A reunião foi considerada positiva e o Sindicato continuará monitorando os acontecimentos para a implantação de vigilantes em 100% das escolas
A iniciativa foi do Sindicato dos Vigilantes do Estado de Rondônia (SINTESV/RO), acompanhado do Sindicato das Empresas de Vigilância (SINDESP/RO). A reunião aconteceu no último dia 25, na Secretaria de Estado da Educação (SEDUC) e contou com a participação do presidente do SINTESV/RO, Valdemar Cosme, acompanhado de outros diretores e assessoria jurídica, o presidente do SINDESP/RO, Sr. Francisco, Val Ferreira e Viviante.
“Mesmo antes dos últimos acontecimentos em escolas pelo Brasil e das ameaças, inclusive em escolas de Rondônia, o Sindicato sempre defendeu a presença de vigilantes armados nas escolas, alertando para os riscos, que não se limita apenas em ataques, mas na depredação do patrimônio público, como já presenciamos diversas vezes” reiterou Valdemar Cosme.
A Secretária Estadual da Educação, Ana Lúcia Pacini, falou da falta de orçamento, mas que o Governo está estudando abrir novas licitações. O Governo Federal prometeu o repasse de verbas para ser investidas nas seguranças das escolas em todo o País, porém ainda não se sabe como este dinheiro será repassado, se direto para a Polícia, ou para o Governo do Estado.
Foi falado também de um estudo a ser realizado sobre o tema, os dois sindicatos, patronal e laboral se dispuseram a participar e colaborar com o que for possível. Quanto ao sistema de vigilância eletrônica que está sendo implantado, a secretária garantiu que não é pra substituir os vigilantes, mas sim uma complementação para maior segurança.
Os postos de trabalho já existentes na SEDUC continuarão, uma renovação de contrato deve ser feita a cada seis meses. A reunião foi considerada positiva e o Sindicato continuará monitorando os acontecimentos para a implantação de vigilantes em 100% das escolas.
FONTE: RONDONIADINAMICA