Estado supera a média nacional de endividamento, com destaque para o crescimento das contas de Utilities.
O cenário de inadimplência em Rondônia revela números preocupantes, com mais de 606 mil rondonienses acumulando dívidas que somam incríveis R$ 3 bilhões. Cada cidadão endividado, em média, enfrenta uma carga de R$ 5,2 mil em compromissos financeiros. Esse dado impactante representa 44,75% da população adulta do estado, ultrapassando a média nacional de 43,88%. Os números são referentes ao mês de agosto e fazem parte do Mapa da Inadimplência da Serasa, que monitora mensalmente o endividamento no país.
A maior parcela das dívidas em Rondônia está concentrada em três setores principais: Utilities, que engloba contas de gás, água e luz (43,17%); Bancos e Cartões (17,46%); e o setor de Varejo (16,63%). Isso demonstra uma diversificação das origens das dívidas no estado.
Faixas Etárias
Quanto à distribuição por faixas etárias, os maiores inadimplentes têm idades entre 26 e 40 anos, representando 36,6% do total, seguidos pela população entre 41 e 60 anos, com 35,0%, e por pessoas acima de 60 anos, totalizando 15,1% dos endividados.
Crescimento Nacional
É importante ressaltar que, em agosto, o número de brasileiros que não conseguem pagar suas contas voltou a crescer, encerrando dois meses consecutivos de queda. O país registra um total de 71,74 milhões de inadimplentes, com 320 mil novas pessoas ingressando nessa situação em relação a julho.
Impacto do Setor de Utilities
Um dos fatores que contribuíram para esse cenário foi o aumento significativo de 2,97 pontos percentuais no setor de Utilities, que engloba as contas de gás, água e luz, desde o início deste ano. Esse setor agora representa 24,47% das dívidas em Rondônia, marcando o maior valor desde o início da série histórica em janeiro de 2019, conforme divulgado pela Serasa.
Limpa nome
A Serasa oferece uma série de programas com o objetivo de contribuir para a redução da inadimplência e a melhoria desses dados alarmantes. Somente nos canais oficiais do Serasa Limpa Nome, estão disponíveis mais de 76 milhões de ofertas para regularização de dívidas. Os devedores podem aproveitar descontos de até 99% ao quitar débitos com mais de 400 empresas de diversos segmentos.