19.6 C
Brazil
Thursday, May 30, 2024
HomeGERALPrefeito Hildon Chaves recebe relatório com os avanços na educação de Porto...

Prefeito Hildon Chaves recebe relatório com os avanços na educação de Porto Velho

Date:

Related stories

Inovação e sustentabilidade no campo serão apresentadas na Rondônia Rural Show Internacional

As instalações dos estandes no Centro Tecnológico Vandeci Rack,...

Prazo para regularizar o licenciamento anual de veículos com placa final 4 vai até dia 30

Detran-RO alerta motoristas para regularizar licenciamento anual. Motoristas e proprietários...

Começa hoje o julgamento que pode cassar o mandato de Sérgio Moro

A equipe de Moro informou que o senador não...
spot_imgspot_img

Alfabetiza Porto Velho foi destacado, por ampliar o aprendizado nos alunos do 1º ao 3º ano do fundamental

Porto Velho, RO – Porto Velho atravessa um momento de avanço em todas as áreas. E um dos setores que o município experimentou mais avanços foi a educação infantil, com investimentos e a implantação de programas e ações que impulsionaram o desempenho dos alunos e a qualidade educacional.

Na manhã desta quinta-feira (18), o prefeito Hildon Chaves recebeu em seu gabinete a secretária municipal de Educação (Semed), Gláucia Negreiros, acompanhada da adjunta, Paula Ramos, que apresentaram o esboço de um documentário com o resumo das atividades e registrando os avanços da educação na capital, no recorte de 2021 a 2024. O secretário Geral de Governo (SGG), Fabricio Jurado, também participou do encontro.

“São números expressivos, que devemos comemorar, pois é fruto de um trabalho de planejamento, de investimentos e de parcerias, a exemplo da que foi firmada com o Tribunal de Contas do Estado (TCE), para a implantação do Alfabetiza Porto Velho, programa que se mostrou muito exitoso e que melhorou muito os índices educacionais e de aprendizagem dos nossos alunos do ensino infantil”, destacou o prefeito.

Em dados comparativos, em 2016 a Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA) mostrou que 50% dos alunos da rede pública municipal concluíam o 3º ano do ensino fundamental sabendo ler e escrever. Em 2023, esse percentual atingiu 90,8% dos alunos, mostrando que as ações aplicadas na rede de ensino estão surtindo efeito positivo.

Secretária Gláucia Negreiros afirma que vai seguir atuando para ampliar esses avanços

Em parceria com o TCE, que criou o Programa de Aprimoramento da Política de Alfabetização na Idade Certa (Paic), foi implantado o Alfabetiza Porto Velho, em 2021, com o objetivo de alfabetizar todas as crianças da rede até o 3º ano do ensino fundamental. Mais de 15 mil alunos, de 104 escolas da rede municipal, são assistidos pelo programa.

Com a implantação do Alfabetiza, os números apontaram para uma melhoria expressiva. Em 2022, 37,1% dos alunos do 1º ao 3º anos, com idades entre seis e oito anos, eram alfabetizados. “Fechamos 2023 com 90,8% de alunos nessas séries alfabetizados, o que representa um avanço considerável, mas não vamos nos acomodar, vamos seguir atuando para ampliar esses avanços, por determinação do prefeito Hildon Chaves”, informou a secretária.

Gláucia Negreiros enfatizou que “é um conjunto de ações que tornaram possível esses avanços. Realizamos investimentos na carreira dos professores, reformas e manutenção de escolas, aquisição de novos ônibus para o transporte escolar, reforço na merenda que aumentou em 366% no valor per capita por aluno”.

A secretária observou que “com o Alfabetiza, ninguém inventou a roda, mas focamos em ensinar a criança a ler e a escrever, cuidando do ciclo completo: formação, monitoramento, avaliação e o suporte necessário”.

Já a secretária adjunta acrescentou que “formamos professores alfabetizadores, com perfil para atuar nos anos iniciais no ensino fundamental, com formação específica. Criamos um instrumental para identificar se o professor tem o perfil para alfabetizar ou se esse profissional se encaixa melhor nas séries mais adiante”.

Porto Velho foi o município piloto do Paic, que com o sucesso, se expandiu para os demais municípios, pela ação do TCE.

Fonte: Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

Subscribe

- Never miss a story with notifications

- Gain full access to our premium content

- Browse free from up to 5 devices at once

Latest stories

spot_img

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

porn
london escorts
betoffice
uluslararası zati eşya taşımacılığı türkiyeden almanyaya ev taşıma uluslararası evden eve nakliyat türkiyeden kıbrısa evden eve nakliyat türkiyeden kıbrısa ev taşıma fiyatları türkiyeden ingiltereye evden eve nakliyat yurtdışına ev taşıma zati eşya taşımacılığı
deneme bonusu veren siteler