Evento teve objetivo fortalecer o Tambaqui como uma fonte de proteína saborosa para a população mundial
Rondônia realizou o 4° Festival Internacional do Tambaqui, em São Paulo (SP), na última segunda-feira (23). O evento teve objetivo fortalecer o Tambaqui como uma fonte de proteína saborosa para a população mundial e atrair negócios à cadeia produtiva de peixes, que desempenha um papel crucial na economia do estado.
São Paulo foi escolhido como um dos pólos de divulgação desta espécie destaque na gastronomia rondoniense. O festival já ocorreu em 14 municípios de Rondônia neste mês e se prepara para atrair o público internacional na próxima quinta-feira (26), quando chega a Miami.
Durante o festival em São Paulo, pratos exclusivos preparados com Tambaqui foram servidos em um jantar de negócios para autoridades e empresários. O objetivo foi expandir as empresas que processam e distribuem o Tambaqui pelo país e aumentar o consumo deste peixe ao nível nacional.
O festival foi realizado pelo Governo do Estado em parceria com várias entidades, incluindo a Sedec (Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico), a Seagri (Secretaria de Estado da Agricultura), a Emater-RO, a Acripar (Associação de Criadores de Peixes do Estado de Rondônia), o Sebrae e a Abratan (Associação Brasileira de Criadores de Tambaqui).
Rondônia é líder na produção de Tambaqui no Brasil, e o Tambaqui de Rondônia possui o reconhecimento da Indicação Geográfica (IG) na categoria “Indicação de Procedência”. O estado também ganhou destaque internacional, com a costelinha do Tambaqui de Rondônia premiada em Boston, nos Estados Unidos, como o melhor produto de Foodservice na Seafood Expo North America 2023, uma das maiores feiras de pescados da América do Norte.