32.6 C
Brasil
sexta-feira, julho 4, 2025
HomeGERALSemusa alerta sobre a meningite e reforça a importância da vacinação

Semusa alerta sobre a meningite e reforça a importância da vacinação

Date:

Related stories

spot_imgspot_img

A vacinação é a principal e mais eficaz forma de prevenção, entre crianças e adolescentes

Meningites afeta principalmente crianças e adolescentes entre 3 meses e 18 anos

Porto Velho, RO – A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) de Porto Velho alerta a população sobre os riscos da meningite, uma infecção grave que atinge as meninges — membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal — e reforça que a vacinação é a principal e mais eficaz forma de prevenção, entre crianças e adolescentes.

A meningite pode acometer pessoas de qualquer idade e é causada por diferentes micro-organismos, como vírus, bactérias e fungos. Os sintomas mais comuns incluem febre, dor de cabeça intensa, rigidez na nuca (dificuldade para flexionar o pescoço) e alterações do estado mental, como confusão ou sonolência. Diante desses sinais, é fundamental procurar atendimento médico com urgência.

TRANSMISSÃO E DIAGNÓSTICO

As meningites bacterianas são as mais graves e podem ser causadas por Neisseria meningitidis (meningococo), Streptococcus pneumoniae (pneumococo) e Haemophilus influenzae tipo b (Hib), afetando principalmente crianças e adolescentes entre 3 meses e 18 anos.

A transmissão ocorre por meio de gotículas expelidas ao falar, tossir ou espirrar, sendo mais comum em ambientes com contato próximo e prolongado, como famílias, creches, escolas e instituições de acolhimento.

O diagnóstico só pode ser feito por profissionais de saúde, por meio de exames clínicos e laboratoriais, incluindo a coleta do líquor — líquido que circula ao redor do cérebro e da medula espinhal — por punção lombar.

VACINAÇÃO

Embora a meningite bacteriana tenha tratamento com antibióticos intravenosos e exija internação imediata, a vacinação segue sendo a medida mais eficaz para evitar o surgimento da doença e suas complicações.

O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece gratuitamente vacinas que protegem contra as formas mais graves da meningite bacteriana, compondo o calendário nacional de imunização infantil. São elas:

  • Vacina Meningocócica C (ou ACWY)
  • Vacina Pneumocócica 10-valente
  • Vacina Pentavalente (que inclui o componente Hib)

O esquema vacinal antigo incluía duas doses da vacina meningocócica C, aplicadas aos três e cinco meses, e um reforço aos doze meses. Com a atualização, esse reforço será feito com a vacina ACWY, que protege contra os sorogrupos A, C, W e Y. O grupo de 11 a 14 anos recebe apenas uma dose da vacina ACWY.

Em Porto Velho, a cobertura da vacina Meningocócica C alcançou 100% no primeiro semestre de 2024 (janeiro a junho). No entanto, ao longo do ano, houve uma leve redução, com a cobertura anual fechando em 95%. A Semusa alerta que a continuidade e a regularidade da vacinação são fundamentais para garantir a proteção de toda a comunidade, especialmente dos mais vulneráveis.

Situação em Porto Velho

Em 2025, o município já confirmou seis casos de meningite bacteriana, sendo um deles em paciente com idade entre 0 e 19 anos. Infelizmente, uma criança veio a óbito em decorrência da doença, o que reforça ainda mais a necessidade de prevenção.

“Manter a carteira de vacinação atualizada em todas as idades é essencial. A meningite pode evoluir rapidamente e causar complicações graves, mas com as vacinas disponíveis pelo SUS, conseguimos proteger nossas crianças e evitar casos mais sérios”, destaca a equipe técnica da Semusa.

A Secretaria orienta que pais e responsáveis procurem a unidade de saúde mais próxima para verificar a situação vacinal de crianças e adolescentes e atualizar as doses, se necessário. Vacinar é um ato de cuidado, proteção e responsabilidade com a saúde individual e coletiva.

Fonte: Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

Subscribe

- Never miss a story with notifications

- Gain full access to our premium content

- Browse free from up to 5 devices at once

[tds_leads input_placeholder="Your email address" btn_horiz_align="content-horiz-center" pp_msg="SSd2ZSUyMHJlYWQlMjBhbmQlMjBhY2NlcHQlMjB0aGUlMjAlM0NhJTIwaHJlZiUzRCUyMiUyMyUyMiUzRVByaXZhY3klMjBQb2xpY3klM0MlMkZhJTNFLg==" pp_checkbox="yes" tdc_css="eyJhbGwiOnsibWFyZ2luLXRvcCI6IjMwIiwibWFyZ2luLWJvdHRvbSI6IjQwIiwiZGlzcGxheSI6IiJ9LCJwb3J0cmFpdCI6eyJtYXJnaW4tdG9wIjoiMTUiLCJtYXJnaW4tYm90dG9tIjoiMjUiLCJkaXNwbGF5IjoiIn0sInBvcnRyYWl0X21heF93aWR0aCI6MTAxOCwicG9ydHJhaXRfbWluX3dpZHRoIjo3NjgsImxhbmRzY2FwZSI6eyJtYXJnaW4tdG9wIjoiMjAiLCJtYXJnaW4tYm90dG9tIjoiMzAiLCJkaXNwbGF5IjoiIn0sImxhbmRzY2FwZV9tYXhfd2lkdGgiOjExNDAsImxhbmRzY2FwZV9taW5fd2lkdGgiOjEwMTksInBob25lIjp7Im1hcmdpbi10b3AiOiIyMCIsImRpc3BsYXkiOiIifSwicGhvbmVfbWF4X3dpZHRoIjo3Njd9" display="column" gap="eyJhbGwiOiIyMCIsInBvcnRyYWl0IjoiMTAiLCJsYW5kc2NhcGUiOiIxNSJ9" f_msg_font_family="downtown-sans-serif-font_global" f_input_font_family="downtown-sans-serif-font_global" f_btn_font_family="downtown-sans-serif-font_global" f_pp_font_family="downtown-serif-font_global" f_pp_font_size="eyJhbGwiOiIxNSIsInBvcnRyYWl0IjoiMTEifQ==" f_btn_font_weight="700" f_btn_font_size="eyJhbGwiOiIxMyIsInBvcnRyYWl0IjoiMTEifQ==" f_btn_font_transform="uppercase" btn_text="Unlock All" btn_bg="#000000" btn_padd="eyJhbGwiOiIxOCIsImxhbmRzY2FwZSI6IjE0IiwicG9ydHJhaXQiOiIxNCJ9" input_padd="eyJhbGwiOiIxNSIsImxhbmRzY2FwZSI6IjEyIiwicG9ydHJhaXQiOiIxMCJ9" pp_check_color_a="#000000" f_pp_font_weight="600" pp_check_square="#000000" msg_composer="" pp_check_color="rgba(0,0,0,0.56)" msg_succ_radius="0" msg_err_radius="0" input_border="1" f_unsub_font_family="downtown-sans-serif-font_global" f_msg_font_size="eyJhbGwiOiIxMyIsInBvcnRyYWl0IjoiMTIifQ==" f_input_font_size="eyJhbGwiOiIxNCIsInBvcnRyYWl0IjoiMTIifQ==" f_input_font_weight="500" f_msg_font_weight="500" f_unsub_font_weight="500"]

Latest stories

spot_img

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here