19 C
Brasil
domingo, julho 20, 2025
HomeGERALSenado aprova projeto que flexibiliza licenciamento ambiental; senadores de Rondônia votam a...

Senado aprova projeto que flexibiliza licenciamento ambiental; senadores de Rondônia votam a favor

Date:

Related stories

spot_imgspot_img

Texto reduz exigências para obras e é criticado por ambientalistas como retrocesso; proposta segue para a Câmara dos Deputados

Porto Velho, RO – Na última quinta-feira (21), o Senado Federal aprovou, por 54 votos a 13, o Projeto de Lei 2.159/2021, que flexibiliza as regras do licenciamento ambiental no Brasil. Conhecido entre ambientalistas como “PL da Devastação”, o texto traz mudanças significativas na Política Nacional do Meio Ambiente, levantando preocupações sobre os impactos à natureza.

Todos os três senadores de Rondônia — Marcos Rogério (PL)Jaime Bagattoli (PL) e Confúcio Moura (MDB) — votaram a favor da proposta. Eles defendem que o novo marco trará mais agilidade para obras e investimentos em todo o país.

O que muda com o novo projeto

O projeto aprovado reduz o número de atividades que precisarão de licenciamento ambiental. Também permite que obras sejam liberadas por decisões políticas, mesmo quando há risco de impacto ambiental. Além disso, o texto exclui da análise os chamados danos indiretos, como o desmatamento em áreas próximas a rodovias e construções.

O que dizem os senadores de Rondônia

Nas redes sociais, o senador Marcos Rogério afirmou que a nova lei trará “mais eficiência, segurança e equilíbrio entre produção, sustentabilidade e desenvolvimento nacional”.

Já Jaime Bagattoli classificou a votação como um “dia histórico para o Brasil” e disse que o projeto é essencial para destravar obras paradas. Ele ainda pediu que os deputados federais analisem o texto com sabedoria.

Confúcio Moura, relator da proposta na Comissão de Meio Ambiente, disse que o parecer foi fruto de “diálogo contínuo” e informou que 121 emendas foram incorporadas para reduzir divergências com outros setores.

Ambientalistas apontam retrocesso

Organizações ambientais e especialistas criticam fortemente o projeto. Segundo o Instituto Socioambiental (ISA), a proposta pode deixar a maioria dos empreendimentos sem qualquer tipo de análise ambiental. Já a ONG WWF considera o texto inconstitucional e alerta para riscos de retrocessos irreversíveis.

O Ministério do Meio Ambiente também se manifestou contra o projeto, afirmando que ele compromete a segurança socioambiental e vai contra princípios da Constituição.

Próximos passos

Agora, o texto segue para análise na Câmara dos Deputados, onde ainda pode sofrer alterações antes de ser aprovado em definitivo.

Subscribe

- Never miss a story with notifications

- Gain full access to our premium content

- Browse free from up to 5 devices at once

[tds_leads input_placeholder="Your email address" btn_horiz_align="content-horiz-center" pp_msg="SSd2ZSUyMHJlYWQlMjBhbmQlMjBhY2NlcHQlMjB0aGUlMjAlM0NhJTIwaHJlZiUzRCUyMiUyMyUyMiUzRVByaXZhY3klMjBQb2xpY3klM0MlMkZhJTNFLg==" pp_checkbox="yes" tdc_css="eyJhbGwiOnsibWFyZ2luLXRvcCI6IjMwIiwibWFyZ2luLWJvdHRvbSI6IjQwIiwiZGlzcGxheSI6IiJ9LCJwb3J0cmFpdCI6eyJtYXJnaW4tdG9wIjoiMTUiLCJtYXJnaW4tYm90dG9tIjoiMjUiLCJkaXNwbGF5IjoiIn0sInBvcnRyYWl0X21heF93aWR0aCI6MTAxOCwicG9ydHJhaXRfbWluX3dpZHRoIjo3NjgsImxhbmRzY2FwZSI6eyJtYXJnaW4tdG9wIjoiMjAiLCJtYXJnaW4tYm90dG9tIjoiMzAiLCJkaXNwbGF5IjoiIn0sImxhbmRzY2FwZV9tYXhfd2lkdGgiOjExNDAsImxhbmRzY2FwZV9taW5fd2lkdGgiOjEwMTksInBob25lIjp7Im1hcmdpbi10b3AiOiIyMCIsImRpc3BsYXkiOiIifSwicGhvbmVfbWF4X3dpZHRoIjo3Njd9" display="column" gap="eyJhbGwiOiIyMCIsInBvcnRyYWl0IjoiMTAiLCJsYW5kc2NhcGUiOiIxNSJ9" f_msg_font_family="downtown-sans-serif-font_global" f_input_font_family="downtown-sans-serif-font_global" f_btn_font_family="downtown-sans-serif-font_global" f_pp_font_family="downtown-serif-font_global" f_pp_font_size="eyJhbGwiOiIxNSIsInBvcnRyYWl0IjoiMTEifQ==" f_btn_font_weight="700" f_btn_font_size="eyJhbGwiOiIxMyIsInBvcnRyYWl0IjoiMTEifQ==" f_btn_font_transform="uppercase" btn_text="Unlock All" btn_bg="#000000" btn_padd="eyJhbGwiOiIxOCIsImxhbmRzY2FwZSI6IjE0IiwicG9ydHJhaXQiOiIxNCJ9" input_padd="eyJhbGwiOiIxNSIsImxhbmRzY2FwZSI6IjEyIiwicG9ydHJhaXQiOiIxMCJ9" pp_check_color_a="#000000" f_pp_font_weight="600" pp_check_square="#000000" msg_composer="" pp_check_color="rgba(0,0,0,0.56)" msg_succ_radius="0" msg_err_radius="0" input_border="1" f_unsub_font_family="downtown-sans-serif-font_global" f_msg_font_size="eyJhbGwiOiIxMyIsInBvcnRyYWl0IjoiMTIifQ==" f_input_font_size="eyJhbGwiOiIxNCIsInBvcnRyYWl0IjoiMTIifQ==" f_input_font_weight="500" f_msg_font_weight="500" f_unsub_font_weight="500"]

Latest stories

spot_img

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here