18.6 C
Brasil
terça-feira, agosto 26, 2025
HomeGERALProjeto de combate à criminalidade ambiental viabiliza prêmio nacional de segurança pública...

Projeto de combate à criminalidade ambiental viabiliza prêmio nacional de segurança pública ao governo de RO

Date:

Related stories

Brasil amenizará efeitos do tarifaço com novos mercados, diz ministro

Costa Filho critica mistura de agenda política e econômica...

Ações do governo de Rondônia garantem apoio aos extrativistas da Reserva Extrativista Rio Pacaás Novos

A ação disponibilizou 90 cestas básicas para as famílias Buscando...

Sebrae-RO promove benchmarking de turismo sustentável para Flutuante Rio Verde

Empreendedores da Resex Lago do Cuniã conhecem de perto...

Método Canguru no Hospital de Base: A força do colo, do carinho e do vínculo familiar

Método Canguru promove a aproximação entre família e bebê...
spot_imgspot_img

O projeto premiado utilizou a plataforma Brasil MAIS, que é integrada a recursos de geoprocessamento, imagens de satélite e alertas em tempo real para combater crimes ambientais no estado

Porto Velho, RO – O governo de Rondônia alcançou um reconhecimento nacional ao conquistar o 2º lugar na categoria Segurança Pública do Prêmio Brasil MAIS 2025, promovido pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública. O destaque veio com o projeto inovador realizado pela Polícia Militar de Rondônia (PMRO), por meio do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), que aliou o uso de tecnologia de ponta e inteligência estratégica para combater crimes ambientais no estado.

O projeto premiado utilizou a plataforma Brasil MAIS, que é integrada a recursos de geoprocessamento, imagens de satélite e alertas em tempo real para identificar e agir com rapidez em áreas sob ameaça de desmatamento ilegal, garimpo clandestino e ocupações irregulares. De acordo com a PMRO, a atuação inteligente e focada resultou em ações mais ágeis e eficientes, tornando Rondônia referência nacional na proteção dos biomas amazônicos.

A atuação inteligente e focada resultou em ações mais ágeis e eficientes, tornando Rondônia referência nacional na proteção dos biomas amazônicos
Para o governador de Rondônia Marcos Rocha, o reconhecimento é resultado das ações desenvolvidas pela corporação com a proteção do meio ambiente e da aposta do governo em inovação e tecnologia. “Este prêmio representa a ação do estado em modernizar a segurança pública com responsabilidade ambiental. É uma honra ver a PM sendo valorizada em âmbito nacional por uma ação que protege nossas riquezas naturais e serve de modelo para o país”, ressaltou.

Segundo o comandante-geral da PMRO, coronel PM Regis Braguin, a aplicação de novas tecnologias no exercício do trabalho da instituição proporciona maior protagonismo pela eficiência. “Temos uma corporação inovadora e que atua de forma eficaz com a preservação do meio ambiente, integrando ações de segurança pública com políticas sustentáveis. A conquista nacional consolida um estado empenhado com o desenvolvimento e a proteção ambiental”, ressaltou.

RESULTADOS

A premiação contou com a participação de 59 projetos de diversas regiões do país
Entre os resultados dos projetos alcançados pelo BPA estão três grandes operações realizadas com o apoio da plataforma, tais como:

  • Operações Combate à Extração Ilegal de Recursos Minerais, que eliminou a atuação de dragas ilegais na Área de Proteção Ambiental do Rio Madeira;
  • Operação Mapinguari, que desocupou e embargou mais de 7 mil hectares no Parque Estadual Guajará-Mirim; e
  • Operação Hiléia 2025, que fiscalizou mais da metade dos municípios do estado, aplicando multas e apreendendo tratores, armas e motosserras usados em crimes ambientais.

O comandante do BPA, tenente-coronel Railinson Baumann, explica como a implementação da tecnologia transformou a forma de atuação pela proteção ambiental.

“Utilizamos imagens da constelação Planet, um sistema composto por satélites que fornecem imagens diárias da superfície terrestre, permitindo o monitoramento em tempo real de áreas críticas. Além disso, empregamos ferramentas de geoprocessamento como o QGIS, um software livre que permite a análise e cruzamento de dados geográficos, além de aplicativos móveis que agilizam a comunicação e a tomada de decisões em campo”, destacou.

