19.7 C
Brazil
Thursday, June 20, 2024
HomeBRASIL24/04 – Dia Mundial do Combate à Meningite

24/04 – Dia Mundial do Combate à Meningite

Date:

Related stories

Inovação e sustentabilidade no campo serão apresentadas na Rondônia Rural Show Internacional

As instalações dos estandes no Centro Tecnológico Vandeci Rack,...

Prazo para regularizar o licenciamento anual de veículos com placa final 4 vai até dia 30

Detran-RO alerta motoristas para regularizar licenciamento anual. Motoristas e proprietários...

Começa hoje o julgamento que pode cassar o mandato de Sérgio Moro

A equipe de Moro informou que o senador não...
spot_imgspot_img

A data chama atenção para a importância da imunização contra a doença, que pode levar à morte.

Dia Mundial do Combate à Meningite é lembrado no dia 24 de abril. A data chama atenção para a importância da imunização contra a doença, que pode levar à morte e ressalta a relevância do diagnóstico precoce e tratamento adequado.

Segundo o Ministério da Saúde, no Brasil, entre os anos de 2007 e 2020, foram notificados 393.941 casos suspeitos de meningite. Destes, foram confirmados 265.644 casos de várias etiologias, sendo a meningite viral mais frequente (121.955 casos), seguida pela etiologia bacteriana (87.993).

A meningite é uma doença que provoca inflamação no cérebro e na medula espinhal. Pode ser causada tanto por vírus como por bactérias, que atacam as membranas que envolvem e protegem o sistema nervoso.

Transmitida por meio de tosse, espirros e contato próximo entre as pessoas, a meningite é uma enfermidade que sempre gera preocupação devido a sua gravidade e possibilidade de deixar sequelas permanentes, ou levar à morte, quando não tratada adequadamente.

Os principais sintomas da doença é cansaço, febre alta, forte dor de cabeça, rigidez na nuca, náuseas, vômitos, entre outros. Em crianças, menores de 1 ano, inchaço na moleira e choro persistente.

Diante destes sintomas, a pessoa deve procurar imediatamente atendimento médico. os pacientes com suspeita de meningite são mantidos em observação no leito de isolamento, realizando exames laboratoriais e coleta de material para confirmação diagnóstica, sendo transferidos para hospitais de referência após o uso deantibióticos.

A imunização através da vacina é a forma mais eficaz de prevenir a doença. Atualmente o SUS oferece vacinas que protegem contra os principais tipos de meningites, para diferentes faixas etárias, desde recém-nascidos até adultos. Veja:

·         BCG;

·         Pentavalente;

·         Pneumocócica 10-valente;

·         Pneumocócica 23-valente;

·         Pneumocócica 13-valente;

·         Meningocócica C

·         Meningocócica ACWY.

No Dia Mundial do Combate à Meningite, o News Rondônia aproveita a data para conscientizar a população. Além da imunização, medidas simples podem ajudar a prevenir a doença, como lavar as mãos com frequência, uso de máscara e evitar aglomerações em ambientes fechados com pouca ventilação.

FONTE- News Rondônia

Subscribe

- Never miss a story with notifications

- Gain full access to our premium content

- Browse free from up to 5 devices at once

Latest stories

spot_img

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

porn
london escorts
betoffice
uluslararası zati eşya taşımacılığı türkiyeden almanyaya ev taşıma uluslararası evden eve nakliyat türkiyeden kıbrısa evden eve nakliyat türkiyeden kıbrısa ev taşıma fiyatları türkiyeden ingiltereye evden eve nakliyat yurtdışına ev taşıma zati eşya taşımacılığı
deneme bonusu veren siteler