31.1 C
Brazil
Thursday, April 11, 2024
HomeGERALConfúcio Moura repercute artigo de Mangabeira Unger e alerta para a necessidade...

Confúcio Moura repercute artigo de Mangabeira Unger e alerta para a necessidade de o Brasil fugir das “décadas perdidas”

Date:

Related stories

Inovação e sustentabilidade no campo serão apresentadas na Rondônia Rural Show Internacional

As instalações dos estandes no Centro Tecnológico Vandeci Rack,...

Prazo para regularizar o licenciamento anual de veículos com placa final 4 vai até dia 30

Detran-RO alerta motoristas para regularizar licenciamento anual. Motoristas e proprietários...

Começa hoje o julgamento que pode cassar o mandato de Sérgio Moro

A equipe de Moro informou que o senador não...
spot_imgspot_img

Ao discursar na Tribuna, Confúcio Moura fez coro com as palavras do filósofo professor de Harvard e alertou para o erro contínuo de não priorizar o ensino médio

Ao fazer uso da palavra na tribuna do Senado Federal nesta terça feira, 20, o senador Confúcio Moura (MDB-RO) relembrou chamou a atenção para artigo do filósofo Roberto Mangabeira Unger, no qual ele traça um panorama dos fluxos e refluxos econômicos experimentados pelo Brasil nos últimos 50 anos.

Para o senador rondoniense, Mangabeira Unger ratifica a tese que ele, como senador, tem defendido desde o início do mandato. “O Professor Mangabeira vive nos Estados Unidos há muitos anos, é professor de Harvard, tem muitos livros publicados, teve uma fase aqui do Brasil, em que ele exerceu um cargo de ministro. Ontem ele escreveu um artigo muito interessante sobre o Brasil, no qual afirma que o país vive em ciclos”, afirmou Confúcio Moura.

E qual seria a saída para fugir desta lógica errática¿ Questionou o parlamentar. “Como eu, ele orienta que nós temos que implantar e assimilar a sociedade de conhecimento, incorporar as tecnologias à indústria brasileira com convicção. Temos um agronegócio pujante. Temos uma série de atividades econômicas de primeiro mundo. Precisamos sair do estágio da pobreza, do atraso. Crescer 1%, 2% por décadas resolverá o problema de distribuição de renda, de riqueza, de emprego para os nossos jovens”, alertou o senador.

Ao falar do futuro, Confúcio ratifica a visão do Professor Mangabeira sobre o nosso potencial econômico. “Já é tempo e hora do Brasil assumir seu protagonismo no mundo. No entanto, ficamos aqui, amargando décadas perdidas. Fazem 40 anos que o Brasil está nesse vai e volta. No seu artigo de ontem, o Professor discorre sobre o óbvio ululante do que qualquer país do mundo deve perseguir”, enfatizou o parlamentar.

A busca por concentrar energia no ensino superior deve ser mantida, mas o mesmo esforço deve ser dirigido ao ensino fundamental e, principalmente, no ensino médio, afirmou Confúcio Moura. “Normalmente, a gente pensa no ensino superior, todo mundo deve fazer o ensino superior, deve se formar. Talvez por uma visão de classe média, que tem forte influência na sociedade.  Mangabeira avalia, no entanto, que a grande massa de brasileiros que está marginalizada é são os jovens do ensino médio, são os meninos de 13 a 17 anos de idade. E que é nessa geração que devemos inserir o ensino médio profissionalizante, de tal forma que a gente forme uma elite de mão de obra qualificada”, sugeriu Confúcio Moura.

Na avaliação de Confúcio Moura, está claro que Mangabeira defende a salvação das gerações, com investimentos nos jovens, fundamentalmente. “Eu, logicamente, acrescento a alfabetização no tempo certo, até os 8 anos de idade, que é o que o atual ministro, Camilo Santana, está fazendo. Eu tenho muita fé no Ministério da Educação. A meu ver, o Professor Mangabeira está correto ao afirmar que o país deve crescer com base no conhecimento – e esta tem sido a minha pregação desde o primeiro dia que cheguei neste Parlamento”, concluiu Confúcio Moura.por Assessoria de Imprensa

Subscribe

- Never miss a story with notifications

- Gain full access to our premium content

- Browse free from up to 5 devices at once

Latest stories

spot_img

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

porn
london escorts
betoffice
uluslararası zati eşya taşımacılığı türkiyeden almanyaya ev taşıma uluslararası evden eve nakliyat türkiyeden kıbrısa evden eve nakliyat türkiyeden kıbrısa ev taşıma fiyatları türkiyeden ingiltereye evden eve nakliyat yurtdışına ev taşıma zati eşya taşımacılığı
deneme bonusu veren siteler