EVENTO

A edição 2025 do Prêmio Brasil MAIS contou com a participação de 59 projetos de diversas regiões do país, avaliados com base em critérios técnicos como inovação, impacto social, eficiência na gestão e integração com políticas públicas.

A cerimônia de premiação ocorreu em 10 junho durante o Encontro Nacional de Usuários da RedeMAIS, em Brasília, evento que reuniu instituições públicas que utilizam a plataforma como ferramenta estratégica para melhoria dos serviços prestados à sociedade.

Subscribe

- Never miss a story with notifications

- Gain full access to our premium content

- Browse free from up to 5 devices at once

[tds_leads input_placeholder="Your email address" btn_horiz_align="content-horiz-center" pp_msg="SSd2ZSUyMHJlYWQlMjBhbmQlMjBhY2NlcHQlMjB0aGUlMjAlM0NhJTIwaHJlZiUzRCUyMiUyMyUyMiUzRVByaXZhY3klMjBQb2xpY3klM0MlMkZhJTNFLg==" pp_checkbox="yes" tdc_css="eyJhbGwiOnsibWFyZ2luLXRvcCI6IjMwIiwibWFyZ2luLWJvdHRvbSI6IjQwIiwiZGlzcGxheSI6IiJ9LCJwb3J0cmFpdCI6eyJtYXJnaW4tdG9wIjoiMTUiLCJtYXJnaW4tYm90dG9tIjoiMjUiLCJkaXNwbGF5IjoiIn0sInBvcnRyYWl0X21heF93aWR0aCI6MTAxOCwicG9ydHJhaXRfbWluX3dpZHRoIjo3NjgsImxhbmRzY2FwZSI6eyJtYXJnaW4tdG9wIjoiMjAiLCJtYXJnaW4tYm90dG9tIjoiMzAiLCJkaXNwbGF5IjoiIn0sImxhbmRzY2FwZV9tYXhfd2lkdGgiOjExNDAsImxhbmRzY2FwZV9taW5fd2lkdGgiOjEwMTksInBob25lIjp7Im1hcmdpbi10b3AiOiIyMCIsImRpc3BsYXkiOiIifSwicGhvbmVfbWF4X3dpZHRoIjo3Njd9" display="column" gap="eyJhbGwiOiIyMCIsInBvcnRyYWl0IjoiMTAiLCJsYW5kc2NhcGUiOiIxNSJ9" f_msg_font_family="downtown-sans-serif-font_global" f_input_font_family="downtown-sans-serif-font_global" f_btn_font_family="downtown-sans-serif-font_global" f_pp_font_family="downtown-serif-font_global" f_pp_font_size="eyJhbGwiOiIxNSIsInBvcnRyYWl0IjoiMTEifQ==" f_btn_font_weight="700" f_btn_font_size="eyJhbGwiOiIxMyIsInBvcnRyYWl0IjoiMTEifQ==" f_btn_font_transform="uppercase" btn_text="Unlock All" btn_bg="#000000" btn_padd="eyJhbGwiOiIxOCIsImxhbmRzY2FwZSI6IjE0IiwicG9ydHJhaXQiOiIxNCJ9" input_padd="eyJhbGwiOiIxNSIsImxhbmRzY2FwZSI6IjEyIiwicG9ydHJhaXQiOiIxMCJ9" pp_check_color_a="#000000" f_pp_font_weight="600" pp_check_square="#000000" msg_composer="" pp_check_color="rgba(0,0,0,0.56)" msg_succ_radius="0" msg_err_radius="0" input_border="1" f_unsub_font_family="downtown-sans-serif-font_global" f_msg_font_size="eyJhbGwiOiIxMyIsInBvcnRyYWl0IjoiMTIifQ==" f_input_font_size="eyJhbGwiOiIxNCIsInBvcnRyYWl0IjoiMTIifQ==" f_input_font_weight="500" f_msg_font_weight="500" f_unsub_font_weight="500"]

Latest stories

spot_img

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here