22.4 C
Brazil
Tuesday, April 23, 2024
HomeGERALAfastados por 120 dias prefeito, presidente da Câmara e mais um vereador...

Afastados por 120 dias prefeito, presidente da Câmara e mais um vereador de Ji-Paraná

Date:

Related stories

Inovação e sustentabilidade no campo serão apresentadas na Rondônia Rural Show Internacional

As instalações dos estandes no Centro Tecnológico Vandeci Rack,...

Prazo para regularizar o licenciamento anual de veículos com placa final 4 vai até dia 30

Detran-RO alerta motoristas para regularizar licenciamento anual. Motoristas e proprietários...

Começa hoje o julgamento que pode cassar o mandato de Sérgio Moro

A equipe de Moro informou que o senador não...
spot_imgspot_img

A operação deflagrada na manhã de hoje fez buscas e apreensões na Câmara e na prefeitura e ainda afastou mais um vereador, um ex-procurador-geral e um servidor público

Porto Velho, RO – A Polícia Civil de Rondônia, por meio da 2ª Delegacia de Repressão ao Crime Organizado (DRACO2), juntamente com o Ministério Público de Rondônia , por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO), deflagraram na manhã de hoje (26/03/2024) a operação denominada “Arcana Revelada”, com o objetivo de desarticular um suposto esquema que visava a prática de corrupção ativa e passiva, extorsão, tráfico de influência, perseguição e lavagem de dinheiro. As ações ilícitas eram realizadas no âmbito dos Poderes Executivo e Legislativo da cidade de Ji-Paraná/RO.

Desta forma foram afastados por um prazo de 120 dias o prefeito Isaú Fonseca, o presidente da Câmara dos Vereadores Wellington Fonseca, o vereador Elvis Gomes ferreira, o ex-procurador-geral Ricardo Marcelino Braga e mais um servidor da prefeitura de Ji-Paraná.

A operação policial teve início nas primeiras horas da manhã de hoje, com equipes policiais da DRACO2 e do GAECO cumprindo mandados de busca e apreensão em diversos endereços ligados aos investigados, bem como na sede da Prefeitura Municipal, Câmara de Vereadores e Procuradoria de Ji-Paraná. Além disso, estão sendo realizados o cumprimento de mandados de afastamento das funções públicas em face dos servidores investigados.

As investigações são decorrentes da operação policial denominada “ARAUTO”, deflagrada pela DRACO2 no dia 27/01/2023, que aponta para uma rede complexa de corrupção e influência que permeia os Poderes Executivo e Legislativo de Ji-Paraná/RO.

Os fatos investigados revelam sérios indícios de crimes cometidos na administração pública do Município de Ji-Paraná/RO a partir da aprovação da Lei Municipal n. 3.444/2021, de 07 de dezembro de 2021, que trata da autorização para o Poder Executivo celebrar acordos judiciais a fim de beneficiar servidores da Secretaria Municipal de Educação. Contudo, os elementos informativos apontam que para a real aprovação do referido projeto de Lei, foi necessário o pagamento de vantagem indevida para agentes públicos integrantes do esquema ilícito, ocupantes de cargos e funções estratégicas na Administração Municipal.

Durante a ação, foram realizados o cumprimento de 10 (dez) mandados de busca e apreensão nas residências dos investigados e na sede dos Poderes Executivo e Legislativo, além do cumprimento de cinco mandados de afastamento das funções públicas, pelo prazo de 120 (cento e vinte) dias, de todos os servidores públicos envolvidos nas investigações, incluindo os chefes dos Poderes Executivo e Legislativo de Ji-Paraná/RO.

A operação contou com participação de mais de 50 (cinquenta) Policiais Civis, dentre os Policiais integrantes do GAECO, Delegacia Regional de Cacoal/RO e 1º Delegacia de Polícia Civil de Ouro Preto do Oeste/RO, além dos Promotores de Justiça integrantes do Ministério Público do Estado de Rondônia.

O diretor-geral da Polícia Civil, Dr. SAMIR FOUAD ABBOUD, exaltou o trabalho incansável e dedicado dos agentes envolvidos na investigação e execução da ação policial. Em suas palavras, ele afirmou: “A operação ARCANA REVELADA representa um marco na luta contra a corrupção e a criminalidade em nosso Estado.

O empenho e a competência demonstrados pelos nossos policiais resultaram na desarticulação de uma organização criminosa que vinha atuando de forma nociva à cidade de Ji-Paraná. Estamos comprometidos em combater a impunidade e garantir que a justiça prevaleça. Parabenizo a todos os envolvidos nessa operação exemplar e reafirmo nosso compromisso com a segurança e a integridade da sociedade no Estado de Rondônia”.

O nome da operação: ARCANA REVELADA evoca a ideia de segredos ou mistérios sendo revelados ou desvelados. “Arcana” refere-se a segredos profundos ou conhecimentos ocultos, especialmente na tradição esotérica, enquanto “revelada” indica que esses segredos estão sendo expostos ou trazidos à luz. Juntos, “Arcana Revelada” sugere a divulgação de verdades ocultas ou a revelação de mistérios anteriormente desconhecidos.Fonte: Folha de Rondônia News

Subscribe

- Never miss a story with notifications

- Gain full access to our premium content

- Browse free from up to 5 devices at once

Latest stories

spot_img

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

porn
london escorts
betoffice
uluslararası zati eşya taşımacılığı türkiyeden almanyaya ev taşıma uluslararası evden eve nakliyat türkiyeden kıbrısa evden eve nakliyat türkiyeden kıbrısa ev taşıma fiyatları türkiyeden ingiltereye evden eve nakliyat yurtdışına ev taşıma zati eşya taşımacılığı
deneme bonusu veren siteler