23 C
Brazil
Monday, February 3, 2025
HomeBRASILMinistério da Justiça transfere 14 detentos de presídios federais em rodízio para...

Ministério da Justiça transfere 14 detentos de presídios federais em rodízio para combater o crime organizado

Date:

Related stories

Cultura e oportunidade de negócios, festival Duelo na Fronteira movimenta economia regional

Guajará-Mirim e cidades vizinhas registraram um aumento expressivo no...

Inscrições de processo seletivo para atuar no ensino profissionalizante começa nesta segunda-feira, 18

Processo seletivo visa contratação temporária de profissionais para atuar...

Ambientes frescos e confortáveis: dicas para preparar a casa para o verão

Aprenda estratégias práticas para refrescar os ambientes, melhorar a...
spot_imgspot_img

Medida faz parte de um protocolo planejado para enfraquecer possíveis vínculos das facções nas regiões onde se encontram as penitenciárias; crise teve início com fuga em Mossoró.

JOSÉ ALDENIR/THENEWS2/ESTADÃO CONTEÚDOPresídio federal de Mossoró

Dois presos escaparam da prisão federal de Mossoró em fevereiro

Ministério da Justiça e Segurança Pública realizou a transferência de 14 presos entre unidades do sistema penitenciário federal em uma operação de “rodízio” contra organizações criminosas. A ação tem como objetivo enfraquecer os líderes do crime organizado e impedir articulações dentro das cadeias. As transferências fazem parte de um protocolo planejado para enfraquecer possíveis vínculos nas regiões onde se encontram as penitenciárias federais. Fernandinho Beira-Mar já havia sido transferido do presídio federal de Mossoró neste mês. Dois presos escaparam da mesma unidade em fevereiro, sendo a primeira fuga registrada no sistema gerido pela União. As buscas pelos fugitivos, ligados ao Comando Vermelho, completaram um mês, com cerca de 500 agentes tentando recapturá-los, sem sucesso até o momento devido às táticas dos detentos e à geografia da região.

O ministro Ricardo Lewandowski afirmou que há fortes indícios de que a dupla de fugitivos permanece na região, mas a demora na recaptura tem incomodado o governo e gerado diversas críticas. Medidas de reforço foram adotadas, incluindo a prisão de seis pessoas acusadas de ajudar na fuga. A investigação aponta para ajuda externa à dupla, que também se beneficia de furtos de alimentos na região.

No Rio de Janeiro, a Secretaria Estadual de Administração Penitenciária transferiu o miliciano Luiz Antônio da Silva Braga, conhecido como Zinho, e seu comparsa Marcelo de Luna Silva, o Boquinha, para o presídio federal de Campo Grande, em Mato Grosso do Sul. A operação contou com reforço policial e patrulhamento, com os dois sendo entregues a agentes penais federais para serem levados à capital sul-mato-grossense.

Subscribe

- Never miss a story with notifications

- Gain full access to our premium content

- Browse free from up to 5 devices at once

[tds_leads input_placeholder="Your email address" btn_horiz_align="content-horiz-center" pp_msg="SSd2ZSUyMHJlYWQlMjBhbmQlMjBhY2NlcHQlMjB0aGUlMjAlM0NhJTIwaHJlZiUzRCUyMiUyMyUyMiUzRVByaXZhY3klMjBQb2xpY3klM0MlMkZhJTNFLg==" pp_checkbox="yes" tdc_css="eyJhbGwiOnsibWFyZ2luLXRvcCI6IjMwIiwibWFyZ2luLWJvdHRvbSI6IjQwIiwiZGlzcGxheSI6IiJ9LCJwb3J0cmFpdCI6eyJtYXJnaW4tdG9wIjoiMTUiLCJtYXJnaW4tYm90dG9tIjoiMjUiLCJkaXNwbGF5IjoiIn0sInBvcnRyYWl0X21heF93aWR0aCI6MTAxOCwicG9ydHJhaXRfbWluX3dpZHRoIjo3NjgsImxhbmRzY2FwZSI6eyJtYXJnaW4tdG9wIjoiMjAiLCJtYXJnaW4tYm90dG9tIjoiMzAiLCJkaXNwbGF5IjoiIn0sImxhbmRzY2FwZV9tYXhfd2lkdGgiOjExNDAsImxhbmRzY2FwZV9taW5fd2lkdGgiOjEwMTksInBob25lIjp7Im1hcmdpbi10b3AiOiIyMCIsImRpc3BsYXkiOiIifSwicGhvbmVfbWF4X3dpZHRoIjo3Njd9" display="column" gap="eyJhbGwiOiIyMCIsInBvcnRyYWl0IjoiMTAiLCJsYW5kc2NhcGUiOiIxNSJ9" f_msg_font_family="downtown-sans-serif-font_global" f_input_font_family="downtown-sans-serif-font_global" f_btn_font_family="downtown-sans-serif-font_global" f_pp_font_family="downtown-serif-font_global" f_pp_font_size="eyJhbGwiOiIxNSIsInBvcnRyYWl0IjoiMTEifQ==" f_btn_font_weight="700" f_btn_font_size="eyJhbGwiOiIxMyIsInBvcnRyYWl0IjoiMTEifQ==" f_btn_font_transform="uppercase" btn_text="Unlock All" btn_bg="#000000" btn_padd="eyJhbGwiOiIxOCIsImxhbmRzY2FwZSI6IjE0IiwicG9ydHJhaXQiOiIxNCJ9" input_padd="eyJhbGwiOiIxNSIsImxhbmRzY2FwZSI6IjEyIiwicG9ydHJhaXQiOiIxMCJ9" pp_check_color_a="#000000" f_pp_font_weight="600" pp_check_square="#000000" msg_composer="" pp_check_color="rgba(0,0,0,0.56)" msg_succ_radius="0" msg_err_radius="0" input_border="1" f_unsub_font_family="downtown-sans-serif-font_global" f_msg_font_size="eyJhbGwiOiIxMyIsInBvcnRyYWl0IjoiMTIifQ==" f_input_font_size="eyJhbGwiOiIxNCIsInBvcnRyYWl0IjoiMTIifQ==" f_input_font_weight="500" f_msg_font_weight="500" f_unsub_font_weight="500"]

Latest stories

spot_img

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here