Cursos serão ministrados em Porto Velho, Ji-Paraná, Rolim de Moura, Guajará-Mirim e outros municípios
O Programa Nacional Mulheres Mil assegurou 220 vagas para cursos profissionalizantes destinados às mulheres do Sistema Penitenciário de Rondônia. Os cursos serão ministrados em Porto Velho (RO), Ariquemes (RO), Ji-Paraná (RO), Rolim de Moura (RO), Jaru (RO), Cacoal (RO), Guajará-Mirim (RO) e Vilhena (RO).
Essa iniciativa, em parceria com o MEC (Ministério da Educação) e o Idep (Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional), abrangerá cursos como assistente de costura, depilador, artesão de bordado à mão, manicure e pedicure.
O programa foi lançado em 10 de julho, com um prazo de inscrição que se estendeu até 18 de agosto, para que os estados interessados pudessem manifestar sua participação. Embora já sejam oferecidos cursos pela Sejus, esta é a primeira vez que 220 vagas específicas são direcionadas apenas para mulheres detidas. Rondônia foi um dos primeiros estados a se voluntariar e ser selecionado para participar do programa.
O Programa Nacional Mulheres Mil foi estabelecido em âmbito nacional em 2011, por meio da Portaria n.º 1.015 de 21 de julho de 2011 do MEC, conduzido pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação. Seu objetivo é proporcionar formação profissional e tecnológica, em conjunto com o aumento do nível educacional, para mulheres em situação de vulnerabilidade social.