19.6 C
Brazil
Thursday, May 30, 2024
HomeBRASILCom sinais positivos na economia, Lula pode adiar reforma ministerial e deixar...

Com sinais positivos na economia, Lula pode adiar reforma ministerial e deixar Lira em saia justa

Date:

Related stories

Inovação e sustentabilidade no campo serão apresentadas na Rondônia Rural Show Internacional

As instalações dos estandes no Centro Tecnológico Vandeci Rack,...

Prazo para regularizar o licenciamento anual de veículos com placa final 4 vai até dia 30

Detran-RO alerta motoristas para regularizar licenciamento anual. Motoristas e proprietários...

Começa hoje o julgamento que pode cassar o mandato de Sérgio Moro

A equipe de Moro informou que o senador não...
spot_imgspot_img

Queda da inflação, do desemprego e expectativa de leve alta no PIB indicam horizonte tranquilo para o governo no segundo semestre; Copom deve iniciar ciclo de redução da Selic.

O presidente eleito do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, durante seu discurso na cerimônia de posse no Congresso Nacional, ao lado de Rodrigo Pacheco e Arthur Lira.

Queda da inflação, do desemprego e expectativa de leve alta no PIB. Os sinais positivos na economia indicam um segundo semestre de céu de brigadeiro para Lula, que já avalia adiar a prometida reforma ministerial que abriria mais espaço ao Centrão em seu governo. Se o fizer, deixará Arthur Lira numa saia justa com lideranças partidárias, que esperavam ação efetiva do presidente da Câmara na conquista de mais espaço de poder na Esplanada, para além dos bilhões liberados pelo Palácio do Planalto nas votações da reforma tributária e do PL do Carf. Oficialmente, ministros do núcleo político do governo devem seguir prometendo cargos nas próximas semanas, a fim de obter a aprovação do arcabouço fiscal, que voltou à Câmara, única pauta que ainda importa efetivamente.

Segundo o Boletim Focus, divulgado há pouco, a estimativa do IPCA para este ano caiu de 4,90% para 4,84%, enquanto a previsão de inflação para 2024 recuou de 3,90% para 3,89%. O Copom deve iniciar o ciclo de cortes na Selic, corroborando a expectativa do mercado e melhorando o ambiente de crédito. Fernando Haddad, inclusive, se reúne hoje com o presidente da Febraban, Isaac Sidney, e os CEOs do Itaú, Milton Maluhy; do Bradesco, Octávio Lazari; do Santander, Mario Leão, e do BTG, André Esteves — todos defendem a redução da taxa básica de juros. Dias atrás, o IBGE divulgou que o desemprego recuou a 8% no segundo trimestre encerrado em junho, menor patamar em 9 anos. Até o dólar deve ajudar, mantendo trajetória de queda.

O único senão é a situação fiscal, já que o governo encerrou o primeiro semestre com um déficit primário de R$ 42,5 bilhões. Por isso, espera-se que Lira estique ao máximo a corda para a votação do arcabouço que foi modificado no Senado. O presidente da Câmara, que reúne os líderes amanhã, também deve fomentar nos bastidores o PDL para derrubar o decreto de Lula que restringiu acesso a armas — pauta cara à esquerda. Mas a margem de manobra para emparedar o Planalto se reduziu drasticamente, esvaziando o poder de Lira. E Lula ainda tem outra carta na manga: pode antecipar nos bastidores a campanha para a sucessão do comando da Câmara, em 2025, abrindo interlocução direta com integrantes do Centrão e da oposição. A tentativa de atrair o Republicanos para o governo e a promessa de eleger Marcos Pereira resumem a estratégia. 

Subscribe

- Never miss a story with notifications

- Gain full access to our premium content

- Browse free from up to 5 devices at once

Latest stories

spot_img

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

porn
london escorts
betoffice
uluslararası zati eşya taşımacılığı türkiyeden almanyaya ev taşıma uluslararası evden eve nakliyat türkiyeden kıbrısa evden eve nakliyat türkiyeden kıbrısa ev taşıma fiyatları türkiyeden ingiltereye evden eve nakliyat yurtdışına ev taşıma zati eşya taşımacılığı
deneme bonusu veren siteler