28.3 C
Brazil
Friday, July 19, 2024
HomeGERALAlunos e professores do Colégio João Bento debatem ideologias na Alero

Alunos e professores do Colégio João Bento debatem ideologias na Alero

Date:

Related stories

Inovação e sustentabilidade no campo serão apresentadas na Rondônia Rural Show Internacional

As instalações dos estandes no Centro Tecnológico Vandeci Rack,...

Prazo para regularizar o licenciamento anual de veículos com placa final 4 vai até dia 30

Detran-RO alerta motoristas para regularizar licenciamento anual. Motoristas e proprietários...

Começa hoje o julgamento que pode cassar o mandato de Sérgio Moro

A equipe de Moro informou que o senador não...
spot_imgspot_img

Grupos apresentaram vantagens e desvantagens dos segmentos ideológicos.

Foi realizado na manhã desta segunda-feira, 19, no plenário da Assembleia Legislativa (ALE) um amplo debate sobre modelos político-social-econômico. Alunos do colégio João Bento da Costa, de Porto Velho foram divididos em grupos com ideologias diferentes (democrática, socialista, comunista, liberal), tolerância divergentes e cada um defendendo suas teses de acordo com cada regime.

A iniciativa é do professor Carlos Garcia, do Colégio João Bento, que comandou o debate, e visa provocar reações dos alunos sobres os temas. Cada grupo optou por uma ideologia, de acordo com sua maneira de participar no processo político, social, econômico, sempre destacando a liberdade democrática, mas também cobrando maior presença e participação de o estado, na saúde, educação, cultura, social.

Os grupos foram quatro, formados por comunistas, democracia liberal, críticos do estado (anarquistas liberais) e aristocratas (aristocracia mais à esquerda). Participaram da mesa condutora do debate, além de Carlos, os professores Pedro Henrique, do João Bento e Léo Jaime, da escola Daniel Neri.

Como os participantes eram formados por estudantes, a maioria adolescentes, as apresentações foram interessantes, inclusive com trechos truncados, mas válidos devido à importância da participação dos jovens no processo político, econômico e social em nível global e não somente brasileiro.

O debate funcionou em etapas, sendo que na primeira, representantes de os grupos apresentaram durante dez minutos elogios, aos seus regimes, e críticas aos demais e questionaram soluções. A segunda etapa foi de defesa aos comentários e, por último, estava programado perguntas da plateia (auditório estava lotado) aos participantes, mas devido ao tempo avançado foi cancelada.

Estiveram na pauta dos jovens alunos temas relacionados ao comunismo, quando os participantes criticaram a democracia, onde o povo vota, escolhe seus governantes, mas não tem espaço, pois só verá o político novamente depois de 4 anos, nas próximas eleições. Segundo os “comunistas”, a democracia é “uma máscara, onde a burguesia é imposta e favorece a corrupção”.

Os defensores da democracia liberal criticaram o regime comunista, da Rússia, por exemplo. Segundo um dos alunos é um governo “exótico, um tanto quanto violento, cruel” e citou a guerra na Ucrânia. Também alertou sobre o temor de uma nova guerra mundial, e que é um risco somente um homem mandar no país, no caso a Rússia.

Os defensores do anarcocapitalismo disseram que a democracia favorece o capitalismo selvagem, inclusive prejudica a natureza com o desmatamento. Sobre o comunismo alunos alertaram sobre a guerra no Vietnã com campos de concentração, e a doutrinação e não o ensino para as crianças, dentre outros assuntos.

A democracia, segundo os alunos contrários, favorece a corrupção e elege pessoas sem qualificação cultural para ocupar os cargos públicos-eleitorais. O sistema também só permite a escolha dos governantes a cada 4 anos.

Após a primeira etapa com cada segmento defendendo suas ideologias e uma parada de 15 minutos o encontro teve seguimento com os questionamentos, críticas e defesas entre os grupos. Críticas e elogios foram recebidos pelas partes, sem contestações, em total liberdade de expressão com ataques maiores para a corrupção, que realmente é um sério problema napolítica mundial.

Ao final do debate foram escolhidos cinco alunos, que mais se destacaram nos debates para um almoço.

FONTE: NEWS RONDONIA

Subscribe

- Never miss a story with notifications

- Gain full access to our premium content

- Browse free from up to 5 devices at once

Latest stories

spot_img

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

porn
london escorts
betoffice
uluslararası zati eşya taşımacılığı türkiyeden almanyaya ev taşıma uluslararası evden eve nakliyat türkiyeden kıbrısa evden eve nakliyat türkiyeden kıbrısa ev taşıma fiyatları türkiyeden ingiltereye evden eve nakliyat yurtdışına ev taşıma zati eşya taşımacılığı
deneme bonusu veren siteler