Fornecedora de energia em Rondônia dá o alerta sobre os riscos do brinquedo próximo a redes elétricas.
Riscos com pipas nas redes elétricas aumentam nas férias escolares.
Nas férias escolares, as crianças ficam mais tempo em casa e tem mais energia para gastar. Uma das brincadeiras muito comum é soltar pipa. Porém os riscos são grandes de empinar próximo às redes elétricas. O Grupo Energisa, responsável pelo fornecimento de energia em Rondônia faz um alerta sobre os riscos.
De acordo com a Energisa, em 2022 mais de 100 ocorrências deste tipo de incidente foram registradas no estado. Eles afirmaram que esses acidentes impactam o fornecimento de energia. No ano passado, as ocorrências afetaram o fornecimento para mais de 47 mil clientes devido às pipas.
Por isso, no mês de agosto, o grupo estará presente em várias cidades de Rondônia dando palestras e falando sobre os riscos e como evitar esses acidentes.
Além disso, a Energisa oferece algumas dicas do que fazer em casos de acidentes. De acordo com o grupo, a população jamais deve tentar tirar a pipa dos fios elétricos ou da estrutura, caso ela fique presa no local. Apenas profissionais da empresa são capacitados para mexer nas estruturas de maneira segura.
Nesses casos, o risco de choque elétrico é muito grande, podendo resultar até em morte.
Outra recomendação é que, caso o brinquedo caia dentro de subestações, jamais deve entrar na construção para pegar de volta. Afinal, o espaço tem equipamentos que estão fornecendo energia e pode apresentar riscos para quem entre no local.
A população deve ligar para Energisa em casos de pipas presas nas instalações e demais acidentes em redes elétricas.