Ji-Paraná – As medidas de segurança visando a contenção da onda de violência nas escolas, principalmente, já estão ganhando corpo em Rondônia. Além de os deputados estaduais terem aprovados projetos com o mesmo objetivo, esta semana, o prefeito de Ji-Paraná, Isaú Fonseca (UB) anunciou providências em coletiva à imprensa. Também participaram vereadores, a secretária municipal de Educação, Ana Maria Vizeli, representantes do Poder Judiciário, Polícia Militar, pais e responsáveis. Serão contratados mais 80 vigilantes profissionais para intensificar a segurança armada nas escolas municipais e, a partir de segunda-feira (17), cerca de 70% dos estabelecimentos escolares terão o apoio da vigilância armada. O policiamento da PM, oriundo de convênio com a municipalidade às imediações das escolas, serão reforçados, intensificados.
Eleições – Há quem garanta que o candidato a prefeito de Porto Velho, que conta com a simpatia do governador Marcos Rocha, presidente do União Brasil em Rondônia é o deputado federal mais bem votado (84.604 votos) no Estado, Fernando Máximo nas eleições gerais de outubro de 2022. Mas há controvérsias. Rocha tem como um dos objetivos-futuro na política, eleger-se senador, em uma das duas vagas, que estarão em disputa nas eleições gerais (presidente da República, governadores, duas das três vagas de cada Estado ao Senado, além de Câmara Federal e Assembleias Legislativas), em 2026. E tem muitas chances de conseguir se eleger senador da República, pois é um político em ascensão e de ações transparentes.
Eleições II – Além de Rocha, outro político com ótimo trânsito eleitoral, para as eleições de 2026 é o prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves, que foi eleito em 2016 e reeleito em 2020, pelo PSDB, mas que hoje está filiado ao União Brasil. A exemplo do governador, Hildon nunca tinha disputado cargo eleitoral, mas hoje é considerado como uma das lideranças mais expressivas da capital, inclusive com mais de 60% de aprovação, segundo pesquisa publicada recentemente na mídia regional. Chaves seria o nome do grupo formado por ele, o governador Rocha, o presidente da Assembleia Legislativa (Ale), Marcelo Cruz (Patriota), além de outras lideranças locais e regionais, que estariam fechadas para disputar as eleições de 2024 e também se preparando para as gerais de 2026.
Eleições III – As informações de bastidores é que Hildon Chaves tem preferência para concorrer à sua sucessão, a ex-deputada federal Mariana Carvalho, filiada ao PRB, presidido em Rondônia pelo deputado estadual Alex Redano, de Ariquemes também do grupo. Mariana deverá ser nomeada como secretária de governo de Rondônia em Brasília e, a princípio, não estaria disposta a concorrer a Prefeitura de Porto Velho, cargo que ela disputou em 2012, mas não conseguiu chegar ao segundo turno. Porém, não estaria descartada uma candidatura do seu irmão, Maurício, que se elegeu deputado federal em 2022 e renunciou ao cargo de vice-prefeito de Hildon, para assumir o mandato na Câmara Federal, à prefeito da capital.
Ji-Paraná – Expectativa enorme para a realização da 10ª Rondônia Rural Show (RRS), que ocorrerá no período de 22 a 27 de maio no Centro Tecnológico Vandeci Rack. A mostra é considerada a maior do gênero no Norte do País e, como é uma feira de negócios, e não de shows artísticos e rodeio, é enorme a possibilidade de superar a comercialização de 2022, que esteve em torno de R$ 3 bilhões. A movimentação na cidade já é enorme e crescente. Hoje não se encontra acomodações em hotéis em Ji-Paraná e também na região. Até mesmo alugar casas é uma missão das mais difíceis. Quem não fez reserva certamente terá muitas dificuldades em conseguir um local para se acomodar durante os dias da mostra.
Respigo
Mais uma etapa do Governo Itinerante será realizada pelo governo do Estado no interior do Estado. No período de 17 a 20 da próxima semana ocorrerá a segunda edição com visitas às cidades de Costa Marques, São Francisco do Guaporé, Seringueiras e São Miguel do Guaporé, tendo à frente o governador Marcos Rocha e boa parte de sua equipe de governo +++ O trânsito de Porto Velho continua confuso, violento, pouco fiscalizado e orientado; desorganizado, para não dizer bagunçado. Até quando regiões como o quadrilátero central, zonas sul (avenida Jatuarana e adjacências) e Leste (rua Amador dos Reis e entorno) ficarão sem estacionamentos regulamentados? +++ É inadmissível que numa capital do porte de Porto Velho as pessoas tenham dificuldades para estacionar os veículos em razão de não existirem vagas. A maioria das pessoas, que trabalha no comércio e em outras áreas estaciona o carro de manhã e só volta a movimentá-lo à noite +++ O estacionamento rotativo é uma necessidade, não um luxo nos dias de hoje. Seria o mesmo que uma pessoa não utilizar o celular +++ Ji-Paraná perdeu um dos seus pioneiros na manhã de hoje (13) com a morte do empresário Nilton Locatelli. Que Deus o tenha e conforte a sua família.
FONTE: RONDONIADINAMICA