29.6 C
Brazil
Friday, April 12, 2024
HomeGERALSegurança nas escolas é debatida em coletiva de imprensa realizada na manhã...

Segurança nas escolas é debatida em coletiva de imprensa realizada na manhã desta segunda (24) no MP

Date:

Related stories

Inovação e sustentabilidade no campo serão apresentadas na Rondônia Rural Show Internacional

As instalações dos estandes no Centro Tecnológico Vandeci Rack,...

Prazo para regularizar o licenciamento anual de veículos com placa final 4 vai até dia 30

Detran-RO alerta motoristas para regularizar licenciamento anual. Motoristas e proprietários...

Começa hoje o julgamento que pode cassar o mandato de Sérgio Moro

A equipe de Moro informou que o senador não...
spot_imgspot_img

Como forma de ampliar as ações de proteção e segurança nas escolas em todo o estado

 O Gabinete de Articulação para Efetividade da Política da Educação em Rondônia (GAEPE) realizou na manhã desta segunda-feira (24/4) coletiva de imprensa sobre a contribuição dos veículos de comunicação para a segurança nas escolas, no auditório do edifício-sede do Ministério Público de Rondônia, instituição que compõe o organismo.

Como forma de ampliar as ações de proteção e segurança nas escolas em todo o estado, a coordenadora do Grupo de Atuação Especial da Infância (GAEINF), Promotora de Justiça Tânia Garcia Santiago, reforçou a importância de somar esforços e atuar de forma integrada, articulada e harmoniosa, através de todos que integram as políticas públicas no entorno escolar para garantia da segurança, bem como a prevenção desse tipo de violência.

A integrante do MPRO informou ainda as ações que estão sendo alinhadas na instituição, com articulação interna estruturada a todos os protocolos de segurança pública, saúde e educação, envolvendo promotores da educação em conjunto com a coordenadoria de crimes cibernéticos da instituição, visto que as violências presenciadas na atualidade ocorrem em sua maioria de forma virtual.

Em sua fala, o Coordenador Estadual de Combate aos Crimes Cibernéticos, Promotor de Justiça Felipe Magno Silva Fonseca, salientou que as medidas de proteção da criança e adolescente no mundo virtual devem ser tão importantes quanto as medidas tomadas para proteção física, principalmente conforme recomenda a Sociedade Brasileira de Pediatria, que fixou parâmetros de uso saudável do tempo de telas, em relação a cada faixa etária de crianças e adolescentes.

O Promotor de Justiça explicou as sete regras de ouro para supervisão dos filhos na internet que podem auxiliar no combate a esses crimes, como o diálogo permanente, limitação do acesso apenas a aplicativos confiáveis, configuração de privacidade de aplicativos, autorização exclusiva de aparelhos acessíveis também pelos pais, respeito aos limites de idade aos perfis de redes sociais, espelhamento desses perfis nos aparelhos dos pais e a revisão diária do uso de tecnologia que são feitos pelos filhos. Felipe Magno ressaltou ainda que 90% das crianças e adolescentes já estão conectados na internet atualmente, sendo que 42% destes não possuem nenhum tipo de monitoramento pelos responsáveis.

Durante a coletiva, o Coronel PM Marcos Cleiton Freire Lopes expôs as ações da Polícia Militar que se encontram em andamento nas escolas, como a patrulha escolar e o treinamento de profissionais para lidar com a violência no ambiente escolar com uma resposta precisa e rápida.

A Presidente- Executiva do Instituto Articule e Coordenadora das atividades do GAEPE/RO, participou de forma virtual e destacou que o Gabinete se notabilizou por ser um ambiente de trabalho conjunto para superação de desafios desde a pandemia da COVID-19, com o enfrentamento dos impactos da pandemia na educação e mais uma vez estamos articulados para garantir escolas seguras.

Enfatizou ainda que Educação e segurança pública, com apoio de todos poderes e instituições que compõe o Gaepe Rondônia, estão trabalhando intensamente, de mãos dadas, para garantir um ambiente seguro e saudável nas escolas, em muitas frentes de ação. “É fundamental que a imprensa possa levar essa mensagem a toda sociedade e, em especial, a comunidade escolar, para que possamos aplacar o sentimento de insegurança e auxiliar a construir um ambiente de paz e convivência harmônica nas escolas”, concluiu.

A Promotora de Justiça Tânia Garcia Santiago finalizou agradecendo a participação e o apoio da imprensa, e destacou a importância da contribuição que os veículos de comunicação podem oferecer para esse momento, não apenas na divulgação desses acontecimentos violentos, mas acima de tudo para pautar reflexões sociais, buscando a construção de uma cultura de paz dentro do ambiente escolar, como também fora dele.

Participaram da coletiva, de forma presencial e virtual, integrantes de órgãos de controle e do sistema de justiça que compõem o GAEPE-RO, a Diretora-Geral de Educação da SEDUC, Irany Oliveira Lima Morais, a professora titular do Departamento de Ciências da Educação da UNIR, Walterlina Brasil, e o professor de jornalismo da UNIR, Alisson Martins.

FONTE: RONDONIADINAMICA

Subscribe

- Never miss a story with notifications

- Gain full access to our premium content

- Browse free from up to 5 devices at once

Latest stories

spot_img

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

porn
london escorts
betoffice
uluslararası zati eşya taşımacılığı türkiyeden almanyaya ev taşıma uluslararası evden eve nakliyat türkiyeden kıbrısa evden eve nakliyat türkiyeden kıbrısa ev taşıma fiyatları türkiyeden ingiltereye evden eve nakliyat yurtdışına ev taşıma zati eşya taşımacılığı
deneme bonusu veren siteler