Atendimentos são realizados nas UBS. No ano passado, mais de 5 mil casos foram registrados no período seco.
O início do período seco além de intensificar o calor em Rondônia, também promove ainda mais os focos de calor e queimadas no estado. Assim, a procura por atendimento médico nas unidades básicas de saúde também aumentam por problemas respiratórios.
Além dos danos ambientais, os focos de queimadas impacta negativamente a saúde da população. A escassez de chuva torna o dia com a sensação térmica maior. Para idosos, crianças e pessoas que já possuem doenças respiratórias, esse período intensifica as crises e a necessidade de atendimento.
De acordo com a Secretaria de Saúde, Porto Velho registrou mais de 5 mil atendimentos respiratórios de julho a setembro de 2022, justamente na época que os focos de calor aumentam na região.
Neste mês, segundo a secretaria, o aumento da procura já aumentou.
Quais sintomas os pacientes podem sentir?
- Tosse seca;
- Garganta seca;
- Nariz escorrendo;
- Olhos irritados e vermelhos;
- Coceira nos olhos.
As pessoas que já tem problemas respiratórios, nesta época do ano, pode ter os sintomas intensificados. As crianças e idosos podem sentir com mais frequência devido a imunidade.
Como procurar atendimento em caso de sintomas?
Para evitar a superlotação nas unidades de atendimento, os pacientes devem procurar a unidade próxima ao bairro em que ele reside. De acordo com a secretaria, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) estão preparadas para atender a população. Em cada bairro, possui uma UBS com um médico da família que fará o primeiro atendimento.
Logo, os pacientes com esses sintomas não devem procurar a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), pois essas unidades são para casos mais graves.