31.9 C
Brasil
terça-feira, julho 1, 2025
HomeMAIS POPULARPrefeitura de Porto Velho faz alerta sobre surto de coqueluche na Bolívia

Prefeitura de Porto Velho faz alerta sobre surto de coqueluche na Bolívia

Date:

Related stories

Elero leva orientações jurídicas, economia e primeiros socorros à Rondônia Rural Show

Programação desta sexta-feira (30), no estande da Alero em...

Frente fria chega nesta semana e deve trazer o primeiro frio intenso

Sul terá geadas e mínimas negativas; Sudeste e Centro-Oeste...

Ancelotti deixa Neymar de fora e inclui Casemiro em sua primeira convocação na Seleção

O treinador italiano anunciou, logo após sua apresentação, os...
spot_imgspot_img

Dados da Semusa apontam que desde o ano de 2019 não se tem a confirmação de casos de coqueluche na capital

Diante do surto de coqueluche registrado na Bolívia, principalmente na cidade de Santa Cruz de La Sierra, a Prefeitura de Porto Velho alerta a população sobre os cuidados redobrados com a doença. Dados do Ministério da Saúde (MS) apontam que até o dia 2 de agosto, foram confirmados 693 casos de Coqueluche naquele país, dos quais 435 (62,77%) foram em menores de 5 anos, e 258 (37,23%) em crianças maiores de 5 anos. A Bolívia também registrou oito óbitos pela doença.

A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) através dos departamentos de Vigilância em Saúde (DVS) e de Atenção Básica (DAB), tem trabalhado para o fortalecimento de ações na prevenção e controle da coqueluche em Porto Velho, aumentando a vigilância nos casos suspeitos da doença e incentivando cada vez mais a vacinação das crianças, através da conscientização de pais e responsáveis. Dados da Semusa apontam que no período de 2009 a 2019, foram registrados 69 casos de coqueluche em Porto Velho. Os anos de maior registro foram em 2013, 2014 e 2015, com 52 casos notificados. Desde 2019 não se tem a confirmação de casos na capital.

SINTOMAS

A coqueluche é uma infecção respiratória aguda, transmitida pela bactéria Bordetella pertussis, altamente contagiosa. A transmissão ocorre pelo contato direto entre uma pessoa doente e uma pessoa não vacinada, por meio de gotículas eliminadas por tosse, espirro ou fala, e também por meio de objetos contaminados com secreções do doente.

A principal característica da coqueluche são as crises incontroláveis de tosse seca, que costumam se desenvolver após dez ou 14 dias. Esses ataques normalmente consistem em cinco ou mais tosses consecutivas e forçadas. São considerados casos suspeitos aqueles em que a pessoa, independente da idade e estado vacinal, apresente tosse seca há 14 dias ou mais, associada a um ou mais dos seguintes sintomas: tosse súbita incontrolável, com tossidas rápidas e curtas (cinco a dez em uma única expiração), e vômitos pós-tosse. Também são suspeitos aqueles que, independente da idade e estado vacinal, apresentem tosse seca há 14 dias ou mais, e tenham história de contato com um caso confirmado de coqueluche.

VACINAÇÃO

A vacinação é o principal meio de proteção da doença, mas, desde 2019, Porto Velho registra baixas coberturas vacinais no combate à coqueluche. A Divisão de Imunização da Semusa destaca que na rotina dos serviços de saúde, a vacina é aplicada nas crianças de 2, 4 e 6 meses e duas doses de reforços aos 15 meses e aos 4 anos de idade. Gestantes e profissionais da saúde que atuam em maternidades e redes de atenção neonatal também recebem o imunizante. A proteção contra a doença está inclusa nas vacinas pentavalente/DTP e dTpa, disponíveis em todas as unidades de saúde do município. Confira neste link os locais e horários de funcionamento.

Subscribe

- Never miss a story with notifications

- Gain full access to our premium content

- Browse free from up to 5 devices at once

[tds_leads input_placeholder="Your email address" btn_horiz_align="content-horiz-center" pp_msg="SSd2ZSUyMHJlYWQlMjBhbmQlMjBhY2NlcHQlMjB0aGUlMjAlM0NhJTIwaHJlZiUzRCUyMiUyMyUyMiUzRVByaXZhY3klMjBQb2xpY3klM0MlMkZhJTNFLg==" pp_checkbox="yes" tdc_css="eyJhbGwiOnsibWFyZ2luLXRvcCI6IjMwIiwibWFyZ2luLWJvdHRvbSI6IjQwIiwiZGlzcGxheSI6IiJ9LCJwb3J0cmFpdCI6eyJtYXJnaW4tdG9wIjoiMTUiLCJtYXJnaW4tYm90dG9tIjoiMjUiLCJkaXNwbGF5IjoiIn0sInBvcnRyYWl0X21heF93aWR0aCI6MTAxOCwicG9ydHJhaXRfbWluX3dpZHRoIjo3NjgsImxhbmRzY2FwZSI6eyJtYXJnaW4tdG9wIjoiMjAiLCJtYXJnaW4tYm90dG9tIjoiMzAiLCJkaXNwbGF5IjoiIn0sImxhbmRzY2FwZV9tYXhfd2lkdGgiOjExNDAsImxhbmRzY2FwZV9taW5fd2lkdGgiOjEwMTksInBob25lIjp7Im1hcmdpbi10b3AiOiIyMCIsImRpc3BsYXkiOiIifSwicGhvbmVfbWF4X3dpZHRoIjo3Njd9" display="column" gap="eyJhbGwiOiIyMCIsInBvcnRyYWl0IjoiMTAiLCJsYW5kc2NhcGUiOiIxNSJ9" f_msg_font_family="downtown-sans-serif-font_global" f_input_font_family="downtown-sans-serif-font_global" f_btn_font_family="downtown-sans-serif-font_global" f_pp_font_family="downtown-serif-font_global" f_pp_font_size="eyJhbGwiOiIxNSIsInBvcnRyYWl0IjoiMTEifQ==" f_btn_font_weight="700" f_btn_font_size="eyJhbGwiOiIxMyIsInBvcnRyYWl0IjoiMTEifQ==" f_btn_font_transform="uppercase" btn_text="Unlock All" btn_bg="#000000" btn_padd="eyJhbGwiOiIxOCIsImxhbmRzY2FwZSI6IjE0IiwicG9ydHJhaXQiOiIxNCJ9" input_padd="eyJhbGwiOiIxNSIsImxhbmRzY2FwZSI6IjEyIiwicG9ydHJhaXQiOiIxMCJ9" pp_check_color_a="#000000" f_pp_font_weight="600" pp_check_square="#000000" msg_composer="" pp_check_color="rgba(0,0,0,0.56)" msg_succ_radius="0" msg_err_radius="0" input_border="1" f_unsub_font_family="downtown-sans-serif-font_global" f_msg_font_size="eyJhbGwiOiIxMyIsInBvcnRyYWl0IjoiMTIifQ==" f_input_font_size="eyJhbGwiOiIxNCIsInBvcnRyYWl0IjoiMTIifQ==" f_input_font_weight="500" f_msg_font_weight="500" f_unsub_font_weight="500"]

Latest stories

spot_img

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here