25.8 C
Brasil
sábado, fevereiro 24, 2024
HomeGERALEscola do Legislativo de Rondônia faz curso para formação de Ledor/Transcritor

Escola do Legislativo de Rondônia faz curso para formação de Ledor/Transcritor

Date:

Related stories

spot_imgspot_img

Carga-horária foi de 16 horas

A Escola do Legislativo de Rondônia realizou no dia 16 de maio, na sede da instituição em Porto Velho, o curso para a Formação de Ledor/Transcritor. O público-alvo foi servidores da prefeitura de Porto Velho, e as aulas foram ministradas pelo instrutor Marcus Loureiro. A carga horária foi de 16 horas.
O objetivo foi promover a inclusão social das pessoas que possuem deficiência visual e garantir aos funcionários da prefeitura a preparação adequada para lidar com essa parcela da população. Para dar mais realismo às aulas, os participantes foram instigados a sentir as mesmas sensações e dificuldades que as pessoas com deficiência visual sentem, diariamente, na vida social.

Entre essas atividades estavam a de conduzir a pessoa com deficiência visual e como descrever o ambiente durante a condução, praticando a inclusão ao utilizar de áudio descrição. “Isso, tanto para descrever o ambiente, como para descrever o profissional que irá atender o participante no ambiente avaliativo. Desde a recepção, condução até o banheiro e fim da aplicação e condução da pessoa com deficiência visual até a saída”, disse o instrutor.

Quem são?

Os ledores e transcritores são profissionais que trabalham na promoção da acessibilidade da comunicação e informação, com vistas à inclusão das pessoas com dificuldade de leitura (com deficiência visual, dislexia, Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade, deficiência intelectual, entre outras deficiências, síndromes e transtornos) em todas as esferas sociais.

De acordo com informações do censo demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de 2010, 18,6% da população brasileira possui algum tipo de deficiência visual. Desse total, 6,5 milhões apresentam deficiência visual severa, sendo que 506 mil têm perda total da visão (0,3% da população) e 6 milhões, grande dificuldade para enxergar (3,2%).

FONTE: NEWS RONDONIA

Subscribe

- Never miss a story with notifications

- Gain full access to our premium content

- Browse free from up to 5 devices at once

Latest stories

spot_img

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

porn
london escorts
betoffice
uluslararası zati eşya taşımacılığı türkiyeden almanyaya ev taşıma uluslararası evden eve nakliyat türkiyeden kıbrısa evden eve nakliyat türkiyeden kıbrısa ev taşıma fiyatları türkiyeden ingiltereye evden eve nakliyat yurtdışına ev taşıma zati eşya taşımacılığı
deneme bonusu veren siteler