29.6 C
Brazil
Friday, April 12, 2024
HomeGERALIeda Chaves fortalece apelo por ampliação da rede móvel em distritos de...

Ieda Chaves fortalece apelo por ampliação da rede móvel em distritos de Porto Velho na Anatel

Date:

Related stories

Inovação e sustentabilidade no campo serão apresentadas na Rondônia Rural Show Internacional

As instalações dos estandes no Centro Tecnológico Vandeci Rack,...

Prazo para regularizar o licenciamento anual de veículos com placa final 4 vai até dia 30

Detran-RO alerta motoristas para regularizar licenciamento anual. Motoristas e proprietários...

Começa hoje o julgamento que pode cassar o mandato de Sérgio Moro

A equipe de Moro informou que o senador não...
spot_imgspot_img

Deputada cobra ‘olhar especial’ às comunidades que vivem em regiões de difícil

Durante a agenda em Brasília (DF), a deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil) esteve em reunião na Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Em pauta, a expansão da extensão de rede móvel em distritos de Porto Velho que sentem diariamente a necessidade de cobertura e inclusão digital.

Defendendo a demanda, a parlamentar fez questão de lembrar que Porto Velho é um município grande em extensão territorial e, que, alguns deles, superam os 350 quilômetros do Distrito-Sede. “Eles ficam muito isolados e, é na região Ponta do Abunã, por exemplo, que existe maior necessidade por não terem nenhuma rede de celular. Muitos vivem e pedem este ‘olhar’ especial para sanar esta dificuldade”, observou Ieda Chaves.

A recepção ficou sob a responsabilidade de Dagma Caixeta, chefe da Assessoria de Relações Institucionais (ARI) da Anatel. De acordo com ela, o começo foi da necessidade de continuidade de telefonia fixa para que os usuários não fiquem desassistidos. “Só que o tempo passou e, descobriu-se que, a móvel e internet banda larga são grandes necessidades da população brasileira. Este serviço é prestado em regime privado, onde a liberdade é a regra”, contextualizou.

Dagma ainda apresentou informações relevantes sobre a ampliação do acesso aos serviços de telecomunicações e Universalização da telefonia fixa no Brasil. Entre eles, de algumas regiões (distritos) menores como, por exemplo, Extrema (Telefônica) e União Bandeirantes, pelas operadoras. “Hoje, a gente já dá a expectativa: é certeza que até 2028 chega e se não chegar, os fiscais estarão em campo e elas poderão ser multadas”, detalhou a chefe.

Atendimento

Apesar do edital em andamento, as localidades foram reconhecidas pelo Censo Demográfico (2010) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Por falta de novos dados, os interesses da população residente nos distritos de Extrema, Nova Califórnia e Vista Alegre do Abunã devem ser contemplados futuramente.

“Para terem noção, até 2029 vamos cobrir todas as BRs, o que é uma dificuldade técnica muito grande, pois as extensões dessas rodovias são muito grandes. (…) Lembro ainda que, a Anatel está com o planejamento estratégico de levar conectividade às pessoas, inclusive nas áreas rurais”, contribuiu o integrante da ARI, Bernardo Fernandes Corrêa.

Compromisso

Dogma assumiu o compromisso de visitar, brevemente, a Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) para uma visita institucional com os parlamentares, considerados por ela, como importantes interlocutores da Anatel. O encontro ocorreu na sede do Poder Legislativo de São Paulo, a Alesp. “Essa aproximação institucional é fundamental para o bom relacionamento entre os órgãos”, reiterou.

Houve um compromisso dos parlamentares em apresentar um relatório de demandas, principalmente no que diz respeito aos números populacionais e facilitação do acesso de empresas regionalizadas com a apresentação de Lei que proporcione o serviço.

Expectativa

Por fim, a deputada estadual Ieda Chaves lembrou que dar oportunidade às pessoas de se sentirem incluídas digitalmente é importante. “A internet contribui com o desenvolvimento econômico, criação de empregos, potencializar negócios e investimentos. Além disso, favorece e amplia os serviços básicos nas áreas de educação, saúde, segurança, entre outros”, concluiu.

Registros

A reunião foi acompanhada pelo secretário geral de Governo (SGG) da Prefeitura de Porto Velho, Fabrício Jurado, pelos deputados federais Maurício Carvalho (União) e Cristiane Lopes (União), do secretário municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento da capital (Semagric), Carlos Magno e pelo presidente da Câmara de Vereadores de Porto Velho, Márcio Pacele, além dos seus pares, Carlos Damasceno, Isaque Machado e Gilberto Jacaré.

Serviço

A equipe da Anatel lembrou que, em 2021, foi feito um Leilão do 5G, com compromissos. As previsões estão listadas AQUI.

FONTE: – ALE-RO

Subscribe

- Never miss a story with notifications

- Gain full access to our premium content

- Browse free from up to 5 devices at once

Latest stories

spot_img

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

porn
london escorts
betoffice
uluslararası zati eşya taşımacılığı türkiyeden almanyaya ev taşıma uluslararası evden eve nakliyat türkiyeden kıbrısa evden eve nakliyat türkiyeden kıbrısa ev taşıma fiyatları türkiyeden ingiltereye evden eve nakliyat yurtdışına ev taşıma zati eşya taşımacılığı
deneme bonusu veren siteler