro informou que o senador não...
spot_imgspot_img

 Confira o pronunciamento

Em seu discurso no Plenário nesta quinta-feira (31), o senador Confúcio Moura (MDB-RO) expressou críticas em relação à escassez de investimentos nas universidades do Norte. Ele salientou que as instituições localizadas em Rondônia, Acre, Amapá e Roraima são as de menor porte no país e enfrentam desafios decorrentes da insuficiência de recursos destinados à manutenção de suas estruturas. Confúcio solicitou ao ministro da Educação, Camilo Santana, a viabilização da construção de um hospital universitário e o aumento das vagas no curso de medicina na Universidade Federal de Rondônia (Unir), que, desde a sua criação há duas décadas, oferta apenas 50 vagas. As informações são da Agência Senado.

O senador destacou que Rondônia é o único estado que não dispõe de um hospital universitário, o que impede a adequada capacitação dos estudantes na área da saúde. Além disso, ele enfatizou que a carência de vagas no curso de medicina em Rondônia compromete a aplicação da Lei de Cotas, prejudicando as minorias étnicas que teriam a oportunidade de ingressar no ensino superior.

— E cadê a Lei de Cotas para índios, quilombolas, os negros, os pobres, os alunos das escolas públicas? Eles não têm condições! São apenas 25 — 25! — vagas para as cotas — disse o senador, lembrando que, enquanto a Universidade Federal de Rondônia segue com o mesmo número de vagas há 20 anos, proliferam as faculdades particulares de medicina, inacessíveis para os mais pobres, pois somente uma minoria pais de alunos conseguem pagar de R$9 mil a R$12 mil de mensalidade.

Segundo Confúcio, é viável aumentar o número de vagas no curso de medicina para 150, sendo 100 vagas em Porto Velho e a criação de 50 novas vagas no campus de Ariquemes (RO).

— Quero que o meu discurso seja anotado lá pelos assessores do ministro Camilo Santana […]. Anote o que estou falando aqui. Isso aqui não é um trabalho banal, não é um pedido insignificante, ele representa muito para o nosso estado, que tem pouco. […] O hospital universitário e mais vagas para o curso de Medicina, que possa abrigar pelo menos 75 meninos pela Lei de Cotas — afirmou o senador.

Além disso, Confúcio ressaltou a falta de refeitórios e de fornecimento de alimentos para os estudantes nas universidades federais da Região Norte. Ele sublinhou que todas as universidades federais naquela região sofrem com a carência de recursos.

— Chega de omissão! É histórico o menosprezo do Ministério da Educação com as pequenas universidades do Norte do Brasil. É lá que se concentra a desigualdade abissal em relação ao restante do país. Os indicadores da Amazônia são os piores do Brasil. Então, para fazer justiça equitativa, precisamos dar mais a quem tem menos. E isso é justiça!

CONFIRA:

 

https://youtube.com/watch?v=9YDbsKyAuDI%3Fsi%3DEbxCcY3Rn2mLCiLZ

PolíticaCONGRESSO

Subscribe

- Never miss a story with notifications

- Gain full access to our premium content

- Browse free from up to 5 devices at once

Latest stories

spot_img

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

porn
london escorts
betoffice
uluslararası zati eşya taşımacılığı türkiyeden almanyaya ev taşıma uluslararası evden eve nakliyat türkiyeden kıbrısa evden eve nakliyat türkiyeden kıbrısa ev taşıma fiyatları türkiyeden ingiltereye evden eve nakliyat yurtdışına ev taşıma zati eşya taşımacılığı
deneme bonusu veren siteler