Dados indicam que 85% das áreas de cultivo de soja em Rondônia, já foram semeadas.
Mudanças climáticas trouxeram irregularidades no plantio de soja em todo o país
Foto: CNA/Reprodução
A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), divulgou nesta quinta-feira(7), o novo boletim da safra de grãos, os dados apontam para irregularidades no plantio de soja em todo país, tendo como causa principal as mudanças climáticas, influenciadas pelo El Niño.
As mudanças climáticas, manifestadas pelas estiagens severas, altas temperaturas, chuvas irregulares e escassez hídrica, vem impactando o cultivo de soja na maioria das regiões do Brasil. Contudo, mesmo com as adversidades climáticas, os dados revelados pela Conab, descrevem que o plantio da soja no Estado de Rondônia avançou.
Ao todo, já foram semeadas 85% das áreas dedicadas ao cultivo do grão e desse total: 60% se encontram em fase de emergência; 10% em desenvolvimento vegetativo; e, 30% em início de formação de grãos.
O boletim publicado pela Conab, demonstra que em outras regiões do Brasil, o plantio está atrasado, outro fator relevante é adstrito a queda do potencial produtivo das lavouras, que motiva a redução da estimativa de produção de soja a nível nacional.
A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), estima o “cultivo de 45.309 mil hectares com a oleaginosa, superior em 2,8% ao da última safra, e uma produção estimada de 160.177 mil toneladas, inferior em 1,4% ao último levantamento, mas ainda 3,6% superior à da safra 2022/23, recorde absoluto de produção até então”.