18.5 C
Brazil
Tuesday, July 23, 2024
HomeBRASILÀs vésperas do julgamento do Marco Temporal, indígenas pressionam STF em protesto

Às vésperas do julgamento do Marco Temporal, indígenas pressionam STF em protesto

Date:

Related stories

Inovação e sustentabilidade no campo serão apresentadas na Rondônia Rural Show Internacional

As instalações dos estandes no Centro Tecnológico Vandeci Rack,...

Prazo para regularizar o licenciamento anual de veículos com placa final 4 vai até dia 30

Detran-RO alerta motoristas para regularizar licenciamento anual. Motoristas e proprietários...

Começa hoje o julgamento que pode cassar o mandato de Sérgio Moro

A equipe de Moro informou que o senador não...
spot_imgspot_img

Supremo retoma a discussão sobre demarcações de terras nesta quarta-feira, 7

Proibidos pela Justiça de fechar uma rodovia em São Paulo, grupos indígenas fizeram uma manifestação contra o PL 490/2007, o chamado Marco Temporal de Demarcação das Terras Indígenas, neste domingo, 4. A medida foi aprovada pela Câmara dos Deputados, mas ainda depende da análise do Senado Federal. O protesto foi realizado pelo povo Guarani, da terra indígena Jaraguá, localizada na zona oeste da capital paulista. A Polícia Militar de São Paulo intensificou o policiamento no local para evitar tumultos como os ocorridos na semana passada, quando manifestantes bloquearam a Rodovia dos Bandeirantes. Além de representantes dos povos indígenas, parlamentares como o deputado estadual Eduardo Suplicy (PT) também participaram do ato. O objetivo é pressionar o Supremo Tribunal Federal (STF) para que barre o Marco Temporal no julgamento que recomeça nesta quarta-feira, 7.

O Marco Temporal de Demarcação das Terras Indígenas tramita no Legislativo há pelo menos 16 anos e se trata de uma tese que defende que somente terras ocupadas por indígenas no momento em que a Constituição de 1988 foi promulgada têm direito à demarcação do território. O receio de parlamentares favoráveis ao projeto é de que o STF decida sobre o assunto, mesmo com ele em pauta no Congresso Nacional. O julgamento da questão foi suspenso no STF por um pedido de vistas do ministro Alexandre de Moraes. Até o momento, já foram proferidos dois voto. O relator, ministro Edson Fachin, votou contra a limitação das demarcações e o ministro Nunes Marques votou à favor do Marco Temporal.

FONTE: JOVEM PAN

Subscribe

- Never miss a story with notifications

- Gain full access to our premium content

- Browse free from up to 5 devices at once

Latest stories

spot_img

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

porn
london escorts
betoffice
uluslararası zati eşya taşımacılığı türkiyeden almanyaya ev taşıma uluslararası evden eve nakliyat türkiyeden kıbrısa evden eve nakliyat türkiyeden kıbrısa ev taşıma fiyatları türkiyeden ingiltereye evden eve nakliyat yurtdışına ev taşıma zati eşya taşımacılığı
deneme bonusu veren siteler