25.1 C
Brasil
quinta-feira, fevereiro 29, 2024
HomeMUNDOJustiça do Colorado proíbe Donald Trump de disputar eleição no estado.

Justiça do Colorado proíbe Donald Trump de disputar eleição no estado.

Date:

Related stories

Fluminense recebe LDU em busca do título da Recopa Sul-Americana

Tricolor precisa de vitória em jogo transmitido pela Rádio...

Apostador de Porto Velho ganha prêmio milionário na Lotofácil

Sorteio especial final zero rende R$ 1.693.216,49 ao vencedor...

Último dia para pagamento do IPTU com 10% de desconto

Pagamentos em parcela única feitos até às 20h desta...
spot_imgspot_img

Decisão da Suprema Corte se limita às primárias do partido republicano

Porto Velho, RO – A Suprema Corte do estado norte-americano do Colorado desqualificou, nesta terça-feira, o ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump da cédula de votação para a eleição presidencial no estado em 2024 por causa de seu papel no ataque ao Capitólio dos EUA em 6 de janeiro de 2021 por seus apoiadores.

A decisão faz de Trump o primeiro candidato presidencial na história dos EUA a ser considerado inelegível para a Casa Branca com base em uma disposição raramente usada da Constituição dos EUA que proíbe o exercício do cargo por autoridades que tenham se envolvido em “insurreição ou rebelião”.

O tribunal concluiu que a Constituição dos EUA proíbe que o candidato à frente da indicação republicana em 2024 apareça na cédula eleitoral devido ao seu papel de instigar a violência contra o governo dos EUA.

A decisão se aplica somente às primárias republicanas de 5 de março no estado, mas sua conclusão provavelmente também afetaria o status de Trump para a eleição geral de 5 de novembro. Analistas eleitorais não partidários consideram o Colorado um estado seguramente democrata, o que significa que o presidente norte-americano, Joe Biden, provavelmente vencerá no estado independentemente do destino de Trump.

O caso foi apresentado por um grupo de eleitores do Colorado, auxiliados pelo grupo Cidadãos pela Responsabilidade e Ética em Washington, que argumentou que Trump deveria ser desqualificado por incitar seus partidários a atacar o Capitólio em uma tentativa fracassada de obstruir a transferência do poder presidencial para Biden após a eleição de 2020.

Outro lado

A equipe de campanha de Trump considerou a decisão do tribunal “falha” e “antidemocrática”, e disse que ela seria objeto de recurso.

“A Suprema Corte do Colorado emitiu uma decisão completamente falha hoje à noite e nós entraremos rapidamente com um recurso na Suprema Corte dos Estados Unidos e um pedido simultâneo de suspensão dessa decisão profundamente antidemocrática”, disse um porta-voz da campanha de Trump.

Na Suprema Corte dos EUA, a maioria conservadora de 6 a 3 inclui três nomeados por Trump.

A campanha de Trump condenou as contestações pela 14ª Emenda como uma tentativa de negar a milhões de eleitores sua escolha preferida para presidente.

A decisão é uma vitória para grupos e eleitores anti-Trump que montaram várias contestações legais semelhantes à candidatura de Trump de acordo com a seção 3 da 14ª Emenda, que foi promulgada após a Guerra Civil.

A decisão reverte a sentença de um juiz de primeira instância que considerou que Trump se envolveu em insurreição ao incitar seus partidários à violência, mas, como presidente, Trump não era uma “autoridade dos Estados Unidos” que poderia ser desqualificado de acordo com a emenda.

Um advogado de Trump argumentou que o ataque ao Capitólio não foi grave o suficiente para ser qualificado como uma insurreição e que os comentários de Trump para seus apoiadores em Washington naquele dia foram protegidos por seu direito à liberdade de expressão. O advogado alegou que os tribunais não têm autoridade para ordenar que Trump seja retirado das urnas.

O tribunal do Colorado disse que a decisão está suspensa até 4 de janeiro de 2024, para permitir recursos.

Fonte: AG/BR

Subscribe

- Never miss a story with notifications

- Gain full access to our premium content

- Browse free from up to 5 devices at once

Latest stories

spot_img

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

porn
london escorts
betoffice
uluslararası zati eşya taşımacılığı türkiyeden almanyaya ev taşıma uluslararası evden eve nakliyat türkiyeden kıbrısa evden eve nakliyat türkiyeden kıbrısa ev taşıma fiyatları türkiyeden ingiltereye evden eve nakliyat yurtdışına ev taşıma zati eşya taşımacılığı
deneme bonusu veren siteler