Segundo governo da Rússia, a suspensão é temporária e destinada a “estabilizar o mercado doméstico”
A Rússia anunciou nesta quinta-feira (21/9) que vai impor uma restrição temporária à exportação de petróleo e diesel com o objetivo de “estabilizar o mercado doméstico”, de acordo com informações da agência estatal de notícias Ria Novosti.
Segundo o Kremlin, a suspensão é temporária e destinada a enfrentar o aumento de preços no país. O governo russo, no entanto, não divulgou um prazo para o término das restrições.
Apesar da suspensão, a Rússia anunciou que haverá algumas exceções. Serão permitidas exportações para países da União Econômica Eurasiática (formada por Armênia, Bielorrússia, Cazaquistão e Quirguistão, além da Rússia) e para fins de ajuda humanitária.
Nesta semana, os preços da gasolina dispararam no mercado doméstico russo, atingindo máximas históricas, em um momento de enfraquecimento do rublo (a moeda local) e aumento dos preços internacionais do petróleo, além de um período sazonal de manutenção das refinarias, o que restringe a oferta.
O anúncio do governo russo mexeu com o mercado e levou o preço do petróleo do tipo Brent a ultrapassar os US$ 100 por barril.