24.4 C
Brazil
Sunday, October 13, 2024
HomeBRASILPrimeiro-ministro israelense revela plano para pós-guerra em Gaza

Primeiro-ministro israelense revela plano para pós-guerra em Gaza

Date:

Related stories

spot_imgspot_img

Área deverá ser desmilitarizada, diz documento

Porto Velho, RO – O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, revelou pela primeira vez o seu plano para o pós-guerra na Faixa de Gaza, que deverá ser uma área desmilitarizada, informou nesta sexta-feira (23) a imprensa internacional.

De acordo com a agência de notícias EFE, o plano foi apresentado na noite dessa quinta-feira (22) ao Gabinete de Guerra para aprovação e divulgado hoje pelo Gabinete do primeiro-ministro.

No documento, Netanyahu lembrou os objetivos a curto prazo de Israel na Faixa de Gaza: destruir a capacidade militar e a infraestrutura governamental tanto do Hamas quanto da Jihad Islâmica, libertar os reféns e impedir que Gaza volte a ser uma ameaça.

Em médio prazo, o primeiro-ministro anunciou que Israel manterá a liberdade de operações militares “sem limite de tempo” na Faixa de Gaza, com um perímetro de segurança na divisa e controle israelense da fronteira entre Gaza e o Egito para evitar o reaparecimento de “elementos terroristas” no enclave.

“A ‘Cerca Sul’ funcionará – em cooperação, dentro do possível, com o Egito e com a assistência dos Estados Unidos – baseando-se em medidas para prevenir o contrabando do Egito, tanto subterrâneo quanto aéreo, incluindo a passagem de Rafah”, diz o plano.

Israel afirma também que manterá o controle da segurança sobre a Cisjordânia e a Faixa de Gaza, sendo que no enclave palestino “haverá desmilitarização completa” para manter a ordem pública.

Quanto à administração civil e à ordem pública, seriam reguladas por funcionários locais com experiência administrativa distantes de “países ou entidades que apoiam o terrorismo e sem receber pagamento deles”, indica o documento, que anuncia um “programa abrangente de desradicalização” de instituições religiosas e educacionais no enclave, com a ajuda de outros países árabes.

Em longo prazo, Netanyahu insiste na rejeição de um Estado palestino ou de “ditames internacionais de um acordo permanente” e prevê o fim da Agência das Nações Unidas de Assistência para os Refugiados Palestinos (UNRWA), “cujos agentes estiveram envolvidos no massacre de 7 de outubro”, afirmou o documento, apesar da falta de provas conclusivas sobre o envolvimento de funcionários desse organismo da ONU no ataque a Israel.

“Israel trabalhará para impedir as atividades da UNRWA na Faixa de Gaza e irá substituí-las por agências de ajuda internacional responsáveis”

Fonte: AG/BR

Subscribe

- Never miss a story with notifications

- Gain full access to our premium content

- Browse free from up to 5 devices at once

Latest stories

spot_img

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

porn
london escorts
betoffice
uluslararası zati eşya taşımacılığı türkiyeden almanyaya ev taşıma uluslararası evden eve nakliyat türkiyeden kıbrısa evden eve nakliyat türkiyeden kıbrısa ev taşıma fiyatları türkiyeden ingiltereye evden eve nakliyat yurtdışına ev taşıma zati eşya taşımacılığı
deneme bonusu veren siteler